sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Mestre Verequete

UFOPA: Presente só na festa

Sob o título abaixo, no Quinta Emenda:

Santarém dá um passo à frente!

Foi sancionada a lei que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA.
O relator do projeto foi o deputado federal Lira Maia, dos Democratas; ele esteve à frente das discussões e da implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará. O mesmo não pode ser dito da prefeita de Santarém, Maria do Carmo.
A governadora Ana Júlia Carepa, na companhia do líder do governo na Assembléia Legislativa do Pará, deputado Airton Faleiro, participa da cerimônia, em Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Briga na Assembléia Deus continua

Danielson deixou um comentário sobre a postagem "Assembléia de Deus está em pé de guerra":

Que lado Deus está apoiando?
Depois disso tudo alguém ainda tem a coragem de querer falar com Deus.
Qual é a vantagem de liderar?
Tem pastores que nos forçam a acreditar que devemos esperar em Deus. Será que na prática eles acreditam na capacidade de Deus resolver as situações? Ninguém apredeu nada com Davi? Tornaram-se superiores à palavra de Deus? Nem lembram de Deus nessa hora; estão achando que Deus só está esperando aparecer um vencedor nessa briga para enche-lo de sua graça?
Vão sonhando, Deus não se deixa escarnecer.

TCM nega cadastro a aditivo de contrato de mais de R$ 500 mil da Prefeitura de Santarém


DIÁRIO OFICIAL Nº. 31540 de 06/11/2009

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ
Publicação de atos

Número de Publicação: 40542

ATO Nº 13 /2009, DE 22/09/2009

RESOLUÇÃO Nº 9.417, DE 07/05/2009

Processo nº 200805543-00

Origem: Secretaria Municipal de Governo de Santarém

Assunto: Contrato de Aquisição de Combustível

Interessado: Raimundo Inácio Campos Corrêa (Secretário)

Relator: Conselheiro Cezar Colares

Decisão: I – Negar cadastro ao Contrato Administrativo nº 007/200 – SEMG, datado de 06/03/2008, celebrado entre o Município deSantarém, através da Secretaria Municipal de Governo – SEMG e DERIVADOS DE PETRÓLEO MACHADO LTDA., tendo como objeto a aquisição de combustível para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Governo – SEMG, Gabinete da Prefeita e Gabinete do Vice-Prefeito, Assessorias e Distritos, pelo prazo de 10 (dez) meses, no valor Global de R$ 524.160,00 (quinhentos e vinte e quatro mil, cento e sessenta reais), pelo não atendimento às normas legais;

II – Juntar à prestação de contas do Município, para análise conjunta. Unanimidade

Ribeirinhos da Gleba Nova Linda ameaçam queimar madeira legal

Um grupo de ribeirinhos da região da Gleba Nova Olinda, no município de Santarém, oeste do Estado, ameaça queimar duas balsas carregadas de madeira retiradas em áreas de manejo sustentável. Os ribeirinhos, liderados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém (STR), interditaram o Rio Arapiuns há mais de duas semanas e apreenderam as balsas, que transportam madeira retirada de áreas de manejo que, segundo vistoria da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), não possui nenhuma irregularidade.

O bloqueio, iniciado no dia 12 de outubro, teve a intenção de denunciar uma suposta atividade madeireira na área. Assim que começou a manifestação, o governo enviou uma equipe de fiscais da Sema à região, que comprovou que a madeira retirada na área é legal, oriunda de plano de manejo aprovado pela Sema em áreas tituladas. As áreas de onde a madeira está sendo extraída pertencem a proprietários com titulação definitiva.

Representantes do STR e da ONG Greenpeace sobrevoaram a Gleba para documentar a situação das áreas onde a madeira é extraída, que foram detectadas com auxílio de imagens de satélite. Mas os pontos de exploração identificados por eles coincidem exatamente com as áreas de planos de manejo, ou seja, os empresários estão retirando a madeira de locais manejados, com autorização dos órgãos ambientais.

Nesta quarta-feira, os ribeirinhos decidiram engrossar o discurso e ameaçam queimar as balsas. Eles continuam dizendo que a madeira é ilegal, apesar de a Sema e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) terem atestado que não existe ilegalidade. Além disso, um grupo de comunitários da Gleba Nova Olinda esteve em Santarém dizendo que são contra a manifestação e que os ribeirinhos que apreenderam as balsas seguem ordens de ONGS que são contra a atividade madeireira na região.

A Gleba Nova Olinda está em processo de ordenamento fundiário, executado pelo Governo do Estado, detentor da área. O governo realizou dezenas de audiências públicas na região, ouviu lideranças comunitárias e indígenas para dar uma destinação às terras. Foi definido a criação de assentamentos para contemplar as comunidades ribeirinhas, a criação de reservas ambientais e a concessão florestal, além de o governo ter decidido não dar destinação às áreas requeridas por populações indígenas.

O governo decidiu também que iria respeitar as áreas privadas com titulação definitiva na região. Estas áreas foram tituladas em regime de permuta com pessoas que tinham adquirido terras do Estado em outra região, mas perderam estas terras por causa da criação de reservas ambientais. A titulação está condicionada ao uso da área de forma sustentável, sendo vedado o desmatamento para atividades como pecuária e grãos, por exemplo. Os donos das terras foram orientados a desenvolver o manejo florestal sustentável. Estas áreas estão inclusive em processo de certificação ambiental, que o que comprova a legalidade da atividade na região.

(Fonte: Ecoamazônia)

Jornal tem edição esgotada

A edição desta sexta-feira de O Estado do Tapajós que contém o pôster do São Raimundo campeão brasileiro da série D está esgotada desde as 9 horas da manhã.
Mas o torcedor do Pantera não perde por esperar.
A partir de 15 horas um segundo clichê estará disponível para venda nas bancas de revista da cidade.

Criação do Estado do Tapajós não depende de forças políticas locais, diz Carlos Martins

Em entrevista ao Blog da professora Edilza Fontes, o deputado estadual Carlos Martins fala sobre a proposta de criação do estado do Tapajós:


Profª Edilza: Deputado Carlos Martins, com certeza o debate sobre o futuro Estado do Tapajós, será pautado nas eleições 2010, você defende a criação deste novo Estado?

Carlos Martins: A criação de novos estados é um debate que será decidido no âmbito de uma discussão nacional, já que são vários os possíveis novos estados. Um aspecto que ocasiona esse sentimento de criação foi a ausência de um governo que administrasse o Pará de forma regionalizada, com aplicação de políticas públicas efetivas.
A criação do Estado do Tapajós é a principal proposta de desenvolvimento da região Oeste do Pará, pois irá direcionar mais investimentos.
Porém, esta questão depende do Congresso Nacional, que é onde está tramitando o Projeto de Lei que estabelece a realização de um plebiscito no Estado do Pará. Como esta decisão não depende apenas das forças políticas estaduais, apoio a proposta do atual Governo, de integração regional e ampliação dos investimentos regionais e da descentralização político-administrativa do Estado, pois desta forma haverá mais autonomia e recursos para as diferentes regiões do Pará.

Elcione defende chapa própria para o PMDB

Do Espaço Aberto:

Elcione Barbalho, deputada federal (PMDB), também aposta que uma candidatura própria de seu partido até que não seria mau negócio para 2010.
E quem seria o candidato ao governo ou ao Senado, nessas circunstâncias?
Jader Barbalho, diz Elcione, sem pestanejar, em entrevista ao Blog da Professora Edilza Fontes.
A deputada discorda de quem acha que, se Jader não concorrer a deputado federal, a chapa peemedebista à Câmara ficaria enfraquecida.
“Não vejo desta forma, não acredito neste enfraquecimento. Temos um quadro forte para federal: além de mim, temos Priante, Wlad, Domingos Juvenil. Em pesquisa recente, meu nome estava em terceiro lugar para deputado(a) federal. Acredito também que boa parte dos votos do Jader migraria pra mim, caso ele dispute uma das vagas majoritárias (Governo ou Senado)”, diz a parlamentar.
E sobre o governo Ana Júlia?
Ela, Elcione, não diz nem que está bom, nem que está ruim.
Muito pelo contrário.
“Olha, eu sempre digo que julgar é bem mais fácil que ser julgado. Sabemos que administrar um Estado como o Pará não é tarefa fácil. Afinal, existem vários ‘Parás’ dentro de um mesmo Estado. Contudo, é verdade que temos ouvido muitas queixas em relação ao governo. Particularmente, acredito que há muito por fazer e o tempo é curto. Neste último ano, a expectativa é que possamos avaliar melhor as mudanças de rumo do governo da Ana para depois julgar.”

