quarta-feira, 7 de maio de 2008

Repique das águas

Bem que o Espaço Aberto avisou.
As águas do rio Tapajós, em Santarém, atingiram no final da tarde de hoje o nível de 8,16 metros, depois de terem baixado a 8,8 metros há dez dias.
A pista da avenida Tapajós em alguns trechos ja está com a metade tomada pelas águas, que também já alcançaram o esgoto do outro lado da rua.

Sespa envia equipe para resolver pendências do Hospital Regional

Alessandra Branches
Repórter

O Hospital Regional Público do Oeste (HRPO) inaugurado há exatos 11 meses pelo governo Ana Júlia (PT), continua sem funcionar plenamente. Depois de ameaças de paralisação por parte dos médicos que desenvolvem atividades naquele hospital, a secretária Laura Rossetti está em visita ao município de Santarém para tentar reverter à situação.
Esta semana Rosseti supervisionou o trabalho de equipes enviadas de Belém para avaliar a real situação dos setores de média e alta complexidade do hospital.
“Nós (médicos, enfermeiros, técnicos e outros), estamos trabalhando de acordo com o que nos é oferecido. Se não tem material, infelizmente o setor vai parando aos poucos, até que a secretaria seja acionada e os insumos necessários para desenvolvermos nossas atividades sejam comprados e enviados para o regional. Enquanto isso, os atendimentos vão sendo adiados”, contou o delegado do Sindicato dos Médicos do Pará em Santarém, Rodrigo Rodrigues, lembrando que depois de muita pressão a situação está melhorando aos poucos. “A verdade é que os insumos estão chegando com mais rapidez do que antes, parece que a saúde começa a ser tratada com mais respeito, diferentemente de antes. Contudo, nós aguardamos que as pendências judiciárias que envolvem o Centro de Integração de Apoio Profissional (CIAP) e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESPA) a fim de saber quem realmente vai gerenciar o hospital e finalmente definir o modelo de gestão que será aplicado. Não suportaremos essa situação por muito tempo”, garantiu o médico.
Desde o início do ano, várias reivindicações foram feitas pelos médicos a fim de resolver o problema do HR, como a necessidade de identificar o modelo de gestão do regional e fazer com que a OSCIP tivesse autonomia para comprar materiais básicos para o funcionamento das atividades realizadas naquela unidade, além da assinatura dos contratos dos médicos e do pagamento dos salários atrasados. A SESPA também foi cobrada quanto à reestruturação do poço d captação de água do hospital que estava com problemas e comprometia o início do serviço de hemodiálise. “Agora, temos que rezar para que os problemas burocráticos sejam sanados em breve a fim de que o trabalho seja retomado, já que o chefe de cada equipe e setor do Hospital já identificou os problemas para a equipe da SESPA que por sua vez deve resolvê-los”, concluiu o médico. Segundo Rodrigo, apenas 22 dos 120 leitos disponíveis pelo hospital regional estão ocupados.

Crônica de 4ª feira - Descendentes vitoriosos

Miguel Oliveira
Editor-Chefe

Não pude comparecer à solenidade de entrega do prêmio de Empresa do Ano conferido pela Associação Comercial e Empresarial de Santarém(ACES) ao Grupo CR, na última sexta-feira, mas há um fato que queria registrar de bom grado sobre aqueles que multiplicaram o que seus pais lhes legaram.
Antes que algum apressadinho interprete este texto como merchandising em favor dessa rede de supermercados, faço questão de explicar que, em que pese as relações comerciais que ligam este jornal ao Grupo CR, são reminiscências de minha infância o mote dessa crônica de quarta-feira.
Assim que retornei a Santarém, há cerca de 10 anos, como de costume, fui tomar um café com seu Cezar Ramalheiros, o pai. Nem me dava conta que a sociedade com o Sílvio tinha tido desfeita.
Hóspede de um hotel no centro avisei ao recepcionista que iria à padaria Progresso. Ele olhou-me mesmo que desconfiado e sussurrou:
-Agora é CR. Mudou de nome. O senhor precisa se atualizar.
Pus-me a caminhar pela Avenida Rui Barbosa e dobrei no canto - esquina para a maioria - da travessa dos Mártires. Logo alcancei a Galdino Veloso. Lá estava uma placa com os dizeres Panificadora CR. Mas observei no outro canto um detalhe me chamou atenção: o vistoso prédio do laboratório do Celso Matos, outro exemplo de filho que multiplicou o pouco ou o muito que seus pais lhe legaram em vida.
Mas logo fui notado, ainda na calçada, por Dona Alaíde:
- Meu filho, que surpresa. Soube que estás de volta à nossa cidade.
E com seu jeito alegre e falador dona Alaíde apontou em direção ao caixa, que mais parecia uma redoma:
- Lá está no Cezar, fala logo com ele.
Após os cumprimentos e as brincadeiras de praxe, não contive a curiosidade de perguntar sobre mudança de marca. Sabia que seu Cezar não gostava de falar sobre a partilha da antiga sociedade, mas ele naquele dia me surpreendeu-me com uma explicação contida.
-Estamos muito melhor agora. Precisas visitar o nosso CR da Cohab. Quem vive de passado é museu, ora pois!
Em meio ao atendimento de clientes que procuravam lanche àquela hora do dia, disse ao seu Cezar que seríamos vizinhos, o que acabou ocorrendo por quase quatro anos. Perguntei por Antônio Joaquim, meu colega de Dom Amando e por Cezarito, colega de meus irmãos Airton e Ana Maria.
-Antônio Joaquim está em Curuá-Una, mas o Cezarito é quem comanda agora o grupo Cr explicou, orgulhoso, seu Cezar.
Com o passar do tempo pude comprovar a evolução dos negócios dos filhos de seu Cezar enquanto, com tristeza, constatei que outros grupos empresariais familiares tinham ou estavam indo à bancarrota.
Cezarito ousou, acreditou no potencial de Santarém. Arriscou, inovou, esteve à frente de uma nova geração de empresário. Sua visão de futuro e o tino comercial de sua esposa Sônia fizeram que este casal imprimisse ao Grupo Cr a marca do sucesso.
Por isso, na oportunidade em que o Cezarito e Sônia recebem por seu Grupo CR o título de Empresa do Ano, faço com justiça esse registro de uma família que, em segunda geração, soube multiplicar os bens, ao contrário de muitos que dilapidaram a herança financeira e comercial que receberam de mão beijada de seus pais.
--------------
P.S: Viagens contínuas e declaração de imposto de renda da família inteira foram os motivos da ausência deste cronista nas duas últimas semanas.

Estatuto dos Garimpeiros será discutido na Comissão de Infra-Estrutura do Senado

Depois de ser aprovado na comissão de Educação do Senado, o Estatuto dos Garimpeiros será discutido novamente amanhã, dia 08, desta vez na comissão de Infra-estrutura do Senado.
O senador João Ribeiro, relator do Projeto de Lei da Câmara, 15, de 2008, que trata do estatuto, pedirá sua aprovação sem nenhuma alteração, como proposto pelo autor, o Executivo.
O estatuto vai reconhecer e regular a profissão do garimpeiro, uma luta de mais de 20 anos, além da instituição de políticas públicas para a área.

Maria do Carmo terá que considerar 4 PMDBs em Santarém

Observador da cena política santarena admite que são legítimas as pretensões da prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima (PT), de garantir e consolidar o apoio do PMDB à aliança que pretende formar para tentar a reeleição.
Mas é preciso, diz ele, considerar que o PMDB em Santarém está dividido em quatro grupos.O primeiro tem como expoente o deputado estadual Antônio Rocha, que não esconde sua vontade de emplacar seu filho José Antonio – que já exerceu o cargo de secretário de Transportes do município - na condição de vice na chapa que será encabeçada pela prefeita Maria do Carmo.
No segundo grupo, ainda de acordo o mesmo observador, desponta o ex-prefeito Ruy Corrêa, suplente de deputado, que estaria pouco interessado na chapa majoritária, mas tem grande interesse em eleger seu primo, o vereador Maurício Corrêa. Empresário e ex-vereador, Maurício foi candidato a vice-prefeito na chapa de Antônio Rocha em 2004.
No terceiro grupo, aparece o atual presidente da Câmara Municipal de Santarém, José Maria Tapajós, vereador há seis mandatos e que não pensa em outra coisa senão emplacar o sétimo.
Por fim, o quarto grupo segue o jurista Helenilson Pontes, que se preocupa com a formação da chapa majoritária e está defende, como é público e notório, uma candidatura própria do PMDB.
A conclusão do observador santareno: “Enfim, o PT corre o risco de levar apenas a legenda PMDB. Quanto à militância... Bem, esta vai seguir o seu rumo.”
(Fonte: Espaço Aberto)

Propaganda institucional 3 meses antes do pleito é proibido

Espaço Aberto:

No calendário eleitoral que está disponível no Espaço Aberto, há uma data, ou mais propriamente um lapso de tempo, um período que não está lá, mas que é dos mais relevantes. E todos precisam saber.
Trata-se do período em que a legislação eleitoral proíbe terminantemente propagandas institucionais do Poder Público, sejam prefeituras, sejam governos estaduais, seja o governo federal.
No caso, é preciso que todos fiquem atentos, muito atentos às prefeituras, sobretudo naquelas situações em que o prefeito disputa a reeleição, como é o caso de Duciomar Costa (PTB), em Belém, e em tantos outros municípios do Pará.
A Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, que estabelece normas para as eleições, tem um capítulo intitulado “Das Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Campanhas Eleitorais”. Agente público, para quem não sabe, inclui do presidente da República ao prefeito do menor e mais remoto município do País.
O artigo 73, no seu inciso VI, proíbe que, nos três meses que antecedem o pleito, os agentes públicos “autorizem publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta.”
A lei permite a publicidade apenas em casos de “grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral.
”O mesmo dispositivo também proíbe que três meses antes das eleições seja feita “transferência voluntária de recursos da União aos Estados e Municípios, e dos Estados aos Municípios, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados os recursos destinados a cumprir obrigação formal preexistente para execução de obra ou serviço em andamento e com cronograma prefixado, e os destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública.”
O agente público também não poderá, três meses antes das eleições, “fazer pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente, relevante e característica das funções de governo.”

Fla, sem torcida, estréia no Brasileiro contra o Santos

A torcida do Flamengo não poderá prestigiar a estréia do campeão carioca no Campeonato Brasileiro, no próximo domingo, contra o Santos, no Maracanã. O clube rubro-negro terá que cumprir punição imposta no ano passado pelo Superior Tribunal da Justiça Desportiva (STJD), devido a uma lata atirada no campo na partida contra o Grêmio, em 21 de outubro.
O STJD aceitou que o Flamengo não cumprisse a punição no último jogo da equipe no Maracanã pelo Brasileirão-2007, contra o Atlético-PR, em 25 de novembro, na penúltima rodada da competição.
A Diretoria de Competições da CBF confirmou que Fla x Santos, às 18h10m do dia 11, será disputado com portões fechados.
O clube rubro-negro confirmou a partida para o Maracanã. E sem público.
- Não há mais tempo hábil, de acordo com o regulamento, para mudarmos o local. Então, a partida está confirmada para o Maracanã e com portões fechados - diz o coordenador de arrecadação do clube, Flávio Pereira.
O duelo pode ser o primeiro de uma seqüência de três entre Flamengo e Santos. Se passarem pelas oitavas-de-final da Taça Libertadores, os dois clubes vão se enfrentatar na próxima fase da competição.
(Fonte: Globoesporte.com)

Estacionamento azul na Tapajós

A SMT quer implantar ainda este mês o estacionamento rotativo na avenida Tapajós, no trecho compreendido entre as travessas 15 de Novembro e dos Mártires, denominado 'Zona Azul'.

Resultado da quarta fase do concurso da PM deve sair hoje (2)

Diário Oficial de hoje não publicou relação da quarta etapa do concurso da PM.
Leia abaixo o edital.

DIÁRIO OFICIAL Nº. 31163 de 07/05/2008
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR
DIRETORIA DE PESSOAL

CONCURSO PÚBLICO PARA ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS PM/2007

EDITAL Nº 014 DO CONCURSO PÚBLICO Nº 003/PMPA
RESULTADO DA 4ª ETAPA – EXAMES DE APTIDÃO FÍSICA

O Governo do Estado do Pará, por meio da Polícia Militar do Pará (PMPA), representada por seu Comandante Geral CEL QOPM LUIZ CLÁUDIO RUFFEIL RODRIGUES, torna público que a relação dos candidatos APTOS, INAPTOS e ELIMINADOS POR FALTA na 4ª Etapa (Exames de Aptidão Física), por município pólo, no Concurso Público para Admissão ao Curso de Formação de Soldados PM/2007 (CFSD PM/2007), está disponibilizada no site da FADESP (www.fadesp.org.br), em sua sede no Campus Universitário da UFPA ou nos portões de acesso daquela universidade, bem como no quadro de avisos do quartel do Comando Geral da PMPA e nos quartéis da PMPA com sede nos municípios de Barcarena, Conceição do Araguaia, Monte-Alegre, Paragominas, Parauapebas, Tucuruí, Castanhal, Marabá, Altamira e Santarém.
A divulgação do resultado final será publicada em data oportuna no Diário Oficial do Estado do Pará (
www.ioepa.com.br).

UFPA desenvolve diesel verde de buriti

A busca por novas alternativas de energia, no Brasil, é cada vez mais freqüente. Na Universidade Federal do Pará, a pesquisa e o desenvolvimento de inovações nessa área são realizadas, entre outros, pelo Grupo de Catálise e Oleoquímica, do curso de Química da instituição - formado pelos pesquisadores Geraldo Narciso da Rocha Filho, José Roberto Zamian, Carlos Emmerson Ferreira da Costa e Heronides Adonias Dantas Filho. “Craqueamento Catalítico de óleo de Buriti” é o mais novo projeto em andamento. Consiste em produzir combustível semelhante ao petróleo, só que gerado a partir da quebra de moléculas de óleo vegetal, no caso o óleo de Buriti.
Leia mais aqui.

Resultado da quarta fase do concurso da PM deve sair hoje

Deveerá ser divulgado hoje a resultado da quarta e última fase do concurso público da Polícia Militar do Pará, realizado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). Esta etapa consiste do exame de aptidão física. São 1.700 vagas para soldado e mais 100 para Oficial. Os candidatos podem conferir o resultado no Diário Oficial do Estado do Pará e no site da fundação (www.fadesp.org.br).
O resultado final deve ser divulgado até o final de maio.

Bancada estadual do PSDB não quer Jatene candidato

Do Espaço Aberto:

O ex-governador Simão Jatene (PSDB) não está sozinho em sua resistência em aceitar a missão de disputar a Prefeitura de Belém na eleição de outubro próximo.Ao contrário de deputados federais e senadores do partido, que pressionam Jatene a disputar o pleito de outubro, a bancada tucana na Assembléia Legislativa do Estado é maciçamente contrária a que o ex-governador entre na disputa.
E quais as alternativas consideradas pelos deputados estaduais tucanos? São duas.Uma delas é o PSDB coligar-se com o PTB do prefeito Duciomar Costa. Nesse caso, é óbvio, os tucanos indicariam o candidato a vice.
A outra alternativa seria uma coligação com o DEM. Nesse caso, entretanto, não haveria definição quem seria o cabeça de chapa, se a ex-vice-governadora Valéria Pires Franco, se um candidato do PSDB.
Em meio a pressões e contrapressões internas, Jatene vai levando. Ou vai remando, para ficar com imagem condizente com a pesca, um dos esportes prediletos do ex-governador.

DNIT promete edital da Br-163 para maio

Kid dos Reis

O governo federal, através do Ministério dos Transportes e do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) lançará, até o final maio, o edital para contratar empresas ou consórcio especializados para obras de implantação e pavimentação de 788,98 quilômetros na Rodovia BR 163, que liga Mato Grosso ao Pará nos municípios de Itaituba e Santarém. A decisão foi tomada ontem (6), após audiência pública realizada ontem na sede do Dnit no Pará, que contou com a presença dos gestores do Departamento Nacional Sebastião Donizete de Souza, coordenador Geral de Cadastro e Licitação, João Bosco Lobo, Superintendente Regional da instituição no Pará, Ângela Parente, coordenadora geral de Meio Ambiente, Mauro Ernesto Campos Lima, coordenador de Construção, Lecir Fernandes Campos Lima, do Sistema de Convênio (Siscon), do deputado federal Zé Geraldo (PT-Pará), além da presença de lideranças empresariais e membro da sociedade civil.
De acordo com o coordenador de Construção do DNIT, Mauro Ernesto Campos Lima, “ agora o asfaltamento sai e os recursos estão garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que faz a diferença. A audiência pública procurou atender ao disposto no artigo 39 da Lei nº 8.666, que objetiva dar conhecimento para toda a sociedade sobre a concorrência pública e evitar qualquer tipo de desinformação sobre o empreendimento”, destacou.
De acordo com Mauro Ernesto serão licitados 788,98 quilômetros, subdivididos em 8 subtrechos. Ele cita, como exemplos, alguns dos subtrechos: o primeiro possui 102,30 km, que representa da divisa do Mato Grosso e o Pará até o Igarapé 13 de Maio, na divisa de Novo Progresso com Altamira. O segundo trecho possui 70,90 km de Salto de Curuá até a divisa de Altamira com Novo Progresso. A terceira etapa envolve 67,30 km e vai de Castelo dos Sonhos a Vila Alvorada da Amazônia. O quarto subtrecho vai de Vila do Sol a Novo Progresso, com uma extensão de 68 km.
“A estimativa de gasto do governo no empreendimento é de aproximadamente R$ 960.747.237, 56 milhões.
A modalidade é concorrência sob regime de empreitada por preço unitário e o tipo de licitação será o de menor preço com metodologia de execução e até o começo de maio o edital já estará em publicado”.

Maria seria inelegível

Advogados consultados por este site arriscam um palpite incômodo para a prefeita Maria do Carmo.
A prefeita de Santarém não teria condições de elegibilidade pelo fato de Maria do Carmo, que é promotora de justiça, não poder ter filiação partidária, um dos principais requisitos para registro de candidatura.
A não ser que Maria renuncie à carreira no MP estadual.

Pacto político

O médico Nélio Aguiar e o advogado Helenilson Pontes firmaram um pacto nestas eleições.
Vão estar juntos no palanque.
Como coligados ou apoiadores um do outro.

Manchetes da edição de quarta-feira de O Estado do Tapajós

FUNERÁRIAS SE APOSSAM DO SEGURO DPVAT

GREVE DEIXA ALUNOS SEM AULAS EM SANTATÉM

NOVO HORÁRIO VAI MUDAR HÁBITOS

BARCOS USAM PRAIA DA MARIA JOSÉ PARA BURLAR FISCALIZAÇÃO DA MARINHA

PASSAGEM FLUVIAL PODE SUBIR POR CAUSA DO AUMENTO DO ÓLEO DIESEL

30% DA FROTA DE VEÍCULOS DE SANTARÉM ESTÃO IRREGULAR

UTI MÓVEL AGUARDA TREINAMENTO DE MÉDICOS PARA PODER FUNCIONAR

LAURA ROSSETI ENVIA EQUIPES PARA RESOLVER PENDÊNCIAS DO HOSPITAL REGIONAL

DIREITOS HUMANOS SERÃO INCLUÍDOS NOS CONCURSOS DO PARÁ