quarta-feira, 14 de abril de 2010

Aprovada urgência para plebiscito do estado do Tapajós

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou há pouco o requerimento de urgência do projeto de lei do plebiscito para a criação do estado do Tapajós. A matéria foi encaminhada pelo deputado federal Lira Maia, na condição de vice-líder do Democratas.

Foram 265 votos a favor, 51 não e 13 abstenções.

Como há quorum , o projeto em si pode ser votado ainda hoje à noite.

Neste momento, os deputados encaminham a votação do regime de urgência para o plebiscito do estado do Carajás.

----
Atualização as 22h10:

O plenário da Câmara aprovou a urgência do plebiscito do estado do Carajás.
O próximo passo é a votação dos PDCs em plenário o que deve acontecer nos próximos dias. Para a aprovação, o quorum necessário é de maioria simples, ou seja, metade mais um de 257 deputados presentes.
Segundo Lira Maia, “trata-se de uma noite histórica para o Parlamento brasileiro que faz justiça com a população do Pará, assegurando o direito constitucional de se manifestar através do plebiscito. O trabalho que desempenhamos junto ao Presidente da Casa e junto aos Líderes foi fundamental para esta primeira vitória. Continuaremos trabalhando para votar, quem sabe na próxima semana, a autorização de do plebiscito. A partir de agora, a participação de Prefeitos, Vereadores e de toda a sociedade civil do oeste e do sul do Pará é fundamental para a aprovação dos PDCs do Tapajós e do Carajás”, concluiu o deputado Lira Maia.

2 comentários:

Romolo Sampaio disse...

Parabens ao incansavel Deputado Lira Maia, em favor do nosso sonho de fundar O Estado do Tapajos,gerando uma nova era no desenvolvimento Amazonico.
Que o povo do Para entenda que eh dividindo que se multiplicam as oportunidades.

Anônimo disse...

Luiz - jornalista - São Paulo - capital.

CRIAR ESTADOS NA REGIÃO NORTE É NACIONALIZAR A AMAZÔNIA.

NÂO HAVERÁ PREJUÍZO AO BRASIL E SIM MAIS INVESTIMENTOS NA REGIÃO.

Quero parabenizar o senador Mozarildo Cavalcanti, pela coragem de levantar um problema de segurança nacional e pensar em criar um pólo de desenvolvimento e segurança nacional. Essa região é absolutamente esquecida por nossas autoridades, um região onde vivem milhares de brasileiros que foram condenados ao isolamento e deixados em uma zona de fronteira sem a devida vigilância de fronteira. O desmando e a falta da presença do poder público nessa região fragilizada ao narcotrafico. Não se justifica em nosso país termos o Estado do Amazonas maior que muitos países vizinho ao Brasil, inclusive países da Europa e termos Estados pequenos como Alagoas e Sergipe.È preciso criar o Estado de Solimões para que essas cidades do extremo oeste do Amazonas sejam acolhidas com a presença do poder público. Assim como o Estado do Tapajós será uma realidade futura, o estado do Solimões também deve ter sua devida atenção