sábado, 7 de junho de 2008

São Raimundo 3 x 0 Pedreira

10' do 1º tempo. São Raimundo 0 x 0 Pedreira.
-------
21' do 1º tempo. João Pedro, do São Raimundo, é expulso.
-------
37' do 1º tempo. Tidé, do Pedreira, é expulso.
-----
48' do 1º tempo. Encerrado o primeiro tempo.
-----
16' do segundo tempo: São Raimundo 2 x0 Pedreira
----
Petrolino aos 45' do segundo tempo: São Raimundo 3 x 0 Pedreira.
----
49 do segundo tempo. Encerrado: São Raimundo 3 x 0 Pedreira.
----
São Raimundo está classificado para as semifinais do segundo turno do Parazão 2008, junto com Clube do Remo, Paysandu e Ananideua.

Relator rejeita inelegibilidade de candidatos que são réus em processos criminais

Um pedido de vista adiou quinta-feira o julgamento no TSE sobre a validade da candidatura de políticos que sejam réus em processos criminais.
Após o voto do relator, ministro Ari Pargendler, que entendeu que são inelegíveis apenas os candidatos condenados que não possam mais recorrer, o ministro Eros Grau pediu vista para analisar o processo.
A decisão do Tribunal definirá se podem obter registro eleitoral candidatos que respondam a processo criminal, ação de improbidade administrativa ou ação civil pública, sem condenação definitiva.
(Fonte: Folhapress)

Elba em Santarém

A cantora Elba Ramalho, que faz show hoje à noite em Mojuí dos Campos, almoça neste momento na peixaria Rayana, no bairro do Mapiri.

Trio parada dura

Luiz Alberto Cruz, Silvio Amorim e Gerlande Cunha desembarcaram ontem à noite, procedentes de Belém, devidamente orientados de como o PP, partido ao qual estão filiados, vai se comportar nestas eleições.
Pela cara do trio parada dura a receita de Gerson Peres foi indigesta.

ESCOLAS ANUNCIAM QUE VÃO ADOTAR MESMO FUSO DE BRASÍLIA

A poucos dias do fuso horário oficial de Brasília entrar em vigor em toda a região norte do país, exceto em parte do estado do Amazonas e no Acre, a população de Santarém vive a expectativa da mudança Alguns comerciantes divergem e querem alterar o horário abrindo as portas para as vendas somente às 9h e fechando as 19h, diferentemente de bancos, escolas, faculdades e outras instituições, que já anunciaram que manterão o horário normal.
Mesmo diante de algumas divergências entre o setor empresarial, a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), em reunião com seus integrantes, definiu que o horário do comércio santareno continuará o mesmo, sem alterações. "Foi acordado e todos deverão cumprir, exceto aqueles que quiserem aproveitar mais o dia que será mais longo, contudo, deverão pagar horas extras ou fazer revezamento entre os empregados para que não sejam punidos pela justiça do trabalho", explicou Olavo das Neves, presidente da ACES lembrando que fora essas discussões, é notório a ansiedade da população, que nos primeiros dias, terá dificuldades para acordar um pouco mais cedo. "A verdade é que o fator negativo com a unificação do atual fuso horário ao oficial de Brasília é o relógio biológico, que vai precisar se adaptar, no entanto, é preciso se adequar ao novo horário", frisou Olavo.
"Vai ser melhor para todos, em especial para a economia da região que vai ter mais uma hora para produzir, pagando aos seus funcionários, caso ultrapassem oito horas de trabalho, horas extras para que produzam ainda, mas, sem gastar energia, já que o dia vai ser mais longo", lembrou o diretor das Faculdades Integradas do Tapajós, Hélvio Arruda, atentando para os fatores positivos com o advento do fuso horário oficial. "Os alunos que estudam durante o período noturno chegarão até a faculdade com mais segurança, uma vez que o sol ainda estará brilhando", destacou Hélvio acrescentando que o horário não vai ser alterado e as aulas vão iniciar, em todos os turnos, nos horários já convencionados.
Escolas
Segundo o diretor do Colégio Dom Amando, Irmão José Ricardo, as escolas particulares também não modificarão o horário de suas atividades, iniciando uma hora mais cedo, se comparado ao atual fuso horário. "É como se fossemos morar em outro estado com fuso horário diferente. Uma hora teríamos que nos acostumar a acordar mais cedo", comentou o diretor.
Nas escolas públicas, a diretora regional da escola Frei Ambrósio, Wanilce Pena informou que o assunto ainda não foi discutido, contudo, adianta que a possibilidade de alteração no horário das atividades é remota. "A direção da 5ª unidade regional de educação ainda não enviou parecer sobre o assunto, contudo, acreditamos que o horário não será alterado.
Bancos
Nas agências, os questionamentos quando ao horário de atendimento adotado a partir do próximo dia 25 é significativo. Diante disso, o gerente do Banco do Brasil, Martin Granja, anuncia que ainda não recebeu informações superintendência regional, mas garante que o banco está realizando um levantamento para saber se os aviões que carregam os malotes oriundos dos demais municípios da região oeste chegarão em tempo hábil a Santarém e daqui para levar os malotes para a capital do estado. Segundo Granja, o município de Santarém é a cidade-pólo, onde tudo é arrecadado e levado para Belém. Entretanto, Martin garante que até a próxima semana o horário estará definido.

Desespero

Lembram da nota do blog sobre o Dia D da prefeita Maria do Carmo, em 5 de julho?
Pois não é que Everaldo Martins Filho, leitor assíduo deste site, foi correndo ao consultório de Nélio Aguiar pedir pelo amor de Deus para que o pré-candidato do PMN não anunciasse naquele dia o apoio dele à candidatura de Lira Maia?
Calma, Everaldo. O Dia D se referia ao último prazo dado pela legislação paraque integrantes do Ministério Público se afastem definitivamente de seus cargos para poder disputar as eleições.
E isso Maria do Carmo, mana de Everaldinho, não fez.
É o que conta a matéria de capa da edição deste sábado de O Estado do Tapajós.

Surge um estadista: Sua Excelência o vice Odair Corrêa

Do Espaço Aberto:

Sua Excelência o vice-governador do Estado do Pará, Odair Corrêa, pode até não ser candidato a deputado federal nas eleições de 2010, como se especula que será. Mas, seguramente, ele já mostra pendores tais que poderão credenciá-lo a ser o primeiro estadista que o Estado do Pará já produziu para o mundo.
O vice-governador do Pará, Sua Excelência Odair Corrêa, foi para a manchete de uma das páginas do Diário do Pará, no primeiro caderno da edição de ontem. Escancara-se lá - naquilo que Nelson Rodrigues diria ser um “berro gráfico” - a seguinte manchete: “Vice-governador ‘intima’ candidatos”.
O "intima", vá lá, pode não ter passado de pura maldade do editor. Como vocês sabem, um editor é capaz de fazer aparecer com destaque coisas que normalmente seriam jogadas na cesta página, da mesma forma em que faz desaparecer coisas que deveriam ter abrigo na primeira página de um jornal.
O “intima”, no caso, não é verbo que nenhum estadista conjugue com tanta intimidade. Intimar é muito mais apropriado para ditadores, para autocratas. Estadistas conclamam, convidam, chamam à ponderação, convocam ao bom senso – seja lá o que for. Mas intimar, nem tanto.
Pois é.
O certo é que, verbos à parte, a manchete de página do Diário justificava o destaque atribuído à matéria. Sinceramente, justificava. Não é todo dia que vice-governador “intima” candidatos. E mais: não é todo dia que um vice-governador de um Estado das dimensões e da importância política do Pará “intima” candidatos a presidente da maior potência do planeta, os Estados Unidos.
Sim, é o que está dito no início da matéria. Lê-se o seguinte:“O vice-governador do Pará, Odair Corrêa, já formalizou convite ao possível candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, o senador Barack Obama, e ao candidato republicano, John McCain, para virem a Belém, antes das eleições americanas, para discutir a questão internacionalização da Amazônia, um dos assuntos em destaque, desde que o jornal New York Times publicou um editorial indagando a quem pertence a Amazônia.”
Está aí. A esta altura, Obama e MacCain já devem ter providenciado – e se não providenciaram, por certo deverão fazê-lo o quanto antes – uma reunião com suas respectivas equipes de campanha para incumbi-las de encontrar um lugar na agenda e, com isso, permitir que ambos viajem a Belém do Pará e aqui discutam a internacionalização da Amazônia, tema dos mais palpitantes e preocupantes.
Sua Excelência o vice-governador do Pará, Odair Corrêa – e esta é uma sincera, ainda que humilde, contribuição deste blog –, bem que poderia conferir maior amplitude à sua iniciativa convidando outros líderes mundiais. Por que só os Estados Unidos, dr. Odair? Por quê?
Por que não pensar logo em coisa grande, numa reunião de cúpula, com grandes estadistas mundiais, para discutir a internacionalização da Amazônia? Já pensou na magnitude de um evento desses? O título poderia ser, por exemplo: “I Cúpula da Amazônia – A internacionalização e o futuro da humanidade”. E logo a seguir: “Iniciativa: Odair Corrêa, vice-governador do Estado do Pará”.
Talvez Sua Excelência não adote tal sugestão porque, com a vocação de estadista que agora demonstrou, também se revela previdente. E previdência é qualidade essencial para que os estadistas não se desviem dos objetivos a que se propõem, quando querem mesmo influir nos destinos do mundo.
Por ser previdente, Sua Excelência deve ter avaliado que Belém ainda não dispõe de infra-estrutura para comportar evento que reúna os maiores líderes do Planeta, ainda que a cidade seja governada por um prefeito que, com suas obras estruturantes, deixou Antonio Lemos no limbo das nossas mais distantes, remotas, apagadas e esmaecidas referências.
Mas não faz mal, não, Excelência. Grandes estadistas começam assim – convidando apenas os candidatos a presidente da maior potência da Terra. Depois, então, assim que for encerrado o debate em Belém, já se poderá agendar um novo encontro, uma nova cúpula, que certamente colocará Belém, o Pará e o Brasil no centro do mundo.
Aliás, não apenas Belém, o Pará e o Brasil, mas Sua Excelência, o vice-governador do Estado, Odair Corrêa, estará no centro das atenções do mundo inteiro e ingressará pela porta estreita da História como aquele que, com um simples convite, praticamente mudou o destino da humanidade e salvou a Amazônia da internacionalização.
Sinceramente, Sua Excelência o vice-governador Odair Corrêa ainda corre o risco de ter o mundo inteiro a seus pés, em completa reverência. Como jamais, na história da humanidade, ocorreu com qualquer estadista.
Dr. Odair, Vossa Excelência nem imagina como o Pará lhe fica agradecido por iniciativas como essa.
Sinceramente.

Hospital regional de Santarém já tem equipamentos estragados

Gisele de Freitas e Alessandra Branches
Repórteres

Após 18 meses de sua inauguração o Hospital Regional do Baixo Amazonas começa a dar sinais de que vai funcionar em sua plenitude. Durante a audiência pública realizada na última sexta-feira (6) pela Associação dos Municípios da Transamazônica (Amut) em Santarém, a secretária de saúde Laura Rosseti garantiu que nunca fez promessas para população santarena, mas afirmou que o hospital regional irá funcionar até ofinal do ano. "O hospital vai funcionar sim e com segurança para todos os seus usuários. A situação atual já é bem melhor do que encontramos a tempos atrás, em maio o hospital internou 113 pacientes, um crescimento de 59% em relação ao mês de abril" destacou.
Laura ainda relatou que a maior dificuldade é colocar em funcionamento serviços como os de hemodiálise, que necessita de água suficiente para não prejudicar aos pacientes e as máquinas. A radiologia também depende de um médico que seja físico para instalar o equipamento, profissional difícil de conseguir. A secretária ainda se posicionou a respeito da falta de energia no hospital e afirmou já ter cobrado providências da rede Celpa. "Este hospital tem de ser exemplo para o país" destacou Laura.
A secretária estadual de Saúde Laura Rosseti e o médico diretor do HR Marcelo Bitencourt afirmaram que em 25 dias após a Pró-Saúde assumir o comando do hospital já se percebe uma melhora no atendimento, mas ainda há muito o que fazer para que o hospital venha a funcionar em sua plenitude. Dia 20 de junho a direção do hospital se comprometeu a entregar o conograma completo do funcionamento do hospital.
A audiência resultou no compromisso de que o hospital venha a funcionar totalmente até dezembro deste ano e de que o governo inclusive dos municípios da região fiscalize a aplicação do dinheiro público. Além de serem atendidas as propostas feitas por Von e Megale.
Os deputados estaduais José Megale e Alexenadre Von pediram explicações sobre a aplicação de R$ 12 milhões no hospital durante a gestão da última administradora, Oscip CIAP e querem responsabilizar quem contratou esta administradora. Von e Megale querem explicações sobre R$ 2 milhões gastos em limpeza e jardinagem e porque os contratos eram feitos sem licitação.
Os deputados resolveram pedir explicações após o atual diretor do hospital, Marcelo Bitencourt afirmar que encontrou equipamentos que deveriam ser novos estragados e que a unidade não continha nem enxoval médico o que engloba luvas, jalecos e até lençóis. Bitencourt entregou a Von um relatório feito pelo Pró-Saúde da situação do hospital como foi encontrado.
O deputado ainda exigiu que a secretaria estadual de saúde faça um cronograma de funcionamento do hospital informando quando cada setor estará funcionando e que a secretaria realize uma espécie de prestação de contas, divulgando aos municípios quanto gastou no hospital
A secretária falou sobre a folha de pagamento dos funcionários que é de R$ 1 milhão mensal. Ela garante que os profissionais estão fazendo cursos de capacitação para melhor atender aos usuários. Em relação ao acordo assinado com a Pró-Saúde a secretária garantiu que quando a administradora não cumpre as metas é penalizada pelo governo, o que assegura um melhor empenho.
Finalizando seu discurso Laura garantiu que Santarém vai receber em breve um repasse de verba, já publicado no Diário Oficial, para reformar o Hospital Municipal. "Vamos repassar esta verba para as obras de reparos nos setores de urgência e emergência comecem logo. Não podemos esquecer que os hospitais de Santarém atendem 19 municípios, o regional é só para casos especiais, portanto temos de melhorar o atendimento básico no municipal" destacou.
O coordenador do Ministério Público Estadual em Santarém, Paulo Roberto, afirmou que uma grande preocupação é com o uso das verbas públicas. Para ele no início o MP tinha dificuldades de aceitar que um órgão público fosse administrado por uma instituição privada, mas o MP entendeu que trocar a administração do hospital para pública acarretaria em mais demora e prejuízos para a população que já não tem um atendimento como deveria. Roberto destacou que o MP estará fiscalizando a aplicação do dinheiro público no hospital pois a demanda é altíssima. "Normalmente o que se vê no país em administração de hospitais públicos é a famosa lavagem de dinheiro, mas eu acredito que isto não vá acontecer aqui. Mesmo assim estamos atentos e acho que o governo em geral, incluindo os demais municípios devem cobrar e fiscalizar" afirmou.
O deputado federal Lira Maia concordou com Paulo Roberto e afirmou que vai cumprir a sua tarefa de cobrar da administração do hospital como está o uso do dinheiro público. "Vou cobrar e espero que o governo estadual e dos municípios da região façam o mesmo". O deputado afirmou que se o hospital se encontra na situação colocada pelo médico Marcelo Bitencourt e pela secretária Laura são os primeiros sinais de que a unidade está começando a funcionar e se continuar assim, pode-se acreditar que ela irá funcionar em sua plenitude