Clique aqui para ler a íntegra da entrevista.

Governo do Estado e Marinha juntos contra escalpelamentos

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada mês, duas novas vítimas de escalpelamento chegam à emergência dos hospitais de Belém e Macapá (Amapá). Embora muito já tenha sido feito nos últimos anos, os acidentes continuam ocorrendo. Isso porque apenas 100 dos 60 mil pequenos barcos que navegam nos rios da região receberam o protetor de eixo. O equipamento evita que os cabelos e o couro cabeludo sejam arrancados violentamente da cabeça da pessoa quando se enroscam no eixo descoberto de motores de barcos em movimento.

Para combater esse tipo de acidente, o Governo do Estado do Pará vai unir forças com a Marinha do Brasil.

Em pauta, a prevenção ao escalpelamento e como o Governo do Estado e a Marinha do Brasil podem intensificar esse combate. "Como representantes da autoridade marítima no Pará e Amapá, cabe a nós, orientar e ajudar o ribeirinho a resolver esse problema. Atitudes punitivas não contribuem neste momento. A Marinha tem dificuldades em conseguir parcerias para a confecção das peças que encapsularão os eixos das embarcações", afirmou o almirante Monteiro Lopes.

Raimunda Faleiro será vice-reitora da UFOPA

Quem compareceu à cerimônia de sanção da lei que cria a Universidade Fedral do Oeste do Pará, comandada pelo presidente em exercício Josaé Alencar, saiu de lá com a impressão de que Raimunda Faleiro, professora da UFRA e esposa do deputado Airton Faleiro, líder do PT na Assembléia Legislativa, será a vice-reitora da UFOPA.

Vale é uma esfinge

Lúcio Flávio Pinto

Se a antiga Companhia Vale do Rio Doce se transformou num monstro, como diz o presidente Lula, os governos do PSDB e do PT agiram como o médico criador, para usar a simbologia da literatura. Só mudar o presidente da companhia ou incrementar seus investimentos nada muda. Talvez apenas os recursos não contabilizados das eleições.

Leia mais aqui.

Manchetes desta sexta-feira de O Estado do Tapajós



POSTER DO SÃO RAIMUNDO CAMPEÃO DA SÉRIE D


SANCIONADA LEI QUE CRIA A UFOPA

CHEIA E VAZANTE DITAM MODO DE VIDA NAS VÁRZEAS DE SANTARÉM

LIMO EM EXCESSO AFASTA BANHISTAS DAS PRAIAS DO TAPAJÓS

MÉDICOS DO HISPITAL REGIONAL AMEAÇAM GREVAR

ANP AUTUA 3 POSTOS POR VENDA DE COMBUSTÍVEL ADULTERADO

ONG FARÁ CIRURGIA DE FISSURAS LABIOPLATINAS

CHOQUE ELÉTRICO JÁ MATOU 17 PESSOAS NO PARÁ ESTE ANO

MORADORES REMANEJADOS AMEAÇAM INVADIR CASAS DO PAC NO URUARÁ

CAMPEÃO BRASILEIRO, PANTERA TENTA MANTER TIME

NÃO PAGAMENTO DE 13 SALÁRIO DÁ MULTA DE 170 REAIS POR EMPREGADO

TERRAÇO DO MERCADO MUNICIPAL NÃO TERÁ RAMPA PARA DEFICIENTES

VALE DO RIO DOCE É UMA ESFINGE PLANTADA NO ESTADO DO PARÁ