sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Capa da edição desta sexta-feira de O Estado do Tapajós

Clique na imagem para ampliar.

MP Eleitoral lança o disque-denúncia

O Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançaram o serviço de atendimento telefônico para comunicação de denúncias sobre irregularidades nas eleições 2012.
 
Com o serviço o cidadão terá a possibilidade de denunciar todo tipo de irregularidades, como propaganda ilegal, tentativas de compra de votos, participação de candidatos em inaugurações de obras públicas e arrecadação irregular de recursos para a campanha.
 
Nas eleições de 2010, foram formalizadas 384 denúncias pelo serviço.
 
O disque-denúncia eleitoral atenderá pelo número 0800-0960002 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos 15 dias anteriores às eleições o atendimento será feito 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, incluindo os sábados e domingos.
 
Além do disque-denúncia, as irregularidades podem ser informadas ao Ministério Público Eleitoral pela internet, no formulário disponível em http://www.prpa.mpf.gov.br/institucional/pre/denuncia, disponível para os cidadãos todos os dias da semana, 24 horas por dia.
Fonte: Ministério Público Eleitoral

Governador petista ganha elogios do "FT" por ter privatizado hospital

No Blog do Parsifal

Shot004

A edição de 31.07 do “Financial Times” tece elogios ao governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), em uma reportagem sobre políticas de saúde no mundo.
O jornal cita o sucesso das Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Brasil e exemplifica com o “Hospital do Subúrbio”, em Salvador, que foi privatizado, em PPP, pelo governo petista de Wagner.
> Avaliação desatualizada
Mas o “FT” derrapa ao avaliar que “o fato de o governador da Bahia ser ‘do estatista Partido dos Trabalhadores’ e ter lançado a PPP do hospital com um evento na bolsa de valores, é significativo.
Desde a eleição de Lula, em 2002, a intelligentsia petista abandonou o discurso estatista. A “Carta ao Povo Brasileiro”, escrita e publicada pelo PT naquela campanha, já representava uma ruptura (os petistas insistem que foi uma atualização) com a esquerda e uma sinalização ao centro.
> Leis estaduais de PPPs são cópias da Lei Federal de Lula
As leis estaduais de parcerias público-privadas (inclusive a do Pará) são fidedignas cópias da Lei Federal de PPPs (Lei nº 11.079/04) enviada ao Congresso pelo ex-presidente Lula e por ele sancionada.
> Privatizações de Dilma Rousseff
A presidente Dilma Rousseff acaba de privatizar os mais importantes aeroportos do Brasil e tem mais uma leva no prelo, está aguardando as eleições se finarem para passar o martelo nos principais portos e em algumas rentáveis rodovias nacionais.
Acredito que nesse trote Dilma acabará tomando, de Lady Margaret Thatcher, o título de maior privatista da história.
Portanto qualificar o Partido dos Trabalhadores como “estatista” é, no máximo, uma ofensa e, no mínimo, uma descortesia para com a sua história do último decênio.
> O PT vende melhor
Uma coisa, todavia, nas privatizações, o PT faz muito melhor que o PSDB: vende bem mais caro, pois os tucanos venderam por preço de banana em fim de feira, o que deveria ter sido entregue a peso de ouro maciço.