Frente ampla contra Lira Maia

No intervalo da audiência pública sobre o hospital regional, ontem, na Câmara de Vereadores, a prefeita Maria do Carmo conversou rapidamente com o senador tucano Flexa Ribeiro sobre a sucessão municipal em Santarém.
A prefeita pediu a Flexa que orientasse o PSDB a integrar, junto com PT e PMDB, uma ampla frente partidária para enfretar nas urnas a candidatura do ex-prefeito Lira Maia(Democratas).
Espantado com a inciativa de Maria, Flexa desconversou sobre o assunto, não sem antes dar um palpite que deixou a prefeita desolada: - Esta eleição tu já perdestes, Maria!, afirmou Flexa para encerrar a conversa.

Políca manda investigar empresas de segurança de 'gangueiros'

O delegado Jardel Guimarães mandou apurar denúncia do Blog do Estado de que gangueiros estariam montando empresas de vigilância e coagindo moradores a pagar taxa de proteção.
Eis a íntegra da resposta do delegado regional:

Após tomar conhecimento através do blog de tais fatos em que foi vítima o Sr. Estácio Amazonas, determinei imediatamente ao DPC Silvio Birro que apure esse crime com rigor, pois ações dessa natureza precisam ser imediatamente repelidas pelos orgãos de segurança de pública, uma vez que a sociedade santarena não pode ficar a mercê de pessoas inescrupulosas que usam de tais artifícios para amendrontar o cidadão de bem, que já paga o seu imposto e precisa ainda se submeter a pagamento de empresas de segurança ilegais.
Jardel Luis Castro Guimarães
Superintendente Regional

Manchetes da edição deste sábado de O Estado do Tapajós

MARIA NÃO SE AFASTA DO MP E PODE SE TORNAR INELEGÍVEL

JUSTIÇA MANDA REMOVER BARRACAS DA PRAÇA TIRADENTES

HR FUNCIONA ATÉ DEZEMBRO, GARANTE LAURA ROSSETI

DIRETORA NEGA QUE FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL MUNICIPAL ESTARIAM CONTRAÍNDO DOENÇAS

CÉDULA DE 1 REAL DEIXA SAUDADE

HIRELÉTRICA DE BELO MONTE É AMALDIÇOADA

MUDANÇA DE HORÁRIO NÃO DEVERÁ ATINGIR COLETIVOS

APROVADO SERVIÇO DE MOTOTÁXI EM BELTERRA

CONSTRUÇÃO CIVIL É O SETOR QUE MAIS EMPREGA NO QUADRIMESTRE

POLÍCIA PROÍBE REALIZAÇÃO DE QUERMESSES NAS RUAS

OBRAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO PAC AINDA EM FASE DE LICITAÇÃO

MRN FAZ SEMINÁRIO PARA APREENTAR PRÁTICAS NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL