terça-feira, 26 de abril de 2011

Polícia Civil chama servidores para Santarém, Capanema e Soure


A Polícia Civil do Pará passa a contar com 37 novos servidores da área administrativa aprovados mediante concurso público. Entre os municípios contemplados com novos servidores administrativos estão Santarém, no oeste paraense; Capanema, nordeste do Estado, e Soure, na ilha do Marajó.  

A partir desta terça-feira, 26, eles passarão por um treinamento, com uma semana de duração, na sede da Academia da Polícia Civil, localizada no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em Marituba, na Grande Belém.

Assuntos como Direitos Humanos, Relações Interpessoais e informações sobre o funcionamento da Polícia Civil fazem parte das aulas. A posse dos servidores aconteceu nesta segunda-feira, 25, no auditório central da Delegacia-Geral, em Belém, na presença do delegado-geral, Nilton Atayde, e de outros integrantes da direção superior da instituição policial.(Com informações da Agência Pará)

Começa amanhã encontro sobre recursos hídricos do Baixo Amazonas


Começa nesta quarta-feira, 27 de abril, em Santarém (PA), o 9º Encontro de Estudos e Debates sobre Águas Doces do Baixo Amazonas, que discutirá o tema “Sistemas Fluviais do Oeste do Pará: potenciais e desafios”. Os múltiplos usos dos recursos hídricos na bacia do rio Tapajós serão discutidos durante o encontro, que tem o objetivo de divulgar e debater estudos voltados à gestão racional das águas doces da região. 
 
Promovido pelo Fórum de Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisas Científicas de Santarém (FOPIESS), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Agência Nacional de Águas (ANA), o Encontro inicia às 19 horas, no Amazônia Boulevard (Av. Mendonça Furtado, nº 2946), com a conferência “A Importância do Saneamento na Manutenção dos Sistemas Fluviais”, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Von Sperling, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na quinta-feira, dia 28, às 19 horas, será realizada mesa-redonda sobre os usos múltiplos dos recursos hídricos da bacia do rio Tapajós, a qual discutirá temas como geração hidrelétrica, navegação, fluxos quantitativos de água e sedimentos, entre outros. O evento encerra-se na sexta-feira, dia 29, com a mesa-redonda que discutirá o planejamento dos recursos hídricos da bacia do rio Tapajós.(Fonte:UFOPA)

Deputado Lira Maia fala sobre Reservas Legais no Pará


Os critérios para a criação das Reservas Legais no estado Pará preocupam o deputado federal Lira Maia (DEM do Pará). 

Falta de documento da terra impede concessão de crédito agrícola

Antenor Pereira Giovannini fez u, comentário sobre a postagem "Dinheiro parado no Banco da Amazônia é tema de ses...":

Sr Editor

Creio que nenhuma instituição bancária irá conceder algum empréstimo sem que haja suporte documental ,principalmente , de propriedade da terra em sendo agricultor rural. O que mais se observa na região é que produtores em geral, sejam mini - micros - pequenos - médios e grandes pouco ou quase nada possuem de documentação de propriedade original e oficial, fazendo com que certamente o Banco se negue a conceder qualquer tipo de empréstimo. Não seria muito mais eficaz se saber porque não é concedido esse título de propriedade seja definitivo ou provisório para que esse contingente de trabalhadores possa ter acesso a crédito? Porque produtores com mais de 75 anos de Santarém, advindo na época da pimenta, ainda não tem seu título de posse definitivo? Porque a nossa região é tão complicado se obter essa titularização mesmo se provando a correta origem da compra?

Antenor Pereira Giovannini

Ápio Campos, o pastor dos jovens


Lúcio Flávio Pinto

Meu primeiro jornal de circulação externa foi O Social, de 1964. Como o título era um tanto ambíguo, pretendendo abordar tanto as “questões sociais” quanto o mundanismo social no Clube de Jovens da Paróquia da Trindade, que eu então freqüentava, troquei-o para O Combate. As duas versões eram impressas num mimeógrafo a tinta do Centro de Letras da Universidade Federal do Pará.

Já era um avanço tecnológico em relação ao mimeógrafo a álcool, que eu cheguei a usar. Com maior disponibilidade de papel, pude aumentar a tiragem para 100 exemplares, distribuídos gratuitamente aos distintos leitores graças à generosidade do diretor do curso de letras da UFPA, cônego Ápio Campos.

Não bastava sua autorização, porém: era preciso que “seu” Alonso se dispusesse a ir aos sábados à sede do curso, na praça Coaracy Nunes (mais conhecida por “Ferro de Engomar”), que hoje se restringe a paredes, que escondem uma insólita quadra de esportes, nesta Belém sem miolo, sem conteúdo, sem essência. E lá ficávamos quase toda a manhã, fora do expediente, para não prejudicar as atividades regulares da instituição.

Sempre em disponibilidade para os jovens, o cônego ainda aparecia nas sessões de sábado à tarde, dedicadas às palestras, quando não tínhamos uma festa do arromba, mora! O cônego era uma alma tolerante, parcimoniosa e fecunda. Seu casarão na Rui Barbosa não só estava aberto aos amigos como se tornou abrigo de gente inteligente que Ápio Campos promoveu, instruiu e encaminhou para a vida, cumprindo sua missão de pastor.

Cumpriu-a enquanto teve forças e lucidez, até um tempo atrás, quando imergiu em dramas pessoais que se sucederam até o dia 15, quando morreu, aos 84 anos. Carregou consigo a estima, a admiração e o reconhecimento de centenas de jovens, para os quais sua luz e aquele seu sorriso de aprovação serviram de guia e inspiração.

Campanha previne hipertensão arterial no Pará


De 25 a 29 de abril, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estará realizando uma grande campanha em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, lembrado em 26 de abril.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Hélio Franco, o controle da hipertensão arterial é uma das prioridades da atual gestão, por se tratar de uma doença que, se não cuidada, pode vir a causar outros problemas como acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência renal crônica ou mesmo levar à morte.

Segundo Hélio Franco, 20% da população com idade acima de 40 anos tem hipertensão arterial e muitos nem sabem disso. E é pela falta de cuidado que muitas pessoas dependem, hoje, de máquinas de hemodiálise, já que a hipertensão juntamente com o diabetes são as principais causas de insuficiência renal crônica.

Para ele, a única maneira de combater esse mal é trabalhar na mudança de comportamento das pessoas desde a infância, incentivando hábitos saudáveis, a começar pelo aleitamento materno exclusivo. "É preciso moldar os hábitos das crianças e as instituições de educação têm um papel fundamental nisse", disse o secretário. (Com informações de Roberta Vilanova)

Dinheiro parado no Banco da Amazônia é tema de sessão na Câmara de Vereadores de Santarém


Cerca de R$ 5 milhões de reais disponíveis para pequenos agricultores estão parados nos cofres do Banco da Amazônia (Basa). O dinheiro deveria servir de apoio financeiro às produções agrícolas da região, mas o desconhecimento da existência da verba pelos produtores rurais e as exigências burocráticas são obstáculos ao uso desse dinheiro, segundo revelou reportagem exclusiva de O Estado do Tapajós. 

`Por causa desse dinheiro parado nos cofres do Banco da Amazônia, a Câmara de Vereadoes faz sessão hoje de manhã para discutir as dficuldades de acesso ao financiamento da agricultura familiar em Sanatarém.