sexta-feira, 24 de abril de 2009

Cofirmado São Raimundo x Clube do Remo domingo em Santarém

Com a desistência do processo remista, o jogo entre São Raimundo e Remo pela segunda partida decisiva do segundo turno esta confirmado para às 17h do próximo domingo (26) no Estádio Barbalhão em Santarém.
A delegação do Clube do Remo viajará para a Santarém por volta das 13h45 de amanhã.
A partida entre São Raimundo e Remo terá a arbitragem do gaucho Leonardo Gaciba da Silva que pertence ao quadro da FIFA.

E o vice Odair Corrêa, por onde andava?

Do blog Espaço Aberto:

Com todo o respeito que nos merece o vice-governador do Pará, Odair Corrêa, mas por onde andava Sua Excelência no último final de semana, quando estourou o confronto entre sem-terra e seguranças da fazenda de Daniel Dantas que, no sábado passado, deixou oito feridos em Xinguara?
Por onde andava Sua Excelência nessa ocasião, já que a governadora Ana Júlia estava no Rio, para participar da posse de dom Orani na Arquidiocese de lá?
Quem leu os jornais de segunda-feira, percebeu que só dava Cláudio Puty, o chefe da Casa Civil.
Puty disse, Puty declarou, Puty afirmou, Puty determinou, Puty criticou, Puty isso e Puty aquilo.
E o vice-governador, não era ele quem estava no exercício do governo, não?
Se não estava, estava fazendo mesmo o quê, onde e quando?

Encontro discute tecnologia social com jornalistas da Região Norte

Começou nesta sexta-feira (24) em Belém, no Pará, o I Encontro de Jornalistas da Região Norte, promovido pela Fundação Banco do Brasil, no Hotel Hilton. Com o tema Jornalismo e Sustentabilidade - Tecnologia Social Para o Desenvolvimento, cerca de 50 jornalistas participaram da abertura nesta manhã.
De acordo com o gerente de Comunicação e Mobilização Social da Fundação, Claiton Mello, a expectativa é discutir a Tecnologia Social como alternativa de sustentabilidade para a região.
Durante a primeira parte do evento falaram ainda o presidente do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Rubens Gomes. Ao falar da tecnologia social para o desenvolvimento, ele citou exemplos como o da OELA, a Oficina Escola de Lutheria da Amazônia.
O Encontro contou ainda com a participação da coordenadora de projetos da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (Ataic), de Gurupá (PA), Josineide Malheiros. Um vídeo apresentado aos jornalistas mostrou o trabalho de Manejo Comunitário de Camarão de Água Doce, vencedor do Prêmio em 2005, é um exemplo do potencial da região Norte de gerar tecnologias sociais.
No projeto, pescadores ligados à Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas, em Gurupá, no Pará, criaram uma armadilha em forma cilíndrica, de fibras vegetais e confeccionada pela própria comunidade, com espaço para a saída dos camarões pequenos, que, na pesca predatória, são mortos e não aproveitados. O programa substitui a pesca predatória por técnicas que permitem o exercício dessa atividade de forma sustentável.
De Santarém participam do encontro os jornalistas Miguel Oliveira e Joelma Viana e Socorro Carvalho, do projeto Rádio pela Educação.

Ação conjunta ajustada pelo MP vai coibir a ação de cambistas no jogos do São Raimundo

Com informações de Lila Bemerguy:

Em Santarém, o Ministério Público do Estado do Pará, por meio do Promotor de Justiça Raimundo Nonato Coimbra Brasil, coordenador do MP no município, reuniu com representantes das polícias Civil e Militar para tratar das denúncias de venda de ingressos por cambistas nos jogos do São Raimundo, no estádio Jader Barbalho.
Foi definida uma ação conjunta da polícia, que montará uma base móvel no estádio, para coibir a ação dos cambistas no jogo deste domingo, 26 de abril.
Na reunião, estiveram presentes o delegado de polícia civil Gilberto da Conceição Azevedo Aguiar e o Major João Carlos Costa de Souza, além do Promotor de Justiça criminal do MPE, Paulo Roberto Correa Monteiro.
O MP ajustou uma ação conjunta das polícias para coibir a venda de ingressos por cambistas, acima do preço estabelecido pela Federação Paraense de Futebol, como aconteceu em jogos anteriores do São Raimundo, no Colosso do Tapajós.
No caso de ser constatada a presença de cambistas, os mesmos deverão ser autuados e encaminhados para a delegacia da 16ª Seccional, localizada na av. Borges Leal. Se forem menores de idade, a comunicação deve ser feita ao Conselho Tutelar.

TIM reforça cobertura de Rede no Pará

A capacidade de transmissão da TIM foi ampliada, nos primeiros meses deste ano, nos municípios de Santarém, Oriximiná, Porto Trombetas, Óbidos, Alter do Chão e Juruti.
O gerente consumer da TIM na Região Norte, Gerson Costa, anuncia que o reforço à melhoria na rede é resultado, principalmente, da aquisição de novas tecnologias. A TIM continua durante todo esse ano de 2009, à expansão da capacidade de sua rede na Região.
Nos últimos dois anos, a operadora promoveu ampliação da cobertura da rede em todo o Pará e em vários pontos da região metropolitana de Belém.
A rede da TIM cobre 63 municípios no Pará, dos quais 55 com tecnologia EDGE. Esta tecnologia permite a transmissão de dados em alta velocidade e navegação rápida e fácil pela internet, dando mobilidade de serviços para o cliente, acesso ágil a e-mails e download e upload de arquivos em banda larga, tudo isto sem a necessidade de provedor.

MRN promove 7ª edição do Torneio de Integração entre municípios do Oeste

Oriximiná será a sede da 7º Torneio de Integração Regional de Futebol de Campo, promovido pela Mineração Rio do Norte (MRN) nos dias 1 e 2 de maio. As seleções de Porto Trombetas, Oriximiná, Terra Santa e Faro entrarão em campo no estádio municipal Doutor Picanço Diniz, a partir das 16h. Tradicionalmente realizado em Trombetas, a intenção é que a partir dessa edição o torneio seja itinerante.
“Vamos avaliar a possibilidade de realizar o evento a cada ano em uma das cidades. Acreditamos que assim a integração seja ainda maior”, explica o gerente de Relações Comunitárias da MRN, José Haroldo Chaves Paula. O torneio é uma realização da secretaria de Cultura, Desporto e Lazer de Oriximiná e do Mineração Esporte Clube (MEC), com patrocínio da MRN.
(Fonte: MRN)

ACES intesifica luta pela criação da Zona de Livre Comércio em Santarém

Reunião realizada ontem à noite na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém contou com a participação do Sindicato dos empregados do Comércio, do Sindicato da Construção Civil, CDL, Sindilojas, Prefeitura de Santarém e diretoria da ACES.
O encontro serviu para que o advogado Helenilson Pontes expusesse os pontos positivos da instalação da ALC em Santarém.
Mas o encontro de uma comitiva de empresários e sindicalistas com Ana Júlia, em Belém, ainda depende de confirmação e pode ser realizado aqui mesmo em Santarém se a governadora vier a cidade verificar os efeitos da enchente e a situação dos desabrigados.

Lúcio Flávio Pinto: Vale vai sondar a serra Arqueada, em Orilândia do Norte

Sob o título "Mineração", esta notícia está na edição do Jornal Pessoal que começa a circular hoje, em Belém:

A Vale não desistiu de ampliar a jazida de ferro de Carajás. Vai começar a sondar a Serra Arqueada, em Ourilândia do Norte, no sul do Pará. A empresa também continua atrás de cobre e ouro. Selecionou quatro alvos num bloco de pesquisa denominado Cururu, em Parauapebas, onde pretende fazer furos de sondagem. Não haverá entressafra de minérios nessa região.

Secura total

O centro de Santarém está sem água nas torneiras desde a madrugada de hoje.
Enquanto isso, o presidente da Cosanpa Eduardo Ribeiro continua fazendo promessas e mais promessas.

Flamaster 2 x 1 Seleção Santarena

Com dois gols de Nunes o time do Flamaster derrotou a seleção santarena de veteranos por 2 x 1, ontem à noite, no Barbalhão. Gilson descontou para a prata da casa.

De cosmético a combustível, os múltiplos usos do patauá, uma palmeira amazônica

A exemplo do açaí, mais uma palmeira amazônica promete ganhar popularidade: o patauá, de cujas sementes extrai-se um óleo de múltiplos usos, desde o culinário, até o cosmético e como combustível, substituindo o óleo diesel. Em alguns meses do ano, também, o vinho do patauá, que é o suco extraído das sementes, é vendido no mercado informal de sucos em Rio Branco (AC).

Além disso, estudo feito em 2004 por Daisy Gomes-Silva e Lucia Wadt, bolsista do CNPq e pesquisadora da Embrapa, constatou que o óleo de patauá é rico em aminoácidos e gorduras insaturadas usadas contra o colesterol. Resíduos da extração do óleo têm sido estudados como suplemento alimentar na pecuária.

Em Belém (PA), para difundir o potencial do óleo do patauá o engenheiro químico Luiz Morais, proprietário da fábrica de cosméticos Curupira, dá oficinas, sobretudo métodos higiênicos de extração do óleo. Depois, adquire os produtos para usar na sua fábrica.

Recentemente, também, o empresário rural e do ramo de navegação na Amazônia, o mineiro João Salim, reuniu uma equipe na Expedição Patauá, que saiu do porto de Belém em um navio até Breves (PA). Algumas amêndoas do patauá, daquela região, foram enviadas ao Departamento de Gorduras e Óleos da Faculdade de Engenharia da Alimentação da Unicamp para análise de seus componentes e na composição do óleo, do vinho e dos resíduos. Em apenas uma filtragem o óleo pode ser consumido. Ainda citando os estudos de Daisy e Lucia Wadt, 'o patauá e outras palmeiras como açaí, buriti, murumuru e tucumã podem formar um grupo potencial da floresta nativa, atuando como fonte de renda para as comunidades locais e contribuindo com a proposta de desenvolvimento sustentável'.

(Fonte: Estadão)

Mensalão: Ministro defere perícia em conta bancária de Paulo Rocha

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, relator da Ação Penal (AP) 470, deferiu quinze pedidos de diligências feitos pelos advogados de defesa de oito dos 40 réus da ação, conhecida como mensalão. As solicitações envolvem principalmente perícias contábeis e pedidos de informações a órgãos públicos.

As diligências foram solicitadas ao ministro pelos advogados dos réus Marcos Valério, Henrique Pizzolato, Rogério Lanza Tolentino, Luiz Carlos da Silva (Professor Luizinho), Paulo Rocha, Jacinto e Antonio Lamas e Delúbio Soares.

O ministro deferiu a realização de perícia contábil em contas apontadas em interrogatório, destinatárias de valores repassados. Neste caso, o ministro determinou que a defesa dos solicitantes – Professor Luizinho e Paulo Rocha, apontem, no prazo de cinco dias, quais contas devem ser periciadas, sob pena de indeferimento desta diligência.

Voto de cabresto

Do Blog de Ércio Bemerguy:

A decisão do TJD reforça a nossa opinião: o campeonato paraense de futebol é desenhado, planejado e executado para ser ganho exclusivamente pelo Clube do Remo ou Paysandu. Os demais clubes são apenas figurantes, principalmente os do interior, como é o caso do São Raimundo. Mesmo assim, os presidentes das tais ligas esportivas interioranas, não deixam de votar no coronel Antônio Carlos Nunes para permanecer à frente da Federação Paraense de Futebol, e ele nada faz para acabar com essa farsa, ou seja, uma competição com carta marcada.

Definição do local de jogo somente à tarde

A FPF se reúne a partir de 14 horas para definir se a partida São Raimundo x Clube do Remo será realizada mesmo em Santarém, domingo.
Mas o Clube do Remo já reservou as passagens aéreas da delegação azulina com destino a Pérola do Tapajós.