Ivair Chaves
Produtor rural e empresário
Quem de Santarém ou comunidades deste Município ainda não sentiu na pele os problemas ou prejuízos causados pela Celpa que nos atire a primeira pedra. Já ouvi diversas vezes pela imprensa geral reclamações ou pedidos de solução com referência ao péssimo e desalmado atendimento pela Celpa.
No final da semana passada lemos no em O Estado do Tapajós e Tribuna e outros órgão de imprensa reclamação quanto o atendimento e prejuízos em todos os seguimentos da sociedade causados pela Celpa principalmente por constante desligamento.
No meu entender acho demais paciência dos prejudicados que arcam com os prejuízos sem ter a quem reclamar, já temos até empresários colocando motores próprios para amenizar seus prejuízos e quem não têm condições tem que depender da fornecedora de energia com o péssimo atendimento.
No último dia 26/09 decidi, mesmo sabendo que não teria sucesso, mas tentei até por ser sábado, e fiz uma ligação no 0800910196 para reclamar das contas com UC: 3526569 e 80794240, a primeira de uma chácara e a segunda na fazenda com as seguintes medições com média de 12 meses 190kw e veio só em outubro 871 kWh, a segunda média158 e veio em outubro374kwh todas sem qualquer aumento de consumo.
Iniciei a ligação as 08h20min e fiquei até as 09:42 o protocolo de uma das ligações é: 18562848 após 1:22min desliguei, pois era telefone comercial e estava ocupando a linha, não fosse isso gostaria de ir até o final, (embora já sabendo que não teria solução, pois já tentei outras vezes). E, também não ter ouvido para agüentar a seguinte gravação: Não desligue sua ligação é muito importante para nós e continua: a rede celpa atua no comércio de energia atendendo 34% do território nacional servindo 15 milhões de usuários 578 municípios 7 estados inclusive o Pará e é uma dos maiores grupo privados do país.
Escutar isto 01h22 min é ter muito saco e ainda mais, propaganda verdadeiramente enganosa, que fere e subestima os direitos do consumidor e aí perguntamos: _ Cadê os meios competentes para defender os direitos dos pagadores que seriam o motivo de todo êxito aquela propaganda? Se atrasarmos o pagamento do consumo, pagamos multa, juros diários, temos o nome apontado no órgão de crédito SPC e SERASA e mais, o corte automático da energia. Como é que pode ter direito só para um lado?
Diz um ditado antigo e popular: “Se a carga colocada no casuar do burro não for igual à parte menor será muito prejudicada e até destruída”. Quantos consumidores de todas as classes e comunidades já foram prejudicados sem ter como ser ouvido nas suas reclamações? Eu que fiquei 01h22min não agüentei e não tive êxito imagine quem não tem este meio e tempo para escutar essa propaganda enganosa.
E ainda até quando irá esta situação sem uma explicação que convensa a população prejudicada? A meu ver precisamos somar empresários, produtores, estudantes, comerciários, associações de classe. Apesar do empenho da ACES, referente o assunto, falta a voz das associações de bairro, imprensa que é muito importante políticos e autoridades, em fim toda a população em geral, já vimos isso por diversas vezes que sem pressão não temos solução.
Sr Editor
ResponderExcluirPermita repicar nota exposta no Jornal da Tarde de São Paulo de hoje sobre assunto igual:
Anote
O fornecimento de energia elétrica é essencial e, portanto, não pode ser interrompido em razão de débito do consumidor. Além disso, não é permitida a inscrição em cadastro de devedores por dívida ainda discutida na Justiça. O entendimento é da 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).
Creio que isso já faria com que essa empresa de fornecimento já comecer a pensar duas vezes antes de cortar e principalmente colocar no Serasa quem está em atraso .
Antenor Pereira Giovannini