quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Só uma geriatra atende em Santarém

A cada dia aumenta o número de idosos no Brasil, mas existem poucos especialistas para cuidar dos pacientes da melhor idade. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) atualmente o país possui 900 geriatras que não supre a demanda. Em Santarém existe apenas uma médica geriatra, que é doutora Eliane Conceição. Enquanto o asilo São Vicente de Paulo não consegue o especialista os idosos são entendidos por um pneumologista.

Segundo a secretaria-administrativa do asilo Alda Nobre, toda quarta-feira o pneumologista Rubens Dourado, é quem atende os idosos. "Como o asilo não é um órgão público e nós mantemos com os órgãos sociais, conseguimos um convênio através do Rotary, então nós temos o médico para atendê-los", explicou a Alda. Quando há alguma emergência e um idoso necessita de atendimento imediato o médico sempre os atende. "Se o doutor Rubens estiver ausente nós vamos para o Hospital Municipal, e logo nos encaminham pro Hospital Regional", afirma.

Mesmo não sendo o especialista a enfermeira do turno da manhã Mara Cristiane, afirma que se houvesse um geriatra seria bem melhor. "Doutor Rubens tenta fazer o que pode, faz um excelente trabalho, mas o geriatra entende bem melhor sabe exatamente os problemas do idoso", declarou. Na entrevista Alda Nobre afirmou que em Santarém não há médico geriatra, mas a reportagem descobriu que há a doutora Eliane Conceição que atende no Hospital Sagrada Família.

O asilo possui três enfermeiras e uma técnica de enfermagem. Duas enfermeiras são pagas pelo asilo e outra juntamente com a técnica é paga pelo Governo Municipal.(Aritama Aguiar)

Nenhum comentário: