quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Cheia e vazante põem em xeque persistência dos ribeirinhos



Cilícia Ferreira
Repórter


O aquecimento global parece ser um assunto distante e presente somente nas manchetes internacionais. Porém, os efeitos devastadores podem ser notados e vivenciados pelos ribeirinhos da Amazônia. É impensável, por exemplo, imaginar que no meio da maior bacia hidrográfica do mundo a falta de água potável seja um problema, por causa de cheias e secas inversamente proporcionais em sua dimensão.

Mas, infelizmente, as comunidades ribeirinhas convivem com a escassez de água potável. E não somente isso, imaginar também que as pessoas usam os leitos dos igarapés secos como ruas andando quilômetros de suas comunidades até a beira do rio. Problemas como esses impactam consideravelmente o estilo de vida dos comunitários da várzea durante o verão amazônico - período de descida dos rios.

O Estado do Tapajós esteve no Igarapé do Costa, comunidade alvo da aceleração da seca, para observar as dificuldades enfrentadas pelos moradores daquela região. E registrou os efeitos da última enchente, quando dezenas de casas fixaram destruídas pela enchente e temporais.
A comunidade fica localizada em meio a uma restinga cercada de lagos e igarapés, na região do Pacoval e Aramanaí, na região do rio Amazonas. O nome do igarapé que banha a comunidade é o mesmo que a denomina.

A viagem até a comunidade leva aproximadamente uma hora de lancha pelo Rio Amazonas, levando em consideração o período do ano, pois é necessário fazer a volta pela ponta do Urubuquaquá, passando pelas áreas do Lago do Aramanaí até chegar à Costa do Lago, onde as embarcações atracam. Na época da enchente o trajeto até Santarém é mais rápido, através dos furos da ilha onde se localizam Fátima do Urucurituba e Arapemã.

Da beira do rio até a última casa da comunidade são 12 quilômetros de distância. Sendo que, até o início do igarapé são cerca de um quilômetro de terra seca. O transporte dos moradores e de mercadorias é feito por um caminhão mantido pela Prefeitura de Santarém desde 1997. Quando ocorre o atolamento do veículo os moradores fazem o trajeto a pé. O solo é barrento, úmido próximo aos lagos, ficando em alguns pontos rachados por conta da seca, formando uma espécie de mosaicos no chão.

Leia a matéria completa aqui

Banhistas reclamam de excesso de limo nas praias de Santarém

Miguel Oliveira
Repórte
r

Nas últimas semanas, a presença de uma espécie de alga, conhecida popularmente como limo, de cor esverdeada, vem afugentando os banhistas que procuram as praias da margem direita do rio Tapajós, em Santarém e Belterra. O limo nada mais é do que a cianobactéria, embora nem todo o limo contenha esse tipo de bactéria.

Os banhistas reclamam que o limo é decorrência da poluição das praias e dos rios, mas o professor Miguel Borghesan, que faz parte do grupo de estudos de águas doces em Santarém e que edita o Jornal das Águas, diz que a presença das cianobactérias pode ser causada por material orgânico em decomposição no fundo dos rios, como troncos de árvores, folhas e peixes. "Há um processo natural de assoreamento das margens do rios e isso pode estar provocando esse desequilíbrio ecológico", explicou Borghesan.

Segundo a professora Rosane Aguiar, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), as cianobactérias são extremamente boas para a vida aquática, elas produzem oxigênio e servem de alimento para peixes, alevinos e moluscos, porém, o aumento da poluição dos rios, através de resíduos que são prejudicais ao meio ambiente está levando estas bactérias a se reproduzirem de forma excessiva.

De acordo com a professora, a presença de fósforo e nitrogênio nas águas contribui para a proliferação destas bactérias. "As cianobactérias não são problemas quando não se encontram em quantidade excessiva, mas quando há muita acaba formando florações que produzem toxinas nocivas para pessoas e até mesmo para os animais aquáticos" destacou.

Quando há toxinas nas florações, o contato com as bactérias pode causar coceiras, irritações na pele e olhos e conjuntivite. No caso de ingestão da água contaminada os efeitos podem ser de problemas estomacais, vômitos, diarréias e até óbito se uma quantidade excessiva for ingerida.

A professora recomenda que as águas que estiverem com presença substâncias esverdeadas não devem usadas por banhistas, apesar de nem todas serem nocivas, em alguns casos, os limos são apenas substâncias derivadas de algas. "O banhista deve evitar por que na hora não há como distinguir onde há floração de cianobactérias e onde não há. Aquela água verde não é aconselhável para banhistas".

Rosane explica que isto não deve ser motivo para afugentar os turistas da região das praias, mas que algum órgão do governo deve se responsabilizar pelo monitoramento das águas periodicamente em todos os balneários da região e informar aos banhistas onde o banho não é aconselhável, como já acontece em alguns estados brasileiros.

No caso dos banhistas, pescadores ou população ribeirinha encontrar resíduos verdes em grande quantidade nas águas devem comunicar imediatamente algum órgão do governo.
(Foto: Grasiella Botelho)

O turismo e os megaeventos esportivos

Adenauer Góes

Faltam menos de cinco anos para o país receber a Copa do Mundo e menos de sete para as Olimpíadas de 2016, as discussões a respeito da infra-estrutura das cidades sedes começam a tomar forma. O trânsito, o estado dos aeroportos e a rede hoteleira, são os principais pontos a ser levados em consideração.Estes investimentos precisam levar em conta fundamentalmente a população residente local.

A 8ª Bienal Internacional de Arquitetura realizada no Parque Ibirapuera em São Paulo recentemente iniciada em 31 de outubro e que se prolongará até 6 de dezembro, terá como tema principal a qualificação urbana de áreas degradadas em centros urbanos a partir da realização de megaeventos. Reunirá arquitetos de todo o Brasil e do exterior debatendo os projetos das 12 cidades sedes.Um problema comum a todas estas áreas urbanas por exemplo, é a questão da mobilidade e como desenvolver soluções que propiciem alternativas rápidas e de qualidade entre os pontos urbanos importantes e de grande fluxo.

A importância do profissional de arquitetura na busca pela otimização dos espaços em sintonia fina com a sustentabilidade e o meio ambiente será destaque nos equipamentos que serão construídos em função dos megaeventos esportivos e que posteriormente serão integrados a rotina da cidade conferindo-lhe qualidade ao espaço urbano e á vida das pessoas que nela residem permanentemente.

Os cases internacionais serão apresentados, em particular os da Alemanha e de Pequim cujos representantes dividirão as experiências de anfitriões nas últimas Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas, respectivamente. Porém o case mais famoso e mais debatido como exemplo mais diferenciado, é o da cidade de Barcelona que soube de maneira muito especial aproveitar os recursos dos Jogos Olímpicos de 1992 e transformar a cidade de tal forma que passou a servir de modelo de mudança infraestrutural e de produção imobiliária,que com rara competência juntou em perfeita sintonia os interesses do esporte com os da população local na qualidade que os espaços públicos devem ter.

O turismo comprova mais uma vez sua sintonia com o esporte e terá rara oportunidade para dar um passo gigantesco á frente, quer pela maciça divulgação global, quer pela construção de infra-estrutura especifica pública e privada, podendo melhorar em muito seus serviços, é importante frisar que todas as atividades produtivas serão beneficiadas.


O brasileiro não está acostumado a planejar seus espaços de convivência urbana com visão de curto, médio e longo prazo, nosso perfil ainda é muito mais o de fazer as coisas a toque de caixa como se diz no popular, mas é inquestionável que precisamos destes megaeventos para romper com alguns paradigmas. Somos sim capazes e vamos demonstrar isto na prática, temos competência e capacidade de superar desafios, além daquele já famoso jeitinho brasileiro, logicamente que passaremos alguns sufocos, mas no final Deus mostrará mais uma vez sua simpatia por este povo e Jesus Cristo abençoará a todos do alto do Corcovado.

adenauergoes@gmail.com

Mais de 50 por vaga concorrem para medicina na Uepa em Santarém

As provas da primeira e segunda etapa do Prise da Uepa serão realizadas nos dias 29 e 30 de novembro, em sete locais diferentes de Santarém.

O curso mais procurado é medicina, que terá a concorrência de 51 candidatos para uma vaga.

A Uepa ofecere 40 vagas de medicina para ingresso escalonado na instituição( 20 por semestre).

Coincidência?

Lúcio Flávio Pinto

Primeiro foi o Águia, de Marabá, que se destacou. Mas seu brilho, que começou intenso, se eclipsou antes que tivesse realizado alguma façanha histórica. Agora é o São Raimundo, de Santarém, que começou sem força e foi crescendo, até consumar um feito sem paralelo na história do futebol interiorano do Pará.

Será por mera coincidência que Marabá e Santarém lideram dois movimentos pela separação territorial do Estado das suas regiões oeste e sul? Será também por acaso que se saíram muito melhor do que os grandes times da capital, fazendo o inverso do que eles vinham fazendo, que é valorizar a prata da casa? A demonstração de força que deram e a manifestação de auto-estima pode ser um sinal de novos tempos?

Assuntos para meditação. E, se possível, ação.

O goleador paraense

Lúcio Flávio Pinto

Octávio Moraes não recebeu, em sua terra natal, o registro que merecia ao morrer, no dia 19 de outubro, no Rio de Janeiro, por causa de complicações que se seguiram à queda e quebra do fêmur, em seu apartamento. Octávio era irmão de Eneida, uma das mais conhecidas escritoras que o Pará já teve (além de muitos outros títulos, creditados ao seu modo de viver, vibrante e participativo).

Mas a fama de Octávio não resultou por gravidade da irmã famosa, que também estabeleceu seu reduto na antiga capital federal. Ele foi o sétimo maior artilheiro do Botafogo: fez 174 gols em 200 jogos pelo alvi-negro, inclusive o que decidiu, em 1948, a partida e o campeonato contra o “expresso da vitória”, como era conhecida a máquina de triturar adversários do Vasco da Gama, no auge do seu poderio.

O Botafogo colocava fim a um jejum de 12 anos sem levantar o troféu, graças a Octávio, que no ano seguinte foi campeão sul-americano e, só por um azar (ou sorte), ficou de fora da seleção brasileira que perdeu a Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai.

Em 1953, depois de 12 anos a fazer gols pelo Botafogo e ser considerado um dos melhores centroavantes do futebol brasileiro, Octávio pendurou as chuteiras. Passou a se dedicar à arquitetura, ao Jornal do Brasil, à Associação Garantia ao Atleta Profissional, da qual foi presidente, e a criar um dos esportes mais identificados com o espírito praiano do Rio, o futevôlei. Inquieto e ativo até o final da vida. Marca de família.

Dinheiro enjeitado

Uma ponte no Mojuí dos Campos.

Uma verba de R$ 170 mil na conta da Sefim.

Uma obra beneficiária de emenda parlamentar.

Um secretário municipal fantasma que não quer gastar o dinheiro porque acha a verba pequena demais.

Um outro secretário que está botando o dedo no suspiro.

Um povo prejudicado pela divisão do butim.

Mercadores de problemas

Os ouvidos da prefeita Maria do Carmo já ardem há muito tempo por causa da demora e da polêmica a respeito das obras de reforma dos mercados Modelo e Municipal que se arrastam há mais de um ano.

Nos arredores dos mercados o que mais se fala são venda de localidades, boxes apertados, privilégios a apaniguados políticos, sem contar a inexistente rampa de acesso ao terraço e o monstrengo construido para servir de escada.

Será que a prefeita está fazendo ouvido de mercadora?

Minha casa, meu conforto

Embora não tenha construído uma única casa, a secretaria municipal de habitação já ocupa um moderno prédio, localizado na rua Ismael Araújo, no bairro do Santíssimo.

Salão do Livro homenageará Ruy Barata


O grande homenageado do II Salão do Livro este ano em Santarém será o escritor e compositor Ruy Barata. Na programação diversas atividades vão dar ênfase à vida e à obra desse paraense que se tornou um expoente da cultura do Estado. Haverá peças teatrais, palestras, coreografias, poesias e musicais baseadas na obra do Ruy Barata.
A abertura do II Salão do Livro do Oeste do Pará será no dia 23. O Parque da Cidade será o local da intensa programação. Diversos espaços estarão sendo estruturados para as atividades do evento. A solenidade de abertura começa às 18h com atividades culturais e pronunciamento das autoridades municipais e estaduais que estarão presentes.
A partir do dia 24 até o dia 29 de novembro será desenvolvida uma programação diária das 8h30 as 23 horas, com oficinas, palestras, atividades esportivas e culturais, exposições, sessões de cinema, encontros literários, lançamento de livros e atrações musicais. Todas as ações serão voltadas para estudantes, professores, acadêmicos e público em geral. Também haverá momentos específicos de conversa com a juventude numa atividade denominada “Fala Sério”, que vai tratar de assuntos ligados à realidade do jovem.
(Fonte:PMS. Foto: Ronaldo Ferreira/Arquivo/Divulgação)

Fogo em balsas aumenta insegurança jurídica

Olavo das Neves fez um comentário sobre a postagem "As imagem da madeira em chamas no rio Arapiuns":

É muito triste ver uma região e seu povo sendo usado como massa de manobra incitada a atos de barbaria como esta.
A insegurança jurídica que estas ações desencadeiam são sentidas por todos nós através de um efeito em cadeia.
E é de impressionar a passividade das autoridades de todas as esferas que sequer levantam a voz para condenar este tipo de ação, muito menos punir os responsáveis.
Depois do protesto criminoso de interdição da via de acesso ao aeroporto, era só o que faltava.
Onde vamos parar?

Trabalhadores rurais se comprometem a evitar atos violentos

No AMAZÔNIA:


Acabou, por volta das 20 horas de ontem, a reunião entre representantes do governo do Estado e do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Entre outros pontos acordados, o MST se comprometeu a desmobilizar seus acampamentos e a não ocupar mais rodovias no Pará, nem investir contra o patrimônio de fazendas ocupadas, como forma de fazer avançar as negociações visando melhorias para os assentados.
'O acordo é uma vitória do governo, e deve trazer tranquilidade para as regiões sul e sudeste do Pará', afirmou o assessor da Casa Civil da Governadoria, Fábio Assunção, presente ao encontro.
O ouvidor Agrário Nacional, Gercino José da Silva, afirmou que 'a busca pela implementação da reforma agrária deve ser feita dentro da legalidade, sem matança e nem furto de gado, sem desmanchar cercas, sem armas, sem bloqueio de estradas, sem colocar fogo no pasto e sem cercear o direito de ir e vir dos trabalhadores das fazendas'.
Concordando com o ouvidor, o representante do MST, Eurival Martins de Carvalho, conhecido por 'Totô', declarou que o Movimento 'identificou algumas pessoas acampadas que praticam furtos e roubos, e os está entregando para que a Polícia Civil tome as medidas cabíveis.'
Processos - Na reunião, representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Instituto de Terras do Pará (Iterpa) se comprometeram a agilizar os processos que visam a retomada de terras públicas 'griladas', com o objetivo de criar novos assentamentos. O presidente do Iterpa, José Heder Benatti, citou o caso da Fazenda Peruano, localizada no município de Eldorado do Carajás, onde a parte pública pertencente ao Estado poderá ser transformada em assentamento estadual. Gercino da Silva se comprometeu a dialogar com a Justiça Federal para agilização deste caso.