sexta-feira, 17 de junho de 2011

Capa da edição impressa de 18 de junho de O Estado do Tapajós

Prodetur é tema de encontro entre o presidente da Paratur e representantes do BID


O presidente da Companhia Paraense de Turismo, Adenauer Góes, esteve reunido nesta quarta-feira, 15, com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para tratar do Programa Nacional de Desenvolvimento  do Turismo (Prodetur), executado no Pará pela Paratur. O encontro ocorreu no início da manhã, na sede do BID em Brasília, com participação de Joseph Milewski, representante oficial da instituição.

Durante o encontro Adenauer expôs detalhes da execução do Prodetur Pará, que prevê investimentos nos pólos Marajó e Tapajós. Entre as ações, incluindo as obras que vêm sendo desenvolvidas nos municípios, destaque para o Workshop Prodetur – Projetos Prioritários para os Polos Belém, Tapajós e Marajó, que vem percorrendo as principais localidades dessas regiões desde o início do ano.

Entre as ações do Prodetur destacam-se a avaliação ambiental estratégica do Polo Tapajós, projetos de infraestrutura, fortalecimento da gestão de turismo e criação do Banco de Dados do Turismo no Pará.

Fomento - O Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo foi criado pelo governo federal com o objetivo de fomentar um dos setores que mais contribui, com geração de divisas, renda e emprego à população das regiões que apresentam esse potencial. Conta com recursos do Ministério do Turismo e tem projetos tanto em fase de execução quanto de aprovação, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

No Pará, dos seis pólos definidos pela política estadual de turismo, o Prodetur abrangerá três, nos seguintes municípios: Belém: Belém (região continental e insular - Mosqueiro, Caratateua/ Outeiro, Combu e Cotijuba); Tapajós: Santarém e Belterra; e Marajó: Soure, Salvaterra e Ponta de Pedras.

Os critérios para inserção desses municípios no Prodetur considerou o fluxo de turistas nacionais e internacionais já existente nessas cidades; o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nas áreas insulares de Belém e no arquipélago do Marajó, e a indicação, pelo Ministério do Turismo, de Santarém e Belém como cidades indutoras da atividade turística no país (dos municípios brasileiros, apenas 65 cidades foram selecionadas pelo MTur).