domingo, 24 de fevereiro de 2008

Eleições em Belém

Não se surpreenda o (e)leitor de Belém com a manchete deste domingo do Diário do Pará - Ex-secretário de saúde denunciou Duciomar .
Depois de meses de silêncio sobre a atuação do prefeito Duciomar Costa, o jornal de Jader Barbalho partiu para a ofensiva, elegendo-o como o alvo do momento.
Segundo bem posicionada fonte, que trafega com desenvoltura nos bastidores da capital paraense, esta é a primeira de uma das muitas faturas que o alcaide terá que quitar com Jader por sua aproximação com o grupo Liberal e o ex-governador Simão Jatene.
Há cerca de três mês, Jader ficou sabendo que o grupo Liberal já tinha demonstrado explícito interesse em apoiar uma chapa com Duciomar na cabeça, tendo o PT na vice. A estratégia era unir de vez o prefeito e a governadora em um mesmo palanque, sob as bênçãos dos veículos das Organizações Maiorana. As articulações esfriaram depois que o jornal dos Maiorana publicou uma foto em destaque na capa mostrando o presidente Lula e governadora Ana Júlia rindo para as paredes. A governadora não gostou da brincadeira e o acordo Duciomar-Liberal-PT voltou para o frizzer.
Outra mexida de pedra no tabuleiro da sucessão em Belém que parece ter feito azedar as relações políticas e comerciais entre Jader e Duciomar foram os recentes encontros mantidos pelo prefeito com o ex-governador Simão Jatene. Os humores de Jader se tornaram mais sisudos quando soube, por terceiros, que o ex-governador ofereceu a Duciomar apoio doPSDB nestas eleições em troca do lugar de vice na chapa do alcaide. Pela oferta de Jatene, se não fosse possível uma coligação formal no primeiro turno, já ficaria acertada um aliança tática para o segundo.
Jader queria - pelo menos essa era sua disposição até o carnaval - o lugar de vice para Elcione ou Luiz Otávio, já que o ex-deputado José Priante não topa fazer acordo com Duciomar.Por isso, segundo a fonte, o chefe do PMDB paraense reage às tentativas de isolar seu partido de um acordo que, a princípio, tornaria a eleição em Belém com menos riscos e mais barata.
Falta, apenas, acertar com o eleitor.
A conferir.

Nenhum comentário: