quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Carreata de Jader Barbalho em Belém

Foto: Zinda Nunes

Depois de chegar a Belém, Jader Barbalho segue em carreata pelas ruas da cidade rumo à sede do partido, onde uma grande festa o aguarda. O senador é acompanhado por Helder, prefeito de Ananindeua, Jader Filho, diretor do Diário do Pará e Almir Gabriel que foi recepcionar o senador. Durante discurso, ainda no aeroporto,  o senador agradeceu muito a vitória ao povo.

A carreata seguirá pelo seguinte trajeto: avenida Julio César, av. Pedro Álvares Cabral, Dr. Freitas, av. Pedro Miranda, Alcindo Cacela, Antônio Barreto, Doca, Boaventura, av, Generalíssimo Deorodo, av. Conselheiro Furtado, Serzedelo Correa e Rua Mundurucus, na sede do partido.

A carreata contará com o apoio de 4 batedores da Ctbel e de viaturas da Polícia Militar. Na sede do partido, mais agentes da Ctbel e policiais garantirão a segurança do evento e fluidez do trânsito. No diretório, uma grande festa aguarda Jader.
O senador Jader Barbalho chegou a Belém por volta das 16h30 desta quinta-feira (15). Membros do PMDB e caravanas de vários municípios lotaram o Aeroporto Internacional de Belém para acompanhar a chegada. O ex-governador Almir Gabriel também foi recepcionar o senador.
POSSE

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) confirmou para segunda-feira (19), a diplomação do senador Jader Barbalho. A diplomação acontecerá às 8h30 da manhã, na sede do TRE/PA. Jader Barbalho foi eleito em 2010 com cerca de 1 milhão e 800 mil votos.

(DOL)

UFOPA reabre inscrições para o processo seletivo 2012


A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) prorrogou o prazo para as inscrições no processo seletivo 2012. Gratuitas, as inscrições serão realizadas até a próxima segunda-feira, dia 19 de dezembro de 2011, no endereço eletrônico http://www.ufopa.edu.br/processoseletivo2012. “Prorrogamos as inscrições devido à solicitação de alguns municípios do Oeste do Pará, que tiveram problemas de acesso à internet”, explica o Pró-reitor de Ensino da UFOPA, Prof. Dr. José Antônio de Oliveira Aquino.
Os candidatos devem ficar atentos para os procedimentos de inscrição on line, que envolvem duas etapas: cadastro e registro do candidato. O primeiro passo é o cadastro no sítio da UFOPA, usando o número do CPF e uma senha. Em seguida, é necessário entrar novamente na página da inscrição, usando o número do CPF e a senha escolhida, para o preenchimento do registro do candidato. Somente após a finalização do registro é que o candidato estará efetivamente inscrito no processo seletivo da UFOPA.
Seleção - Para o para o preenchimento das vagas ofertadas para 2012, a UFOPA utilizará o resultado do ano de 2010 ou 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a ser indicado, pelo candidato, no momento da sua inscrição. De acordo com o Edital nº 22, de 24 de outubro de 2011, que rege o processo seletivo 2012, serão admitidos, em primeira chamada, os 1.150 inscritos melhor classificados pelo ENEM, com notas superiores a zero nas provas objetivas e de redação.
A classificação dos candidatos será feita em ordem decrescente da média obtida no resultado do ENEM. Em caso de empate, a classificação dos candidatos obedecerá sucessivamente aos seguintes critérios: maior nota em redação; idade do candidato (será classificado o candidato de maior idade cronológica).
O processo seletivo habilitará para admissão à UFOPA no seu semestre inicial, intitulado Formação Interdisciplinar I, comum e obrigatório a todos os ingressantes em nível de graduação, que será ministrado pelo Centro de Formação Interdisciplinar (CFI). As vagas serão distribuídas igualmente nos turnos matutino, vespertino e noturno. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar o turno por ordem de preferência, válida somente para o primeiro semestre interdisciplinar.
Novos cursos – A partir do próximo ano, a UFOPA contará com 34 cursos de graduação, distribuídos nos seus cinco institutos temáticos. O Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) ofertará os bacharelados interdisciplinares em Agroecologia e Biotecnologia, e os bacharelados específicos em Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal e Farmácia.
O Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) contará com os bacharelados interdisciplinares em Ciência e Tecnologia, Ciências da Terra e Tecnologia da Informação; e os bacharelados específicos em Geologia, Geofísica, Engenharia Física e Ciências da Computação.
O Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) também ofertará três bacharelados interdisciplinares – Ciências Biológicas, Ciência e Tecnologia das Águas, Gestão Ambiental – e cinco bacharelados específicos: Biologia Aquática, Biologia Vegetal, Engenharia de Pesca, Engenharia de Aquicultura e Engenharia Sanitária Ambiental.
O Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) contará com os bacharelados específicos em Antropologia, Arqueologia, Direito, Ciências Econômicas e Planejamento e Desenvolvimento Regional. Outra novidade é o bacharelado interdisciplinar em Etnodesenvolvimento.
Além das licenciaturas integradas em Biologia e Química, Matemática e Física, Português e Inglês, História e Geografia, o Instituto de Ciências da Educação (ICED) ofertará três novos cursos: licenciatura em Ciências, licenciatura em Informática Educacional e o bacharelado integrado em Pedagogia e Psicopedagogia. Comunicação/UFOPA

Edição impressa de 10 de dezembro de O Estado do Tapajós - Formato PDF

Vicente Sales, o múltiplo e único


Lúcio Flávio Pinto
Articulista de O Estado do Tapajós

Só quando já estava de volta a Brasília, Vicente Salles leu a mensagem que lhe enviei parabenizando-o pelos 80 anos. data que comemorou recebendo título honorífico que a Universidade Federal do Pará lhe concedeu, no dia 2.
Minha mensagem foi a seguinte: Antecipo-me à festa que a Amazônia justamente fará para comemorar a felicidade e o fado de vê-lo chegar aos 80 anos de uma vida excepcionalmente lúcida e produtiva. Poucas pessoas fizeram tanto quanto você para abrir nossos olhos para compreender a nossa região, tratá-la melhor e exaltá-la à altura do seu merecimento. Muito obrigado, em particular, pelas tantas lições que me deu, ao escrever ou ao simplesmente viver como um caboco altaneiro e justo. Muita saúde e muitos anos mais de vida, para desfrute e alegria de nós todos”.
A resposta de Vicente é a melhor descrição que alguém podia fazer sa festa que a UFPA, com tanto acerto e felicidade, preparou em reconhecimento ao doutor honoris causa e mestre emérito que Vicente efetivamente é. Com sua inesgotável generosidade e compreensão perdoando minha ausência por motivo de força maior, escreveu:
“Sei de suas inúmeras tarefas e em especial da luta para botar o Jornal Pessoal na rua. Adquiri a bela edição de "Tucuruí a barragem da ditadura" e vi os intensos combates pela divisão do Pará e fiquei pensando novamente em Dom Quixote e na ilha sonhada por Sancho...
A festa na Universidade foi bonita. Começou com um conjunto musical de Bragança, houve discursos e terminou apresentações de diversos conjuntos, do cantochão, do coro de meninos da periferia, até com o solo de uma netinha do Isoca, e tudo terminou com os quilombolas do baixo Tocantins. Entre os músicos do quilombo um surpreendente banjo feito com lata de goiabada e cordas de linha de pescar... Bela lição para os meninos do barulho que têm dinheiro para comprar equipamentos eletrônicos da última geração. Merecia registro essa contrafação da indústria cultural, mas hoje já não ando com os equipamentos de pesquisador.
E foi lançado o CD+DVD com registro de bandas de música da capital e do interior, projeto que sonhei em l996, quando diretor do Museu da UFPA e executado sob o comando de Margaret Refkalefsky.E entreguei à diretora da gráfica da UFPA os originais do primeiro volume de "Traços e Troças", a memória do nosso humor. Rir faz bom sangue, receitou o nosso dr. Hesketh Conduru...
Grato mais uma vez e vai o abraço do caboclo velho. Vicente + Marena” (sua esposa).

Lei da palmada é aprovada na Câmara Federal

Do Blog do Parsifal

shot002

Em meio a uma discussão polêmica, a comissão especial da Câmara aprovou na tarde de ontem, 14, o projeto de lei encaminhado pelo ex-presidente Lula que criminaliza o “uso de castigos corporais em crianças e adolescentes.”.
O projeto de lei passou a ser chamada de “Lei da Palmada” e tinha a oposição da bancada evangélica, que defendia uma definição mais branda e específica ao texto.
A decisão da comissão especial encerra a tramitação do projeto na Câmara, já que, regimentalmente, a espécie não precisa ir a plenário.
O texto segue direto para o Senado que, se aprová-lo sem emendas, o remeterá à sanção presidencial.
Além de cominações ao autor da “palmada”, o projeto prevê multa de dois a 20 salários mínimos para os profissionais que lidam com crianças e, tomando conhecimento da conduta de outrem, não notificam as autoridades do ocorrido.
Mesmo que não estivessem prescritas as surras que levei da Dona Rosa, eu jamais a levaria às barras dos tribunais: eu devo ter merecido todas as que levei, e ainda sobraram aquelas traquinagens que ao conhecimento dela não chegaram e eu poupei o couro.