quarta-feira, 7 de maio de 2008

DNIT promete edital da Br-163 para maio

Kid dos Reis

O governo federal, através do Ministério dos Transportes e do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) lançará, até o final maio, o edital para contratar empresas ou consórcio especializados para obras de implantação e pavimentação de 788,98 quilômetros na Rodovia BR 163, que liga Mato Grosso ao Pará nos municípios de Itaituba e Santarém. A decisão foi tomada ontem (6), após audiência pública realizada ontem na sede do Dnit no Pará, que contou com a presença dos gestores do Departamento Nacional Sebastião Donizete de Souza, coordenador Geral de Cadastro e Licitação, João Bosco Lobo, Superintendente Regional da instituição no Pará, Ângela Parente, coordenadora geral de Meio Ambiente, Mauro Ernesto Campos Lima, coordenador de Construção, Lecir Fernandes Campos Lima, do Sistema de Convênio (Siscon), do deputado federal Zé Geraldo (PT-Pará), além da presença de lideranças empresariais e membro da sociedade civil.
De acordo com o coordenador de Construção do DNIT, Mauro Ernesto Campos Lima, “ agora o asfaltamento sai e os recursos estão garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que faz a diferença. A audiência pública procurou atender ao disposto no artigo 39 da Lei nº 8.666, que objetiva dar conhecimento para toda a sociedade sobre a concorrência pública e evitar qualquer tipo de desinformação sobre o empreendimento”, destacou.
De acordo com Mauro Ernesto serão licitados 788,98 quilômetros, subdivididos em 8 subtrechos. Ele cita, como exemplos, alguns dos subtrechos: o primeiro possui 102,30 km, que representa da divisa do Mato Grosso e o Pará até o Igarapé 13 de Maio, na divisa de Novo Progresso com Altamira. O segundo trecho possui 70,90 km de Salto de Curuá até a divisa de Altamira com Novo Progresso. A terceira etapa envolve 67,30 km e vai de Castelo dos Sonhos a Vila Alvorada da Amazônia. O quarto subtrecho vai de Vila do Sol a Novo Progresso, com uma extensão de 68 km.
“A estimativa de gasto do governo no empreendimento é de aproximadamente R$ 960.747.237, 56 milhões.
A modalidade é concorrência sob regime de empreitada por preço unitário e o tipo de licitação será o de menor preço com metodologia de execução e até o começo de maio o edital já estará em publicado”.

Nenhum comentário: