segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Boto mergulha no plenário da Assembléia Legislativa do Pará

Foto; Elias Santos

Por ocasião da sessão alusiva ao dia mundial do turismo, realizada hoje de manhã, pela Assembléia Legislativa do Pará, o grupo coreográfico do Boto Tucuxi,  bicampeão do festival dos botos do Çairé de Alter do Chão, fez uma apresentação aos deputados e convidados.

Helicóptero do Ibama cai e deixa um ferido em Itaituba

Jota Parente
Um Helicóptero do IBAMA caiu às 15 horas de hoje no bairro da Paz, em Itaituba.
 
O aparelho caiu entre o templo da Igreja Assembléia de Deus e uma residência. Uma pá chegou a atingir o templo e outra a residência. Ninguém se encontrava no local.
 
Dois pilotos e um mecânico ocupavam o helicoptero. Apenas o mecânico foi conduzido por uma ambulância do SAMU para o Hospital Municipal, machucado. Os dois pilotos saíram ilesos do acidente.
 
Tudo indica que houve muita perícia do piloto que conduzia o aparelho, pela localização em que a queda aconteceu. Os danos materiais foram grandes, pois o helicóptero ficou bastante danificado.

E a luz se foi...mais uma vez

Os vereadores de Santarém discutiam, hoje de manhã, uma maneira de enquadrar a Celpa por causa dos constantes desligamentos de energia na cidade quando faltou luz no plenário de Câmara, cancelando a sessão.

Segurança na mineração


A Mineração Rio do Norte (MRN) aparece no ranking de segurança no trabalho das mineradoras como uma das empresas mais seguras do Brasil. 

O levantamento é da pesquisa anual realizada pela revista Minérios & Minerales. 

A MRN empresa aparece entre as três primeiras. Cerca de 60 minas brasileiras participaram da pesquisa.(Fonte: Ascom MRN)

A pergunta da semana


Enviada pelo leitor Antenor Giovaninni:
Por que uma grande empresa da área de construção e que estava praticamente acertada que iria montar uma fábrica de cimento em Santarém, gerando cerca de 500 empregos diretos, já nos descontos , resolveu não mais investir em nossa cidade, optando por Manaus?

Alguém saberia dizer os reais motivos?

Capa da edição impressa de 24 de setembro de O Estado do Tapajós

Paissandu vence e já é líder do grupo E


Do Blog do Gerson Nogueira




Com um gol de Rafael Oliveira aos 42 minutos do segundo tempo, o Paissandu derrotou o América (RN) na tarde deste domingo, no estádio da Curuzu. Foi a estreia do Papão na segunda fase da Série C e o resultado coloca o representante paraense isolado em primeiro lugar na chave E. O jogo teve maior posse de bola do Paissandu ao longo dos dois tempos, mas com pontadas perigosas do visitante, que esteve perto de abrir o marcador em pelo menos três oportunidades. Do lado do Paissandu, o ataque abusou de perder gols no primeiro tempo, com Rafael, Josiel e Juliano disparando em cima do goleiro Fabiano. Os mesmos problemas de articulação dos tempos de Roberto Fernandes voltaram a assombrar a equipe, principalmente porque Sandro foi figura apagada na organização de jogadas. Daniel compensava com uma excelente atuação, tanto nos desarmes quanto na reposição de bola.
Como o meio-de-campo não rendia, Edson Gaúcho o começo da etapa final para fazer as substituições de Luciano Henrique por Tiago Potiguar, Sandro por Robinho e Josiel por Héliton. Como sempre ocorre nessas situações, o Paissandu melhorou e ganhou em velocidade, passando a buscar mais jogadas de linha de fundo. Em dois lances antes do gol, Héliton cruzou bolas rasantes que a defesa do América tirou com dificuldades.



Acontece que o tempo foi passando, o adversário ameaçando nos contra-ataques - Max desperdiçou duas grandes chances – e o desespero foi tomando conta dos alvicelestes, que passaram a arriscar chutes de longe, sem maior perigo. O gol salvador veio através de um cruzamento à meia altura de Sidny para o interior da área potiguar. O zagueiro falhou ao tentar rebater e Rafael Oliveira ficou livre para estufar as redes.

Aos 44 minutos, um último susto: Max errou o cabeceio na pequena área em cruzamento alto feito por André. (Foto 1: CEZAR MAGALHÃES; foto 2: MÁRIO QUADROS/Bola)

Prefeitura de Santarém descumpre convênio firmado com o governo do estado do Pará

Máquinas pesadas, que compõe uma patrulha mecanizada, fruto de convênio firmado pelo governo do estado do Pará com a Prefeitura de Santarém, e  que foram destinadas para atuar na zona rural do município(planalto) na recuperação e abertura de ramais e manutenção de rodovias, estão sendo usadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para os trabalhos na zona urbana. 
 
Segundo o vereador Henderson Pinto até o momento a patrulha mecanizada não foi usada para a recuperação sequer de um metro de ramal no município., embora o termo de cessão seja muito claro. A cláusula segunda, diz que "as máquinas serão utilizadas na recuperação de estradas, visando o melhoramento do acesso e desenvolvimento do escoamento da produção agrícola do município".
“No parágrafo segundo, dessa mesma cláusula, diz o seguinte: que a contra partida do município nessa cessão, seria também contribuir na recuperação das rodovias estaduais, dentro do limite territorial de Santarém e também em Mojui dos Campos, trata-se das nossas PAs, que não são pavimentadas”, observa o vereador.
 
Henderson lamenta que o governo municipal não levando as máquinas para utilização na área rural, deixa o secretário municipal de agricultura de mãos atadas, por não ter como atender a demanda da recuperação dos ramais e o escoamento da produção fica prejudicado. O parlamentar define que somente o município de Mojui dos Campos tem um poder de produção na ordem de 80% e Santarém 20%. “Isso justifica que não tem por que as máquinas permanecerem na cidade, elas tem que ser destinada ao interior para cumprir a sua finalidade”, argumenta.(Fonte: Ascom/Câmara de Santarém)