sábado, 5 de abril de 2008

POPULAÇÃO DE JACARÉS PREOCUPA PREFEITURA DE TERRA SANTA


Gisele de Freitas
Enviada à Terra Santa


Os habitantes do pequeno município de Terra Santa, localizado no Oeste do Pará, estão perdendo a calmaria de seus dias preocupados com a superpopulação de jacarés que há nos rios e lagos da cidade. De acordo com o prefeito Alberto Cavalcanti, a prefeitura registra casos de jacarés que se alimentam de porcos, carneiros e até bezerros. Algumas pessoas cultivam o hábito de comer carne de jacaré, mas nem assim tem sido suficiente para diminuir a quantidade da espécie. A prefeitura já acionou o Ibama de Oriximiná, que é o mais próximo da localidade.
O prefeito informou que não têm acontecido ataques às pessoas que vivem na cidade, mas que no município vizinho, Ihamundá, há registro de que um jacaré matou um pescador há alguns meses. "Já avisamos ao Ibama, acredito que deva ser liberada uma temporada de caça ao animal, pois a espécie aumentou tanto que acabou gerando um desequilíbrio ecológico na região. A população está prevenida e felizmente não ocorreu nenhum ataque às pessoas aqui na cidade" destacou Cavalcante.
A preocupação não é apenas com os habitantes da cidade, mas também dos municípios vizinhos, como Faro, que também tem registrado a presença dos animais. Para a prefeitura, o maior problema ocorre nos lagos da região e não nos rios, portanto os quilombolas e moradores de comunidades distantes devem aumentar a atenção e tomar cuidados até que o problema seja resolvido.
Os cerca de 16 mil habitantes de Terra Santa vivem em uma calmaria. Muitos dos moradores trabalham na mineradora Rio do Norte, em Porto Trombetas. A cidade não conta com aeroporto e está a duas horas de viagem pela estrada até Porto Trombetas e duas de Faro. O porto é utilizado principalmente para cargas. Algumas pessoas que viajam para Parintins preferem ir de Oriximiná até Terra Santa e de lá tomar um barco para a cidade amazonense, diminuindo a distância da viagem fluvial. A criminalidade no local é mínima e há uma delegacia que registra casos de brigas e furtos esporadicamente. As normas do Código Nacional de Trânsito ainda não são totalmente cumpridas e, por não haver fiscalização, é raro ver um motociclista utilizando capacete.
DENGUE - Terra Santa registrou apenas um caso de dengue em 2008, segundo o prefeito, uma pessoa faleceu no hospital da cidade com dengue hemorrágica, mas veio em uma embarcação de Manaus e teria contraído a doença lá. Fora este caso, não houve mais registros da doença, ainda que a coleta de lixo aconteça apenas uma vez por mês. "Esta vitória contra a dengue é o resultado de campanhas contínuas que fizemos, investimos na prevenção, as campanhas não podem parar, tem de ser ano inteiro para atingir resultados. Colocamos nas ruas agentes comunitários, endemias e convocamos à população a contribuir contra o mosquito da dengue" relatou Cavalcanti.
Nas cidades da região a dengue também está controlada. Em Faro registram-se casos isolados, sem que tenha havido morte neste ano. Em Porto Trombetas não houve nenhum caso, o fumacê passa freqüentemente pela localidade. Oriximiná registrou alguns casos em 2008, mas ao contrário de Santarém, a cidade está longe de sofrer com uma epidemia da doença.

* A repórter Gisele de Freitas viajou a Terra Santa a convite da MRN

Nenhum comentário: