sábado, 31 de maio de 2008

Raio-X da Cidade da Gente

Avenida Curuá-Una, bairro da Prainha, Santarém, 31 de maio de 2008, às 09h00.
Foto: Alessandra Branches

Embriagado atropela netas e reconhece parentesco só na delegacia

Alessandra Branches
Repórter

Embriagado, Anilson Santos de Oliveira, 56 anos, foi preso em flagrante depois de atropelar três pessoas quando trafegava na avenida Borges Leal, às 20hs de ontem (30). Sem saber que as vítimas eram uma neta e suas duas bisnetas, o acusado de direção perigosa foi quase linchado pelos populares que presenciaramo acidente.
Só na delegacia de Polícia Civil, é que Anilson percebeu o estrago que tinha provocado em sua própria família. A sorte é de que meninas sofreram apenas ferimentos leves e passam bem.

Governo reabre negociações

Do Blog do Zér Carlos do PV:

Após o confronto entre PM e professores na porta do Hangar, o Governo recebeu uma comissão de professores e reabriu as negociações. A mesa será na segunda-feira no CIG, alí em frente ao Colégio Nazaré. Os professores farão sua concentração pela manhã no CAN e de lá seguirão até o Centro Integrado de Governo para reunião. Espero que dessa vez consigam chegar a uma acordo.

Fundação Esperança

A Fundação Rotária destinou 300 mil dólares à Fundação Esperança, de Santarém, que presta aos habitantes da região assistência na área da saúde, conta O Liberal deste sábado.
Agora que a fundação está passando por novo comando administrativo-financeiro, esse dinheiro será bem aplicado.

Atraso

Os planos da Alcoa de iniciar sua produção de bauxita no município de Juruti, oeste do Pará, ainda neste ano foram por águas abaixo. A empresa, quem diria, está encontrando dificuldades para a entrega de máquinas e equipamentos destinados à operacionalização da mina. Com um mercado internacional superaquecido, a empresa promete não deixar o cavalo passar selado, pelo menos até janeiro do ano que vem, quando planeja deslanchar a produção.
(Fonte: R-70)

Pantera joga completo contra o Águia

O time do São Raimundo não tem desfalques para o jogo de amanhã, às 17 horas, contra o Águia, de Marabá.
O técnico Carpegiane via poder contra com Maurian, que já está curado de uma virose.
O time já está escalado: Tiago, Diego Vasconcelos, Cezar Lira, Darlan, Maurian, Buiú, Diego Carioca, Divanor, João Pedro, Petrolino e Elcio.

O samba do louro doido

No Blog do Brasiliense, sob o título acima:

Meu eterno amigo Euclides Chembra Bandeira, que Deus o guarde, ensinava a seus focas em A Província do Pará de uma forma bem didática, copiada talvez do Analista de Bagé: "Repórter tem que ser burro. Se não sabe do assunto a ser tratado, pergunte à exaustão até entender". Chembra referia-se à notória soberba dos jornalistas, metidos a entender de tudo.
Lembro da lição Chembriana, digamos assim, porque até agora não consegui entender a lógica da proposta apresentada em Belém pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, de o governo federal liberar R$ 1 bilhão para os desmatadores da Amazônia refazerem as reservas legais de suas propriedades.
Bem, dexa ver se eu entendi direito: o governo vai pagar com o meu, o seu, o nosso suado dinheirinho para que aqueles fazendeiros que desmataram mais de 20% de suas propriedades na Amazônia, para fazer pasto para gado ou plantar cana-de-açucar ou soja, que são repetidas vezes multados pelo Ibama - recorrem sempre ao Judiciário e nunca pagam nada? O cara desmata e ainda recebe incentivo do governo Lula por terem descumprido o que determina o Código Florestal Brasileiro?
Péra lá! É o fim da picada, o samba do louro doido. Será, se for verdade, o supremo incentivo aos desmatamentos na maior floresta tropical do mundo. E ainda vem o presidente Lula com essa conversa que o Brasil é exemplo para o mundo em preservação ambiental.
Conversa para inglês ver! Vou chegar na minha propriedade, com 99% de floresta tropical úmida preservada, e mandar baixar a motosserra para produzir móveis finos com o mogno, lenha, carvão e o diabo a quatro. Quem sabe, num acesso de loucura, coloco abaixo a mata ciliar. Ganho uma grana desmatando e depois vou lá com o ministro Minc requerer um incentivo fiscal dos cofres da Nação para recompor minha reserva legal.
Se eu contar essa história aos patrícios em Lisboa, que o governo do Brasil paga incentivo para quem destruiu sua floresta na Amazônia eles vão morrer de rir. É piada de brasileiro. Só pode ser.
O título acima eu reproduzo de um artigo do amigo Lucio Flávio Pinto escrito em 1986.

'Invasão de piratas' foi estratégia de lançamento da Cerpa Gold

Depois de muito suspense, a Cervejaria Cerpa lançou ontem um novo produto no mercado. A chegada da Cerpa Gold foi precedida de uma ampla campanha publicitária que mexeu com o cotidiano da cidade, invadida por 'piratas' em busca do 'ouro', instigando o público e provocando a curiosidade de todos. O produto foi apresentado ontem em primeira mão a empresários e jornalistas no Hilton Hotel.
'Nos últimos anos tivemos problemas intensos por causa da voraz concorrência. Nos últimos três meses, criamos um produto novo, uma nova marca para enfrentar o mercado cervejeiro e suas dificuldades', explicou Ibrahim Dahás, diretor de marketing da Cerpa, que ele destacou como sendo uma marca genuinamente paraense. 'Reunimos 300 funcionários. É a força de trabalho de paraenses que estão construindo, com muitas mãos, uma nova empresa, a nova Cerpa. Esse é o compromisso que há 45 anos a Cerpa firmou com o consumidor e, principalmente, com o mercado paraense', disse. Durante o evento foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao diretor industrial da empresa, Heinrich Schulte, que faleceu no dia 14 de maio.
O novo produto é do tipo lager, termo de origem alemã que significa armazenar. Isso porque a cerveja é armazenada durante várias semanas para que complete o seu processo de maturação antes de ser consumida. O mestre cervejeiro Félix Parl, há 44 anos no ramo e que de 1985 a 1990 já havia trabalhado na Cerpa, explica que as marcas de tipo lager geralmente têm sabor suave e aroma de malte. 'A cerveja fica cerca de um mês armazenada e, por isso, é mais fina, mais suave', detalhou.
A campanha publicitária da Cerpa Gold foi apresentada ao público pelos publicitários Enzo Henry e Anderson Jorge, da Dahás Comunicação. 'Ousadia. Essa foi a palavra que norteou cada segundo a campanha, que utilizou novas mídias, novos meios de usar a comunicação. Muitas pessoas realmente acreditaram que havia piratas em Belém, com um navio pirata na Estação das Docas, em Mosqueiro e em Salinas', explicou Anderson Jorge, destacando o trabalho desenvolvido pelos 20 atores da companhia Notáveis Clowns. 'Nossa intenção era tentar confundir o telespectador, e conseguimos que toda a população se perguntasse: onde está o ouro? Pois esse ouro é nosso, é do Pará, e pirata nenhum vai levar', completou Enzo Henry, com bom humor.
(Fonte: O Liberal)

Por que hoje é sábado

Um notável exemplo de união dado pela família Cunha que, em torno de Lenil, vem pilotando o mais novo point da cidade, o Maricota, bar/restaurante/petiscos, localizado na avenida Presidente Vargas, próximo à avenida Cuiabá.
Toda a família, que incluiu irmãs, irmão e sobrinhas de Lenil dividem tarefas, pois quem não é do metier não faz idéia do trabalho que dá esse tipo de atividade.
Hoje, é dia de feijoada completa, a partir de 11 horas, porque é sábado. Domingo fecha para folga da turma que pega no pesado durante a semana.
Na quinta o Maricota abre para jantar, mas de segunda a sábado funciona como barzinho.

Novas regras do uso do capacete entram em vigor amanhã

Agência Estado:

Entram em vigor, em todo o país, no domingo, as novas regras para o uso de capacete para motociclistas: todos devem ter adesivos refletivos de segurança e ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Quem estiver fora das especificações pode ser multado em R$ 127,69 e ter cinco pontos na carteira.
A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estava programada para entrar em vigor em 1º de janeiro, mas o início da fiscalização foi adiado porque muitos usuários não encontravam os adesivos no mercado. Houve também mudança em relação à verificação do selo do Inmetro. A comprovação da certificação poderá ser feita pela etiqueta interna, e não somente pelo adesivo externo, que, segundo motociclistas, descolava por causa da chuva.
Também ficou estabelecido que só serão multados os motociclistas com capacetes fabricados após 1º de agosto de 2007. Será permitida a utilização de equipamentos mais antigos, mesmo fora das especificações. A nova regulamentação complementa a Resolução 203, de setembro de 2006, que primeiro estabeleceu normas para capacetes.
O adesivo no capacete deve ter pelo menos 18 cm² e assegurar a sinalização na frente, atrás e dos dois lados. Em cada superfície, deve ser possível traçar um círculo de 4 cm de diâmetro. Além disso, a nova regulamentação exige que os motociclistas utilizem as viseiras sempre abaixadas, mesmo quando parados em semáforos.

PMDB de Santarém faz encontro para começar a se definir

Do Espaço Aberto:

O PMDB de Santarém terá neste sábado o seu dia da verdade. Se não for um dia em que toda a verdade virá à tona, pelo menos parte dela vai brotar.
Sob o comando do ex-deputado José Priante, pré-candidato do PMDB a prefeito de Belém e que nos últimos anos tem atuado eleitoralmente bem afinado com o deputado estadual Antônio Rocha, o partido pretende reunir seus filiados e simpatizantes para debater os caminhos a tomar na eleição de outubro, no município.
“Pretendemos fazer uma reunião aberta. Precisamos dar uma chacoalhada no partido, sentir o que pensam os filiados, saber o que pretendem nas eleições de outubro. Dizem que apenas o PT é que discute, mas o PMDB também terá seu dia de debates em Santarém”, compara Priante.
A reunião não será deliberativa, não vai decidir nada em termos de candidatura, avisa Priante. Mas é certo que o encontro de peemedebistas e as manifestações que vierem a externar servirão de termômetro, oferecerão um indicador seguro sobre o rumo que é mais recomendável tomar: se uma candidatura própria, se uma aliança com o PT da prefeita Maria do Carmo Martins Lima ou mesmo uma aliança com o DEM. A última hipótese é a mais remota, mas não de todo descartada.
Priante afirma que a reunião, por ser aberta, admitirá manifestações de todos os filiados que pretendam oferecer sugestões e defender posições referente ao pleito municipal de outubro no terceiro maior colégio eleitoral do Estado, depois de Belém e do município de Ananindeua.
Como estão convidados todos os peemedebistas, o jurista Helenilson Ponte também ficou de ser informado da reunião com antecedência para que pudesse se programar e viajar até Santarém, ele que residente em São Paulo (SP).
Se comparecer ao encontro, Helenilson vai externar claramente posição que várias vezes já expôs de público: o melhor para o PMDB em Santarém é uma candidatura própria. O jurista garante que ele e Nélio Aguiar do PMN estarão juntos no pleito de outubro: aonde um for, o outro acompanhar, diz Helenilson.
Um observador da cena política santarena avaliou para o blog sua opinião de que o vice deve agregar votos para o cabeça de chapa. Neste caso, Nélio Aguiar estariam em melhor situação do que José Antonio Rocha, que nas últimas eleições obteve apenas 1422 votos, enquanto Nélio Aguiar teve melhor desempenho e despontaria como melhor opção.
“Dos vices disponíveis ‘no "mercado eleitoral mocorongo’, só um comprovadamente agrega votos a Maria, que é Nelio Aguiar (PMN), candidato que obteve expressiva votação no último pleito. Como o Antonio Rocha não abre mão da posição de Vice, Nélio deve seguir o outro rumo, provavelmente sendo vice de Lira Maia. Ele cairia como uma luva na chapa de LM, candidato que conta com a simpatia da expressiva colônia nordestina. Não seria nada difícil para Nélio carregar Lira Maia dentro do seu eleitorado”, avalia o obervador.
A reunião deste sábado ajudará a definir quem tem razão.

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Nordestinos unidos

Em 7 de março de 1959 foi fundada em Santarém a União dos Nordestinos, uma sociedade de amparo mútuo, em reunião realizada na residência de José Saraiva Macedo, um dos seus principais idealizadores. Era a oficialização de uma entidade que já existia informalmente na cidade desde algum tempo antes, mas que não podia "contar com o amparo legal por não estar devidamente registrada". Seu objetivo era "unir os nordestinos radicados em Santarém, para trabalharem em conjunto e dar assistência, orientação e amparo às constantes levas de nordestinos que as secas periódicas obrigam a refugiar-se no Município de Santarém".
Registra a ata, publicada em junho daquele ano, que foi "a angústia particularmente desoladora destes últimos anos de seca no Nordeste, especialmente de 1952 para cá, e muito mais acentuadamente as secas de 1957 e 1958, que, só essas duas, empurraram para Santarém, até esta data, nada menos de dez mil flagelados nordestinos".
A associação se encarregaria de ajudar os imigrantes, "geralmente desamparados do Governo", que só poderiam contar com o próprio esforço e com a "caridade dos seus irmãos de sangue".
A primeira diretoria da entidade foi assim constituída: presidente, José Saraiva Macedo; vice-presidente, Júlio Walfredo Aguiar; 1º secretário, Moacir Catunda Lopes; 2º secretário, José Hiron Machado; 1º tesoureiro, Antônio Augusto Costa; 2º tesoureiro, Edivar Saraiva Macedo. Conselho Fiscal: Waldemar Pena, José da Costa Filho e Wanderley Marques de Lima. Além deles, participaram da reunião de fundação José Rocha, Francisco da Costa, João Gomes Catunda e Francisco da Costa e Silva.

Gabriel, o pensador não vem mais

Foi cancelado o show que o cantor e compositor Gabriel, o pensador, faria em Santarém por ocasião da semana do meio ambiente.

Réu é condenado por 6 x 1

Por seis votos a um, o Conselho de Sentença da 6ª Vara Penal, condenou ontem à noite o estudante Hudson Rodrigues de Sousa (23 anos), conhecido por "Seca", como um dos autores do homicídio contra o ferreiro Darlon Batista Ferreira, espancado e esfaqueado até à morte no dia 21/05/2004 próximo à igreja de Santa Rita, no bairro da Floresta.
Ele foi condenado pelo crime de homicídio duplamente qualificado (artigo 121, § 2º, incisos III [meio cruel] e IV [sem possibilidade de defesa da vítima] do Código Penal Brasileiro).
O juiz Alessandro Ozanan, após a votação, determinou a pena em 18 anos e 8 meses de reclusão em regime fechado. Como o réu não se encontrava preso, lhe foi concedido o direito de apelar em liberdade.
No primeiro julgamento, em 30/06/2006, Hudson havia sido absolvido por 4 X 3 votos. O Ministério Público recorreu da sentença e o Tribunal acatou o recurso determinando realização de novo julgamento.
(Fonte: 6ª Vara Penal)

Manchete da edição de sábado de O Estado do Tapajós

LUCINEIDE NEGA AGRESSÃO, MAS TESTEMUNHA CONFIRMA

BANCOS NÃO RESPEITAM A LEI DAS FILAS

ANP LACRA, MAS POSTOS REABREM

VESTIDO PARA QUADRILHA CUSTA R$ 100,00

ADEPARÁ VOLTA AO TRABALHO, MAS NOVA GREVE É IMINENTE

LULA QUER SIDERURGIA DA VALE NO PARÁ

SÃO RAIMUNDO ESTÁ PRONTO PARA ENFRENTAR O ÁGUIA

DENÚNCIAS NA DELEGACIA DA MULHER AUMENTARAM 40% ESTE ANO

PROFESSORES PODEM VOLTAR AO TRABALHO SEGUNDA-FEIRA

BARCOS DE LINHAS INTERESTADUAIS AINDA NÃO CUMPREM NORMAS DA ANTAQ