quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Capa da edição de sexta-feira de o Estado do Tapajós


Clique na imagem para ampliar.

Prefeita de Santarém não pune responsáveis pelo asfaltamento de praia em Alter do Chão

Miguel Oliveira
Repórter

A prefeita Maria do Carmo assumiu sozinha o desgaste pela desastrada operação de asfaltamento do prolongamento de uma rua em direção à praia da enseada do lago do Jacundá, em Alter do Chão.

Apesar do pedido de desculpas pelo dano ambiental provocado pela prefeitura, Maria do Carmo poupou seus auxiliares de quaisquer responsabilidades, prometendo que o dano seria reparado e o asfalto seria removido imediatamente.

O ato da prefeita esconde a fragilidade de seu governo a menos de 3 meses de passar o cargo ao seu sucessor(a). Se não aprovou previamente o uso de asfalto em uma das mais belas prais do mundo, segundo o jornal inglês The Guadian, Maria do Carmo tinha conhecimento que a coordenadora de projetos da prefeitura Alba Valéria e a secretária da Seminf Conceição Miléo comandavam pessoalmente a operação de asfaltamento de vias naquele distrito de Santarém.

Por quê Valéria e Conceição não informaram à prefeita sobre o que seria feito na praia? A resposta mais lógica que vem à mente, num momento de crise como esse, é que a cadeia de comando já não é mais respeitada. Diz o ditado que prefeito que está deixando o cargo "nem vento lhe bate às costas".

Tenho pra mim que a prefeita só não afastou sumariamente as suas desastradas auxiliares porque seria acusar o golpe e provocar desgastes na campanha eleitoral de Lucineide. Como não é mais candidata, a prefeita deu os anéis para não perder os dedos diante de um vexame administrativo que está sendo comentado em jornais e meios eletrônicos de todo o Brasil.

Maria do Carmo até que trabalhou, mas como a personagem Odorico Paraguaçu, que queria arranjar um morto de qualquer jeito para inaugurar o cemitério de Sucupira - a antológica cidade criada por Dias Gomes para a Tv Globo - ela, politicamente, será lembrada por ter sido a prefeita de Santarém que 'asfaltou praia'.