segunda-feira, 6 de abril de 2009

Serviços de habilitação são retomados pelo Detran

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) informa que foram sanados, no início da tarde desta segunda--feira (6), os problemas do sistema informatizado da autarquia, o que possibilitou a retomada do atendimento dos serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os serviços estavam suspensos nesta manhã(6).
O Detran informa, no entanto, que os serviços relacionados à CNH oferecidos no site www.detran.pa.gov.br ainda não estão disponíveis. O órgão estadual não tem previsão para a normalização desses serviços. Os usuários devem encaminhar-se às unidades do Detran em Belém e no interior.
Apenas os serviços relacionados à CNH foram prejudicados. Todos os serviços referentes a veículos estão sendo feitos normalmente.

4,6 milhões de cheques foram devolvidos no primeiro bimestre de 2009






Cerca de 4,6 milhões de cheques foram devolvidos no primeiro bimestre de 2009, revelando uma alta de 20% no número de cheques sem fundos em relação ao período anterior, segundo a Serasa. O consumidor que já está endividado com as compras de Natal, Férias e Carnaval e com o limite do cartão de crédito comprometido, recorre ao cheque para pagar as contas, mas o salário não é suficiente para pagar todas. No início do ano acumulam-se gastos como IPTU, IPVA, Matrícula e Material Escolar, fazendo com que o consumidor deixe de pagar as contas não essenciais feitas com cheque. Muitos consumidores procuram o Ibedec quando o problema já aconteceu, revela José Geraldo Tardin, presidente da entidade. “Os consumidores não se planejam para as despesas do início do ano, reservando por exemplo, uma parte do 13º salário para estes pagamentos, e acabam contraindo mais dívidas que sua capacidade de pagamento”.Os juros do cheque especial só perdem para os juros do cartão de crédito, chegando a 10% ao mês. E quando é ultrapassado o limite, o consumidor tem os cheques devolvidos e seu nome fica negativado tanto pela empresa que recebeu o cheque sem fundos como no CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos.

Fonte: Ibedec

Sebastião Tapajós nasceu a bordo de uma lancha

Imperdível a entrevista feita por Oswaldo de Andrade com Sebastião Tapajós, cuja primeira parte foi exibida há instantes no Balanço Geral, programa jornalístico da Tv Guarany.
Sebastião Marcião, cujo sobrenome Tapajós só se tornou oficial no ano passado, mediante alvará judicial, afirmou que "desde que me entendo como gente, a música entrou em minha vida".
Tião, como é carinhosamente chamado pelos amigos, revela na entrevista que nasceu a bordo de uma lancha que foi buscar sua mãe em uma localidade do rio Surubiú, município de Alenquer. "Quando a lancha estava a caminho de Santarém, minha mãe entrou em trabalho de parto e eu nasci ali mesmo", recordou
Ele contou que recebeu a influência do pai, que gostava de dedilhar o violão e interpretar "Cão de Estrelas".
O compositor santareno conta que seu pai se escondia para lhe ouvir, mas sua mãe era contra Tião seguir a carreira artística. "Para mim, a música é um sacerdócio", asseverou Tapajos.
Amanhã, as 13 horas, será exibida a segunda parte da entrevista.

Superlotação carcerária

Há 520 detentos amontoados na penitenciária Sylvio Hall de Moura, em Cucurunã.
No centro de triagem há outros 85 presos à espera de decisão judicial.

Farra de cortesias no Barbalhão

De nada adiantou bradar aqui contra os caronas que não pagam ingressos nos jogos do São Raimundo.
É que a própria diretoria do Pantera estimula esse esbulho ao torcedor que paga do bolso para assisitir às partidas no Barbalhão.
Sabem como?
Para o jogo de domingo, contra o Águia, o São Raimundo prefere colocar à venda apenas 16 mil ingressos dos 18 mil que poderiam ser vendidos, reservando, isto mesmo, reservando 2 mil ingressos para pessoas que tem a "entrada franqueada".
Como se sabe, todo o efetivo da PM, imprensa, pessoal de apoio e diretores do clube não ultrapassa a 200 pessoas.
Vê-se, com isso, que a diretoria do São Raimundo quer mesmo é fazer política ao adotar a farra dos ingressos de cortesia.

Faltam poucas horas para fim de inscrição ao concurso do TJE

Termina daqui a pouco, as 14h, o prazo para as inscrições de candidatos a vagas e formação de cadastro de reserva de nível superior e de nível médio no Tribunal de Justiça do Estado (TJE-PA). O boleto bancário pode ser pago até o dia 7, terça-feira.
Para as inscrições nas agências credenciadas dos Correios, as inscrições poderão ser feitas até o dia 7.
Continuam em vigor os demais dispositivos do edital original do concurso. Estão disponibilizadas 235 vagas e mais cadastro de reserva. No ato da inscrição, o candidato terá que escolher um dos 13 polos judiciários onde estão sendo oferecidas as vagas, sendo critério do TJE, caso seja aprovado, nomeá-lo em qualquer uma das cidades do polo e, assim, facilitar a fixação na região onde reside, um dos problemas na manutenção dos quadros operacionais.
A primeira prova para os níveis superior e médio, que será aplicada pela Fundação Carlos Chagas, está programada para o dia 17 de maio.

Em dia com o leão da Receita

5.246.
Este é o total de santarenos que já entregaram Declaração de Imposto de Renda- Pessoa Física até as 08h00 desta segunda-feira.

Ética política

Os deputados Carlos Martins e Alexandre Vom serão empossados, hoje, membros da comissão de ética da Assembléia Legislativa.

Embargo de gaveta

Já se passaram mais seis meses e nada do Ibama divulgar o resultado da sindicância aberta para apurar a ocorrência ou não de irregularidades na gestão de Daniel Cohenca, ex-gerente do escritório regional do órgão em Santarém.

Pará, teu nome é notícia ruim

O Pará brilha nos noticiários das redes de televisão, mais uma vez.
O nosso estado é campeão de atraso na entrega de correspondências pelos Correios.
Segundo a reportagem, há cartas postadas dia 8 de dezembro que ainda estão na central de distribuição em Belém.
Em Santarém, os Correios andam pela hora da morte.
Além da entrega atrasada, quando fazem, o abuso.
Na Jaderlândia, na periferia da cidade, o carteiro deixa toda a correspondência do bairro na sede do micro-sistema de abastecimento de água para a diretoria da entidade fazer serviço dele.

As tarifas da CDP

O gerente da CDP Celso Lima liberou a taxa de armazenagem da madeira apreendida que estava estocada nos pátios do porto de Santarém.
Essa madeira foi doada pelo Ibama para que a prefeitura construa estivas nas áreas alagadas de Santarém.
Valor da taxa: 150 mil reais.
Quer dizer: o valor da armazenagem, cuja receita a CDP abre mão, pelo visto, é maior que o preço da madeira doada.

Tucupi azedo- Opinião do leitor

O post Historiador critica uso de tucupi azedo em tacacá de Santarém motivou os seguintes comentários:
Romolo Sao Payo disse...
Sr.Wildes Dias da Fonseca, eh deveras motivante ver um jovem da sua idade ,impavido e determinado em defender esse atentado insano as milenares especiarias amazonicas.
Isso eh a mesma coisa que propor unificar todos os vinhos , cafes,chas do mundo e determinar que todos tenham um so padrao de gosto e sabor.
Do ponto de vista gastronomico e cultural, isso eh simplesmente ABOMINAVEL.
Pediria ao Editor que O Estado do Tapajos, dada a sua credibilidade e respeito junto aos leitores, fosse absolutamente atuante contra esse "Tucupicidio".
Cordial abraco.
5 de Abril de 2009 12:59

Blogger Pedro Maia disse...
O prof. Doraró anda saudosista e dá até para entender, mas não sejamos tão radicais. Tudo pode ser resolvido em conflitos, pois temos gente de Santarém que mora em Belém que gosta do tacacá de Belém e vice versa, então o usuário deve optar por aquele que lhe satisfaça.
Um abraço
5 de Abril de 2009 13:50

AnônimoTadeu disse...
MIGUEL, TU SABES BEM QUE O TUCUPI DOCE DO TEMPO DOS NOSSOS PAIS NÃO EXISTE MAIS. AQUELA PIZARIA LÁ DO ANTIGO TRAPICHE ADOÇA O TUCUPI COM AÇÚCAR PARA QUE ESTE FIQUE DOCE. E AINDA OFERECEM PARA O TURISTA ESCOLHER SE PREFERE DOCE OU AZEDO.
5 de Abril de 2009 16:30

Anônimo disse...
Pedindo vênia aos experts no assunto eu diria que essa dúvida cruel pode ser resolvida pela Noca.
Chamem a Noca para que esta ateste a sanidade gustativa do Dororó.
5 de Abril de 2009 16:32

Anônimo disse...
Tacacá bom é o da Noca.
Agora, azedo ou doce prá quem tá longe, vale tudo. Até o cheiro.

Valéria na corda bamba

Cresce a pressão para que o prefeito José Maria Tapajós demita a secretária de infra-estrutura Valéria Lima.

Águia prefere árbitro de fora para confronto contra Pantera

No Amazônia:

A diretoria do Águia pleiteia trio de fora o duelo com o São Raimundo. Mesmo não tendo mando de campo, a diretoria aguiana fará tudo para o jogo seja dirigido por árbitros de outra federação. A decisão do pleito parte do presidente Sebastião Ferreira, que alardeia que caso o Águia consiga passar pelo São Raimundo, um dos jogos da final do segundo turno terá de ser realizado no estádio Rosenão, em Parauapebas. O técnico João Galvão apoia a decisão do seu presidente, apesar de confiar nos apitadores paraenses. Mas conta que árbitro neutro dá mais segurança ao jogo e também aos visitantes.
O elenco fez ontem de manhã no Zinho Oliveira treino físico com o gaúcho Sérgio Antunes. Foi mais um trabalho regenerativo. A partir desta segunda-feira João Galvão começa pegar pesado com elenco, treinando pela manhã e tarde no estádio marabaense. ‘’O Águia vai estar nos cascos para duelo com o Mundico’’, ressalta. O time está inteiro e a boa fase dos aguianos se reflete na briga por posição no meiocampo entre Luiz Fernando e Flamel. O primeiro por muito tempo foi titular, mas devido uma lesão saiu do time. Entrou Flamel que vem ‘’arrebentando’’ e agora João Galvão fica em dúvida sobre o dono da camisa 10. Em Santarém, Galvão já decretou que o Águia vai no 3,5,2.


Jogadores querem prêmios por vitoria sobre Águia


Um dinheirinho a mais no bolso não faz a ninguém. Por isso os jogadores do São Raimundo estão discutindo com a diretoria do Pantera o valor da premiação pela vitória sobre o Águia domingo e também pela decisão do segundo turno, caso os alvinegros cheguem lá. Os jogadores apresentaram uma planilha com valores para estudo dos dirigentes. Amanhã tem nova rodada de negociação.
Mesmo com salários em dia, a diretoria vem dando ‘’bicho’’ por cada jogo vencido no Colosso, além disso, por meio de sorteio leva para Santarém familiares do jogador da capital. Como diz o diretor Sandicley Monte, o São Raimundo hoje é um clube e não somente um time de futebol. Segundo ele, a diretoria está empenhada em levar o São Raimundo à Serie D graças ao Remo. ‘’A campanha feita pelo Remo de não querer jogar em Santarém foi benéfica para o clube, porque os empresários do oeste do Pará estão unidos em torno da classificação para Série D. É aquela historia do mal que vem para bem. Os santarenos querem dar o troco no Remo’’, ressalta.
Treinos - O atacante Hélcio, que continua na ‘’meia-boca’’, vem treinando devagar para ganhar condições de jogo contra o Águia. O jogador foi lançado no sacrifício contra o Ananindeua e acabou não aguentando o pique e foi substituído no segundo tempo. Ele é a única situação preocupante do técnico Válter Lima, que tem o retorno do meia Marabá e do lateral Hugo Deleon. Marabá é vaga garantida, mas Deleon vai ter de brigar com Sidivan e David pela camisa 2. Hoje tem treino pela manhã e à tarde no campo do União, em Belterra.

FPF limita público do Barbalhão até 16 mil

Não adianta a diretoria da São Raimundo espernear.
A FPF decidiu que a capacidade do Barbalhão para jogos do campeonato paraense é de 16 mil torcedores.
E ponto final