quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Abaixo a magreza

Brasília- A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou ontem projeto de lei que impede a participação de modelos muito magras em desfiles e campanhas publicitárias. Apresentada pelo senador Gerson Camata (PMDB-ES), a proposta veta a presença na passarela de profissionais com Índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 18. O projeto segue agora para apreciação da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em caráter terminativo, ou seja, se aprovado vai direto para a Câmara dos Deputados sem a necessidade de votação no plenário do Senado.
Para a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), relatora do projeto, a intervenção do Estado nesses casos é justificável para “não colocar em risco a saúde de jovens por causa de um glamour social”. Ela crescentou que a Organização Mundial de Saúde demonstra claramente que pessoas com IMC abaixo de 18 desenvolvem um quadro de subnutrição crônica e anorexia nervosa que pode levar, inclusive, a outras doenças como a bulimia.

Estivador vai a júri popular por tentativa de homicídio

O estivador Dinoilson da Silva, vulgo "Dinóia", de 21 anos, será julgado amanhã pelo tribunal do júri da 6ª Vara Penal de Santarém.
Dinoilson é acusado de tentar matar com uma facada o serrador Marlisson de Castro Santos, no ano passado (15/06/2007) próximo à ponte do Juá. O crime teria ocorrido durante o retorno de um passeio daquele balneário, quando houve uma discussão entre "Dinóia" e uma terceira pessoa. Marlisson tentou apartar a briga e acabou sendo esfaqueado.
A defesa neste caso estará a cargo do defensor público Edernilson Barroso do Nascimento, que deverá ser auxiliado pelo advogado Luís Alberto Figueira, e a acusação será patrocinada pelo promotor Harrisson Henrique da Cunha Bezerra, que responde pela 3ª Promotoria de Justiça Criminal.
(C0m informações da 6ª Vara Penal)

Butantan promove atividades gratuitas para comunidades da região amazônica

O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realizará, entre os dias 12 e 23 de novembro, o III Encontro Butantan Amazônia, que este ano tem como tema “Pós-Graduação e Divulgação Científica em Santarém”.
Neste encontro, o Butantan levará uma inovação: a atividade “Ciência na Praça”, composta pela mostra dos melhores trabalhos apresentados nas universidades; pelas atividades científicas e educacionais desenvolvidas pelas instituições parceiras; e pela realização de atividades de educação em saúde e em meio ambiente que serão realizadas no Terminal Fluvial Turístico de Santarém, das 16h às 22h, e no Telecentro de Belterra, das 09h às 16h, para toda a comunidade. Não é necessário realizar inscrições e as atividades são gratuitas.
“Os Encontros Butantan Amazônia tiveram início em 2006, sempre incluindo atividades didáticas, discussões científicas, e extensão das discussões e do conhecimento para a comunidade através de oficinas com estudantes e professores dos Ensinos Básico e Médio, agentes de saúde e lideranças comunitárias”, explica a Prof. Dra. Ana Maria Moura, coordenadora do projeto e pesquisadora do Butantan.
Entre os participantes estarão Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. Otavio Mercadante, diretor do Butantan, além de pesquisadores do Instituto Butantan, integrantes da ONG Saúde e Alegria e professores das universidades UFOPA, UFPA/Santarém, UEPA, FIT e CAPES, IESPES.
O III Encontro Butantan na Amazônia acontecerá em Santarém, no Oeste do Pará e as atividades acontecerão também em Belterra.
(Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Butantan)

Rede de intrigas

No Página Crítica, de Aldenor Júnior:

O que apenas freqüentava as conspirações palacianas ganhou, ontem (5), em O Liberal, ares de versão semi-oficial.
Um artigo assinado por Raul Meireles, ex-petista hoje aboletado no PDT e tido como principal ponte de ligação entre Ana Júlia e Duciomar Costa, faz uma apaixonada defesa da política da governadora e de seu grupo, revelando o que estaria subjacente à suposta neutralidade praticada durante o 2o turno em Belém: isolar seus adversários internos ao PT (Paulo Rocha e a maioria dos cardeais do partido) e arreganhar os dentes para seus incômodos aliados (Jader e o PMDB).
Mais que isso, a estratégia lançaria as bases de um palanque para 2010, onde o PT (de Ana Júlia, bem entendido) conviveria harmoniosamente com o PTB (Duciomar et caterva) e seus satélites convenientemente abrigados no PR e PDT.
Só o tempo dirá se esse sonho dourado terá mesmo alguma consistência, ou não terá passado de um salto mortal entre o fogo e a frigideira.

Professores de Rurópolis recebem salário a maior, mas têm que devolver diferença

O Sintepp de Rurópolis já denunciou à Polícia Federal e ao Tribunal de Contas dos Municípios que parte do dinheiro pago como gratificação do Fundeb e discriminado no contracheque tem que ser devolvido pelos professores daquele município à própria secretaria de educação, que emite um recibo em papel sem timbre da prefeitura.
O destino desse acerto financeiro ao arrepio da lei ninguém sabe, ninguém vê.

Crianças ficam com sede em escola da prefeitura

Em Urucuruéa, localidade da várzea de Santarém, alunos de uma escola municipal ficam o dia inteiro com sede porque a escola não tem água potável para consumo.
A denúncia foi feita ainda há pouco no programa Sinval Ferreira, da Rádio Rural AM.

Processo contra juiz de Almeirim ganha mais tempo no TJE

No Amazônia:


A desembargadora Célia Regina Pinheiro pediu vistas ao processo que analisa o procedimento administrativo disciplinar (PAD) instaurado contra o juiz titular da comarca do município de Almeirim, Alan Rodrigo Campos Meireles, acusado de armazenar armas inadequadamente e dedistribui motocicletas apreendidas à polícia local.
A desembargadora disse que o relatório do processo, assinado pela desembargadora Maria de Nazaré Guimarães, não continha informações suficientes para julgamento do mérito. Célia Regina quer pessoalmente examinar o caso para concordar e definitivo ou não com o relatório anterior. Desta forma, uma nova data de julgamento será marcada. O juiz está afastado do cargo desde a instauração do PAD, no ano passado.
A relatora do processo enumerou oito irregularidades que teriam sido cometidas pelo magistrado como o armazenamento incorreto de armas apreendidas no município; destinação de onze motocicletas apreendidas pela polícia (nomeação de fiéis depositários inconfiáveis para a guarda de veículos) e ausência de visita carcerária.
Baseada no depoimento de várias testemunhas, inclusive, a do promotor de Justiça da comarca à época, Tibúrcio dos Santos Silva, a relatora concluiu que Alan Rodrigo Campos Meireles merecia apenas uma pena de censura, aplicado no caso de negligência de deveres do cargo ou no procedimento incorreto, que não justificaria uma penalidade mais grave. Ela explicou que o juiz chegou a solicitar ao Exército a retirada das armas e ainda que as motocicletas teriam sido distribuídas à polícia local para ajudar no combate à marginalidade. Mesmo assim, a desembargadora solictou mais tempo para analisar o relatório do processo, que agora vai aguardar nova data para julgamento do mérito sobre os atos do juiz de Almeirim.

Nomeados dois conselheiros para o TCM

Enfim, saiu.
Aliás, enfim saíram.
Saíram os dois decretos assinados pela governadora Ana Júlia Carepa nomeando Mara Lúcia Barbalho da Cruz para exercer o cargo de conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios e o ex-deputado Cezar Colares para o cargo de conselheiro do mesmo TCM.
(Do Espaço Aberto)

Jogo político

Lucio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal e articulista de O Estado do Tapajós


Tente adivinhar como serão embaralhadas as cartas postas na mesa política. Que tal uma chapa Simão Jatene para governador, Hélder Barbalho para vice e Jader Barbalho para senador contra Ana Júlia Carepa para governadora outra vez, Paulo Rocha como seu candidato oficial ao senado e Duciomar Costa correndo em outra raia senatorial, mas sob seu calor indireto? Impossível? Pois enquanto os políticos tiram e põem cartas, ensaiam jogadas e mandam recados, tente fazer o mesmo, olimpicamente. A temporada de caça ao impossível está aberta.