quinta-feira, 10 de junho de 2010

Convenção estadual do DEMOCRATAS será em Santarém

O Democratas realizarásua convenção estadual no dia 26 de junho em Santarém, no Champanhe Eventos, das 9 h as 14 h.

Na oportunidade serão definidos os candidatos a deputados estaduais, federais, senador e governador que concorrerão ao pleito eleitoral deste ano.

Exército recupera área degradada por lixão dentro do quartel

Aritana Aguiar
Free lancer


O Oitavo Batalhão de Engenharia e Construção (8º BEC) foi obrigado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) a recuperar uma área de cerca de meio hectare onde funcionou, durante quarenta anos, um lixão a céu aberto, no pé da serra do Piquiatuba. A existência do lixão foi denunciada com exclusividade por O Estado do Tapajós, em fevereiro deste ano.

Há dois meses o lixão foi desativado através da notificação recebida da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Segundo a engenheira florestal Tenente, Érika Rosa, uma vez por semana o lixo produzido no quartel e nas vilas militares é transportado para o lixão de Perema. "Verificamos com a Prefeitura Municipal de Santarém a possibilidade da empresa Clean recolher o lixo no quartel, mas fomos informados que a prefeitura não tem responsabilidade nesta área."

O 8º BEC assinou um termo se comprometendo com a Secretaria de Infraestrutura em levar o lixo toda semana para o lixão. "Estamos esperando resposta da PMS, pois iriam solicitar um orçamento da empresa Clean, pra saber o custo do transporte do lixo até Perema", afirmou a tenente. Até o momento a prefeitura não deu nenhuma resposta.

Enquanto isso há duas semanas o BEC está recuperando a área com plantio de mudas nativas da região: ipê, andiroba, jatobá,freijó e cumaru. "Não há nenhum problema quanto ao desenvolvimento das plantas, o lixo jogado era plásticos, vidros, papel e orgânicos, isso não atrapalha no crescimento das mudas",explicou a engenheira florestal. Ela completou afirmando que o lixo hospitalar é incinerado, mas não informou onde é feita essa incineração.

Maioria de mulheres quer retirar queixa contra agressores

Aritana Aguiar
Free lancer


A cada dia aumenta o número de mulheres que prestam queixa por ameaça de morte ou agressão física. O problema é que grande parte se arrepende de ter ido à delegacia e quer retirar a queixa.

Segundo a delegada da Delegacia de Mulher de Santarém Márcia Rebelo, no mínimo 50% das mulheres que são agredidas e/ou ameaçadas pelo companheiro e fazem o boletim de ocorrência se arrependem e tentam retirar a queixa. Desde janeiro deste ano foram registrados mais de 30 procedimentos de violência contra mulher, ou seja, abertura do inquérito. "Depois que o B.O. é feito não pode mais ser retirado", explicou a delegada.

Se a lesão for leve, a vítima tem o direito de representar ou não, mas se for grave, a ação é incondicionada, ou seja, a agredida não pode recuar, pois o inquérito é aberto por mais que ela perdoe o companheiro. O motivo de arrependimento para não envolver a justiça é sempre o mesmo: o agressor é o pai dos filhos da vítima.

A maioria das mulheres desiste do procedimento judicial, quando chega ao Ministério Público. ‘As vezes isso acontece: quando reatam o relacionamento perdoam o companheiro, os parentes pedem e até mesmo a pedido dos filhos. Ficam com medo que ele seja preso", afirmou Márcia Rebelo. Uns dos problemas da delegacia, devido à vítima perdoar o agressor, é esta não indicar as testemunhas, não comparecer à delegacia e até fugir com o acusado.

Quando um procedimento é feito, depois de tudo relatado a vítima o lê e, se concordar, assina o documento. "Tivemos casos impressionantes de mulheres que chegaram perante o juiz afirmando que não disseram o que estava no boletim de ocorrência ou não leram o que estava escrito. Até alegam que a escrivã fez alteração e que nós a forçamos a pedir as medidas protetivas, ou seja, o afastamento do agressor", relembrou a delegada. Agora não é mais realizada a audiência em que o acusado era advertido pelo juiz. Na delegacia é dada toda a orientação à vítima, para que esta saiba que, se prestar queixa, terá que seguir com todo o procedimento judicial.

Existe um contato direto do juiz e da delegacia da mulher para resolver esse tipo de situação. Às vezes a policial até comparece à audiência para provar que o que estava escrito realmente foi relatado pela vítima. De acordo com a delegada, o receio da vítima é que o acusado pense que ela foi forçada pela delegacia em prestar queixa, que não era de livre espontânea vontade.

Em alguns casos as testemunhas não comparecem à delegacia. Quando são intimadas alegam que a vítima os informou que não é preciso mais comparecer. “Isso nos atrapalha, elas temem pelo companheiro", alegou Márcia Rebelo.

Outro problema enfrentado são casos de mulheres que, com raiva dos companheiros, vão a delegacia prestar queixa de algo que não aconteceu. "Todo fato alegado tem que ser comprovado. Quando o Ministério Público comprova a mentira, que foi usada a justiça para prejudicar o acusado, é enquadrada por denunciação caluniosa", esclarece a delegada Márcia Rebelo. O MP solicita instauração de procedimento policial contra a mulher que mentiu. E completa: "existem casos em que a família mente a favor da vítima. As próprias testemunhas são processadas pelo MP por falso testemunho".

Nesses casos não ocorre prisão, mas a acusada responde a processo criminal, em que as punições podem até ser prestação de serviço comunitário. A delegada afirma ser positiva essa instauração, pois evita a continuidade da mentira. Ela reforça que isso prejudica o trabalho da delegacia, deixando de atender pessoas que foram agredidas, em detrimento de mulheres que têm a intenção de perseguir o companheiro.

Só em 2009, 9 mulheres fizeram acusação da falsa ameaça e/ou agressão. Este ano, já há um caso. Márcia reforça que o trabalho da Delegacia da Mulher não é proteger somente a mulher. “Se um homem é inocente a justiça deverá ser feita”, declarou.

Congregação religiosa de Santarém completa 100 anos

Aritana Aguiar

A primeira de congregação religiosa de Santarém completa 100 anos. A Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus recebeu na última segunda-feira (31) na Câmara Municipal de Santarém, a menção honrosa pelo seu centenário.

Criada em cinco de dezembro de 1910, por Dom Amando Bahlmann e Madre Imaculada de Jesus, a congregação marca presença em quatro continentes: Europa, Ásia, África, América do Sul e do Norte, e realiza todos os trabalhos com menos de 400 irmãs. Até hoje se encontram vivas algumas irmãs com mais de 60 anos na congregação, é o caso de Irmã Ângela, residente em Santarém.

Atualmente os vários países com trabalhos na congregação que nasceu em Santarém, são: Brasil, Estados Unidos, Alemanha, China, Vietnã, Taiwan, Filipinas, Namíbia e recentemente Angola.

De acordo com a Irmã Petronila Soares, os trabalhos sociais são os mais realizados nesses países, além disso, incluem os serviços pastorais e educacionais. Angola está recentemente incluso no projeto das irmãs, "por o país ser muito pobre, e ter vivido 30 anos de guerra, ele está sendo reconstruído e estamos colaborando nessa reconstrução, com escolas catequéticas (o povo é bem religioso), e inclusão digital, para conseguirem emprego".

Ao longo desses anos, entre as várias dificuldades, a mais complicada é a manutenção da congregação, afinal não possuem fins lucrativos. Para Irmã Petronila, a maior vitória já conquistada foi o trabalho realizado com os indígenas. "Estamos com os índios desde 1912, e não temos nenhuma intenção de abandoná-los. Os munduruku sempre gostaram do nosso trabalho, e nesse momento estamos unidos na questão das hidrelétricas".

Segundo Irmã Petronila, apesar da pouca quantidade de freiras, a congregação possui mais trabalhos realizados pelo mundo, do que outras congregações que possuem acima de 2.000 religiosas.

Copa do Mundo: Loja vende até1 mil televisores por mês em Santarém


Aritana Aguiar:


Por causa da proximidade da Copa do Mundio, em uma loja da cidade, desde março o fluxo de vendas de aparelhos televisores aumentou consideravelmente. São mais de 250 TVs por semana, totalizando no mês entre 800 a 1000 unidades vendidas. "Quando chegam as televisões em oito dias vendemos tudo", afirmou a gerente de vendas Edilza Gomes. Ano passado na mesma época era vendido de 45 a 50 televisões por semana.

Por ânsia em ver um jogo de qualidade, os aparelhos mais vendidos são as de LCD, entre 32 a 42 polegadas. "A copa é um atrativo a mais para vendas, com a tecnologia, ou melhor, a TV digital se torna fácil, devido os aparelhos virem com o conversor", declarou a gerente.

Da quantidade vendida para a Copa de 2006, em comparação com a de 2010 as vendas aumentaram 50 a 60%, muito embora os preços estejam bem mais elevados: custam de 1.800 a 2.400 reais as TVs LCD. "Estou comprando uma TV, pois a minha queimou, mas devido à copa quero comprar uma bem melhor, estou pensando em levar uma LCD de 42", aproveitando por ter conversor digital ", contou o comerciante Francinaldo Sousa.

E a Copa vai começar…

Gerson Nogueira:

Baluartes da coluna e do blog informam que a Globo andou noticiando que a África do Sul respira futebol a cada esquina, ou algo do gênero. Devem estar num outro país, sem dúvida.

Aqui em Johanesburgo, capital da Copa, com 23 seleções instaladas na área urbana, o futebol só era notado como atração pelos cartazes nas ruas, outdoors e bandeiras nas mãos dos ambulantes.

Até em torno dos estádios reinava um silêncio que não condiz com a terra da vuvuzela. A partir da empolgante manifestação promovida ontem, é provável que pelo menos o ruído dos torcedores seja mais ouvido nas ruas. Ainda mais que hoje à noite há a festa de abertura oficial do Mundial.

Mas, depois da passeata de ontem, tudo segue como antes e a expectativa maior se limita aos jornalistas.

Julgamento de Duciomar e Anivaldo será no dia do jogo do Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral marcou sessão, terça-feira, dia 15, para julgar o caso Duciomar que tanto interessa ao ex-deputado José Priante.

As sessões do TRE são sempre pela manhã e se estendem pela tarde, principalmente em dia em que a pauta está.

Á tarde será a estréia do Brasil contra a Coréia do Sul, em Johanesburgo.

Você acham que sessão, se houver, vai prosseguir pela vespertina?

Ao que parece, a data foi escolhida a dedo para não haver julgamento.