sexta-feira, 13 de março de 2009

Curuá-Una ganha repetidora da Tv Cultura

O prefeito de Santarém José Maria Tapajó, participou, hoje à tarde, da inauguração da retransmissora da TV Cultura em Santarém, cuja estrutura física está instalada na comunidade de Lagoa, Km 70 da Rodovia Santarém Curuá-Una.
Segundo Ulisses Weyl, diretor de Tecnologia da emissora, nesse primeiro momento só vão receber o sinal as comunidades instaladas ao longo da Curuá-Una, mas até o final deste ano a zona urbana do município deverá ser atendida com a programação da Tv Cultura.

Inventário Florestal Mamuru-Arapiuns começa a ser executado em abril

Em cerca de quatro meses estará pronto o inventário florestal do conjunto de glebas estaduais Mamuru-Arapiuns, no oeste paraense. Esse é o prazo dado à empresa Seat, vencedora do pregão realizado pelo Serviço Florestal Brasileiro para a realização dos trabalhos que serão iniciados em abril.
A ação faz parte do acordo firmado entre o Serviço Florestal Brasileiro e o Instituto de Desenvolvimento Florestal- IDEFLOR. A parceria prevê ainda oficinas de capacitação e apoio aos órgãos estaduais.
A empresa terá que inventariar a composição, estrutura e capacidade produtiva das áreas, tanto para produtos madeireiros como não-madeireiros. Segundo o diretor de Gestão de Florestas Públicas do Ideflor, Marlon Menezes, o inventário amostral é um dos estudos necessários para a elaboração do RAP - Relatório Ambiental Preliminar, requisito essencial para o licenciamento prévio à concessão.
Além do inventário ainda são necessários outros estudos como o de fauna, sócio-ambiental e o de oferta e demanda de produtos florestais. “O Ideflor vai acompanhar e monitorar a empresa que vai fazer o inventário. O resultado dos estudos será apresentado dentro do edital de licitação das áreas para que as empresas candidatas à unidades de manejo tenham conhecimento das espécies florestais que ocorrem na área”, fala Menezes.
(Fonte: Ideflor)

CDA faz passeio ciclístico amanhã em comemoração so 66º aniversário

Como parte da programação do 66º aniversário de fundação do educandário, o Colégio Dom Amando promove neste sábado passeio ciclístico em defesa do meio ambiente.
Percurso: Colégio Dom Amando, Av. São Sebastião, Av. Rui Barbosa, Av. Cuiabá, Av. Tapajós, Av. Adriano Pimentel, Praça de São Sebastião, Colégio Dom Amando.

Prefeito reúne secretariado na segunda-feira para cobrar plano de trabalho

O prefeito José Maria Tapajós reúne na segunda-feira com o secretariado municipal.
Após a reunião, Tapajós anuncia um plano de trabalho que vai imprimir daqui pra frente até que o STF decida se haverá ou não novas eleições em Santarém.
O prefeito disse ainda que fará uma recomposição no secretariado, onde o PMDB deverá ganahr mais espaço no governo.

Obras do PAC estão atrasadas, admite o prefeito José Maria Tapajós

O prefeito José Maria Tapajós esteve ontem em reunião na Casa Civil da Presidência da República para pedir apoio do governo federal para que as obras do PAC em Santarém sejam aceleradas.
O maior atraso, segundo o prefeito, está no bairro do Uruará, principalmente quanto à construção de casas populares.

Alexandre diz que decisão de Ellen Gracie foi sensata

O deputado Alexandre Von(PSDB) não acusou o golpe da suspensão das eleições marcadas para o dia 5 de abril.
Ao site, o candidato tucano afirmou que a ministra Ellen Gracie acertou em cheio ao vetar a posse de Maria do Carmo enquanto ainda não tiver sido julgado o mérito do recurso extraordinário contra a decisão do TSE que cassou o registro da ex-prefeita. "Acho que a medida foi sensata", afirmou.
Quanto à eleição a prefeitura de Santarém, Von diz que nada muda do lado da oposição, a não ser esperar que o STF dê o sinal verde definitivo para a campanha eleitoral recomeçar.

Qual será o destino do PMDB?

Pressume-se que a administração de José Maria Tapajós vai durar mais um pouco.
Por isso é preciso prestar atenção no que vai acontecer internamente na prefeitura de Santarém, onde os postos chaves continuam sobre o controle do PT.
Como no sábado passado o deputado Antônio Rocha, pai do vice José Antônio, não foi à carreata de lançamento da campanha de Inácio Corrêa, é de se concluir que as chagas das convenções ainda não foram saradas.
Será que agora o PMDB prepara a forra?

O governo do Pará e o príncipe Charles

Transcorria o ano de 1991 quando o príncipe Charles fundeou seu iate Brithânia na Baía do Guajará para promover a bordo uma reunião de cientistas e ongueiros sobre o futuro da Amazônia.
Tão logo foi noticiada a vinda de sua alteza, o governador da época, Jader Barbalho, fez um protesto inusitado: como o príncepe de Gales não deu a menor bola para o governo do estado, e nem convidou para a reunião nenhum cientista paraense, Barbalho mandou devolver duas pick-up Land Rover que haviam sido doados ao Párá pelo governo da Inglaterra.
Sábado, dia 14, o herdeiro do trono da Grá-Bretanha volta ao Pará, para uma vista a Santarém.
Será que a governadora Ana Júlia vai ter mais sorte que o seu aliado de agora teve no passado?