domingo, 24 de fevereiro de 2008

Flávio Campos é o novo técnico do Remo

Bagé caiu e Flávio Campos é o novo técnico do Remo. O carioca, que já dirigiu o time em 2005, quando foi vice-campeão paraense, chega na próxima quinta-feira, um dia depois da equipe pegar o Central, em Caruaru (PE), no jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil. Bagé foi demitido ainda nos vestiários do Mangueirão após o empate do Remo com o Castanhal por 1 a 1.
(Bola)

Sobe para 16 os mortos em naufrágio no Amazonas

RIO - Corpo de Bombeiros, Capitanias dos Portos e Polícia Militar continuam neste domingo as buscas por desaparecidos do naufrágio do navio de passageiros Almirante Monteiro, ocorrido no início da madugrada desta quinta-feira, no município de Itacoatiara. Até este domingo, 16 corpos vítimas localizadas.
Neste sábado, equipes encontraram os corpos de Marina Aragão Ribeiro, de 48 anos, e Genival Soares de Paula, de 28, subindo para 16 vítimas - sendo 8 crianças e 8 adultos. Na sexta-feira, os bombeiros encontraram o corpo do menino Rogério Silva Caio, de 9 anos.
- Depois da localização desses dois corpos não recebemos mais reclamações de pessoas sobre desaparecidos. Isso pode indicar que todos os passageiros do barco tenham sido localizados. Como não temos certeza disso, pedimos a quem tinha conhecidos no barco e que ainda não foram localizados que entre em contato com o posto da Polícia Militar de Novo Remanso - afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas, coronel Antônio Dias.
(O Globo)

Flamengo Bicampeão!

O Flamengo conquistou há pouco o título de bicampeão da Taça Guanabara ao derrotar o Botafogo por 2 x 1.

Prefeitos citados pelo TCE

O Tribunal de Contas do Estado do Pará publicou edital de citação para que os prefeitos abaixo relacionados apresentem defesa em processos de prestação de contas:
JOSUÉ DA SILVA NEVES, Prefeito de CURUÁ, em face do Convênio SEPOF nº 163/2005, assinado em 27.10.2005.
JOSÉ VIEIRA DE CASTRO, ex- DE CURUÁ, em face do Convênio SESPA nº 300/2000, assinado em 29.06.2000 e termos aditivos.
JOÃO DAMASCENO FILGUEIRAS, Prefeito de ALENQUER, em face do Convênio SEPOF nº 094/2003, assinado em 16.12.2003.
JOSÉ PAULO GENUÍNO, prefeito de RUROPOLIS, em face do Convênio SESPA nº 239/2001, assinado em 27.12.2001.

Adega sêca

Donos de bares localizados ao longo da Br-163 estão correndo atrás do duplo prejuízo com a proibição de venda de bebidas.
Primeiro veio a proibição em si, que pegou todo mundo de surpresa.
Segundo, o Celeiro Beer voltou a vender bebida amparado em liminar da Justiça Federal. Os demais bares não entraram de litis consortis no processo e por isso não podem fazer o mesmo.
Amanhã, depois de dormirem no ponto, prometem ingressar com igual pedido já deferido pela justiça.

Revoada de tucanos

Já se encontram em Santarém cinco dos sete senadores que vão vistoriar amanhã o Hospital Regional do Baixo-Amazonas. Flexa Ribeiro, Arthur Virgílio, Mário Couto, Cícero Lucena e José Néri, este do PSol, estão neste momento assistindo ao jogo Flamengo x Botafogo em um hotel de Alter do Chão.
Á meia-noite desembarcam na cidade os senadores petistas Augusto Botelho e Sibá Machado.

Tuna vence São Raimundo por 3x2

Encerrado o jogo Tuna 3 x 2 São Raimundo no estádio do Souza, em Belém.
Esta é a quarta derrota do Pantera no Parazão.
Em cinco minutos finais a Tuna virou o jogo, quando perdia por 2 x1.
O São Raimundo amarga a lanterna do campeonato.
O próximo jogo do Pantera será quarta-feira, no estádio do Souza, contra o Tiradentes.

Tuna 3 x 2 São Raimundo

Tuna vira o marcador. Wanderley, aos 42 minutos do segundo tempo.

Tuna 2 x 2 São Raimundo

Tuna empata com Alex Rafa.

Tuna 1 x 2 São Raimundo

Alexandre, de cabeça, desempata para o São Raimundo, aos qutro minutos do segundo tempo.

Tuna 1 x 1 São Raimundo

João Pedro, cobrando falta, empata aos 38 minutos do prmeiro tempo.

Tuna 1 x O São Raimundo

Tuna faz 1 x 0 no São Raimundo. Marcelinho, aos 18 minutos do primeiro tempo.

Santarém assiste lançamento do Programa Territórios da Cidadania

O Programa Territórios da Cidadania, do Governo Federal, começa a ser implantado a partir de segunda-feira (25) no Pará. Às 10h30, os integrantes do Colegiado do Território do Baixo Amazonas vão se reunir no Auditório da Universidade Estadual do Pará, em Santarém, onde, a partir das 11h, acompanham a solenidade de lançamento nacional do Programa, que será realizada em Brasília, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
À tarde, a partir das 14h, eles participam de uma videoconferência direta de Brasília, na qual o Governo Federal vai apresentar as diretrizes do Programa.
Na terça-feira (26 de fevereiro), às 9h, com a presença de representantes do Governo Federal, os integrantes do Colegiado Territorial do Baixo Amazonas começam a definiro Plano Territorial e o calendário de implementação das ações previstas pelo Programa no Território. Esta etapa será concluída até o final de abril.
O Baixo Amazonas é um dos cinco Territórios da Cidadania beneficiados pelo Programa no Pará, o estado que mais recursos tem previstos este ano. Os outros territóriossão o do Nordeste Paraense, o do Marajó, o do Sudeste Paraense e o daTransamazônica, onde as reuniões do Colegiado Territorial serão realizadas entre 3 e11 de março.
( Fonte: MDA)

Marcha à ré

No Blog do Hiroshi Bogea:

Informação é de fonte bem vermelhinha: Edilza Fontes está perdendo terreno dentro da Democracia Socialista. E no governo.
A mais recente baixa no grupo de Edilza foi a exoneração do professor João Evangelista da diretoria de Ensino do Interior da Seduc, um dos afilhados preferidos de Fontes.
Mesmo com apoio de Edilza, João Evangelista perdeu na disputa interna da DS pela vaga de pré-candidato a prefeito de Rondon do Pará.

PF usará tecnologia para combater crimes ambientais

PF levará a campo recursos tecnológicos de alto nível para combater o desmatamento.
Operação será iniciada neste mês, no Norte e Centro-Oeste

Edson Luiz
Correio Braziliense


A Polícia Federal vai usar a tecnologia e a ciência para combater os crimes ambientais, durante a Operação Arco de Fogo, que começa neste mês no Norte e Centro-Oeste do país. Um grupo de peritos já está treinando para se deslocar até a Amazônia, nas próximas semanas, onde usarão novas técnicas para produzir provas contra madeireiros que fizeram desmatamento ilegal. Pela primeira vez, a PF levará a campo recursos que até então só existiam em laboratórios do Instituto Nacional de Criminalística (INC), em Brasília.
“Criou-se uma nova legislação, mas a polícia continuou urbana”, explica o perito Emílio Lenine Carvalho da Cruz, responsável pela área de meio ambiente do INC. Segundo ele, com o surgimento da Lei dos Crimes Ambientais, a PF teve que se aperfeiçoar em novas técnicas. Mas nesse tipo de delito, o trabalho da perícia é diferente do que se faz na cidade.
“A característica é diferente, já que avaliamos a dimensão e as conseqüências do crime e apuramos se houve negligência, o que se torna um agravante para o infrator”, observa Paulo Roberto Fagundes, diretor do INC.
Dentre as novas técnicas está a análise da madeira derrubada ou transportada ilegalmente. O trabalho cabe ao perito Marcelo Garcia de Barros, engenheiro florestal por formação, com mestrado em ciências ambientais. Ele analisa com um microscópio a estrutura anatômica e os veios da madeira, para identificar a espécie. A partir disso, os peritos sabem se houve ou não um crime.
“Sabendo qual é o tipo da madeira, verificamos se a extração é permitida ou não. Tudo feito de forma científica”, observa Emílio da Cruz, que é doutor em geologia.
Mas o trabalho durante a Operação Arco de Fogo não vai se restringir à identificação da madeira. “Estamos levando à campo um banco de dados sobre áreas desmatadas”, diz Emílio, explicando que a Policia Federal também vai usar um sistema de monitoramento por satélite Aliás, de tecnologia japonesa e com grande potência de fiscalização.
“Nós podemos captar imagens por radar, o que permite rastrear áreas mesmo com chuvas ou com excesso de nuvens”, acrescenta o perito, afirmando que depois das análises, o trabalho é feito em campo, quando será possível mostrar os valores da madeira derrubada e o que foi destruído na floresta.

Atrito e mansão

Duas notas da coluna Tutty, de O liberal:

Amparado
O coronel Costa Jr. perdeu o cargo de comandante da PM de Santarém depois de um atrito com a prefeita Maria do Carmo, que mostrou o prestígio que tem com o governo. O militar, porém, caiu para cima. Foi transferido para Belém e assumiu o CIOP. Costa Jr. trabalhará num projeto de Polícia Comunitária, para a qual o governo dará especial atenção.
Atração
Uma casa mandada construir pelo secretário de Finanças de Monte Alegre tornou-se uma verdadeira atração turística na cidade. Foi construída num imenso terreno. Mas o que chama a atenção de todos é o elevador do qual é dotada. Aliás, o único equipamento desse tipo existente na simpática cidade do Baixo Amazonas.

São Raimundo x Tuna

As equipes do São Raimundo e Tuna jogam daqui a pouco(9 horas), em Belém.
O time cruzmaltino está na terceira posição, enquanto o Pantera é o último colocado na tabela do Parazão.

Eleições em Belém ( 2 )

Outra fonte do jornal, consultada há pouco, diz que a manchete do Diário foi um aviso da boca do caixa e não guarda relação alguma com as eleições em Belém.
Será?

Eleições em Belém

Não se surpreenda o (e)leitor de Belém com a manchete deste domingo do Diário do Pará - Ex-secretário de saúde denunciou Duciomar .
Depois de meses de silêncio sobre a atuação do prefeito Duciomar Costa, o jornal de Jader Barbalho partiu para a ofensiva, elegendo-o como o alvo do momento.
Segundo bem posicionada fonte, que trafega com desenvoltura nos bastidores da capital paraense, esta é a primeira de uma das muitas faturas que o alcaide terá que quitar com Jader por sua aproximação com o grupo Liberal e o ex-governador Simão Jatene.
Há cerca de três mês, Jader ficou sabendo que o grupo Liberal já tinha demonstrado explícito interesse em apoiar uma chapa com Duciomar na cabeça, tendo o PT na vice. A estratégia era unir de vez o prefeito e a governadora em um mesmo palanque, sob as bênçãos dos veículos das Organizações Maiorana. As articulações esfriaram depois que o jornal dos Maiorana publicou uma foto em destaque na capa mostrando o presidente Lula e governadora Ana Júlia rindo para as paredes. A governadora não gostou da brincadeira e o acordo Duciomar-Liberal-PT voltou para o frizzer.
Outra mexida de pedra no tabuleiro da sucessão em Belém que parece ter feito azedar as relações políticas e comerciais entre Jader e Duciomar foram os recentes encontros mantidos pelo prefeito com o ex-governador Simão Jatene. Os humores de Jader se tornaram mais sisudos quando soube, por terceiros, que o ex-governador ofereceu a Duciomar apoio doPSDB nestas eleições em troca do lugar de vice na chapa do alcaide. Pela oferta de Jatene, se não fosse possível uma coligação formal no primeiro turno, já ficaria acertada um aliança tática para o segundo.
Jader queria - pelo menos essa era sua disposição até o carnaval - o lugar de vice para Elcione ou Luiz Otávio, já que o ex-deputado José Priante não topa fazer acordo com Duciomar.Por isso, segundo a fonte, o chefe do PMDB paraense reage às tentativas de isolar seu partido de um acordo que, a princípio, tornaria a eleição em Belém com menos riscos e mais barata.
Falta, apenas, acertar com o eleitor.
A conferir.

Assaltane do BB de Uruará transferido para Altamira

No Repórter Diário de domingo:

Um dos assaltantes presos pelo assalto ao Banco do Brasil em Uruará, o ex-PM Gilberto Constantino, conhecido como “Tabaco”, foi transferido para Altamira, por medida de segurança. Os policiais foram informados de que a população estava querendo invadir a delegacia e fazer justiça com as próprias mãos, porque o comandante do destacamento da PM morto no assalto, capitão Marcelo Oliveira, era benquisto na cidade e são fortes as suspeitas de que “Tabaco” tenha sido o autor do disparo.