segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Relator é favorável ao indeferimento do registro de Maria

O ministro Marcelo Ribeiro opinou favoravelmente ao recurso do MP eleitoral do Pará que pede o indeferimento do registro da candidatura de Maria do Carmo à prefeitura de Santarém.
Mas a sessão de hoje à noite do TSE foi suspensa após pedido de vistas do ministro Eros Grau, o mesmo que se retirou do plenário da última sessão impossibilitando seu quorum.
O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Brito, antecipou seu voto contrário ao recurso, antes mesmo de conceder vistas do processo ao ministro Eros Grau.
A ministra Carmem Lúcia mostrou-se, no entanto, favorável ao voto do relator, mas a magistrada só votará nesse processo se continuar como substituta do ministro Joaquim Barbosa.

O bonde do Serra

Na coluna Holofote, de Veja, sob o título acima:

O grupo de políticos do PMDB dispostos a embarcar na candidatura do tucano José Serra à Presidência da República, em 2010, cresce rapidamente. Na semana passada, Orestes Quércia, presidente da legenda em São Paulo, declarou seu apoio. Nos próximos dias, Jarbas Vasconcelos, senador por Pernambuco, passará a trabalhar abertamente por Serra. Ele acredita que é possível convencer 40% do PMDB a fazer o mesmo. Embora mais discretos, Luiz Henrique, governador de Santa Catarina, e Mão Santa, senador pelo Piauí, já estão dentro desse bonde.

Títulos para quilombolas

Devem ser emitidos ainda este mês os títulos de terra das famílias de quilombolas que moram nas localidades de Tiningu, Arapemã e Saracura.

MEC reabre prazo para bolsista do ProUni firmar contrato com Fies

G-1

O Ministério da Educação (MEC) reabriu nesta segunda-feira (3) o prazo para os estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) selecionados pelo Financiamento Estudantil (Fies) firmarem contratos com a Caixa Econômica Federal (CEF).
Uma portaria do ministério foi publicada no "Diário Oficial da União", nesta segunda. De acordo com o texto, a reabertura do prazo acontece em decorrência da greve dos bancários. Os interessados devem firmar o contrato até o dia 14 de novembro.

Classificação do Campeonato Brasileiro - Série A

1º São Paulo 62
2º Palmeiras 61
3º Grêmio 60
4º Cruzeiro 58
5º Flamengo 57
6º Botafogo 49
7º Coritiba 49
8º Goiás 48
9º Internacional 48
10º Vitória-BA 45
11º Sport 42
12º Atlético-MG 41
13º Santos 40
14º Náutico 36
15º Portuguesa-SP 36
16º Atlético-PR 35
17º Figueirense 35
18º Vasco da Gama 34
19º Fluminense 34
20º Ipatinga-MG 31

Documento relata torturas e humilhações em curso da PM

Do Espaço Aberto:

Punhos cerrados mantidos sobre o asfalto quente, debaixo do sol do meio-dia; agressões com varas e ripas nas costas, nádegas e panturrilhas; exercícios físicos rigorosíssimos sem descanso para o almoço; instruções de choque com utilização de gás pimenta gás lacrimogêneo e afogamentos são algumas das torturas a que foram submetidos PMs que participaram do curso destinado à formação de policiais miitares da Ronda Ostensiva Tático Motorizado (Rotam), um grupo de elite da corporação.
O curso, realizado no início de outubro passado, em Inhangapi, no município de Castanhal, nordeste do Pará, é o mesmo durante o qual morreu o soldado PM Cruz, que sofreu um ataque cardíaco provavelmente provocado pelo excesso de esforço durante a travessia do rio Inhangapi num cabo submerso.
Leia mais aqui.

Diretor do HR proíbe revista em bolsas

O chefe de administração do Hospital Regonal do Baixo-Amazonas foi desautorizado pela direção do HR de mandar revistar a bolsa dos funcionários, conforme denunciado aqui.
Mas as notícias não são tão boas assim.
A chefe de enfermagem do HR, uma mineira funcionária da Pro-Saúde há 19 anos foi colocada no olho da rua. Ela e o marido dela, que é médico.

Impacto de hidrelétricas é menor que desmatamento

Alexandre Canazio
Canal Energia

A Amazônia sofre mais com os desmatamentos e queimadas do que com os impactos das hidrelétricas. Essa é a constatação de um levantamento feito, recentemente, pela Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução em Energia Elétrica. A entidade levantou o impacto de seis projetos importantes: Jirau, Santo Antônio, Tijuco Alto, Pai Querê, Santa Isabel e Belo Monte.
Segundo a Abiape, as seis hidrelétricas juntas terão uma área de reservatório de 1.278 quilômetros quadrados, sendo que a área desmatada atingirá 1.022,4 km². Essas usinas, quando prontas, terão 19.147 MW de potência instalada. Ou seja, serão desmatados 0,14 km² por MW, em média. O estudo mostra que, em compensação, a derrubada da floresta, somente, no primeiro semestre deste ano devastou 4.919 km².
Com isso, pode se estimar que as usinas vão afetar uma área correspondente a 20,8% do desmatado na floresta. Em relação à área total do bioma amazônico de 5,217 milhões de km², as usinas desmatarão 0,02% da área total. Segundo Mario Menel, presidente da Abiape, o levantamento quer chamar a atenção para a necessidade de se discutir o papel das hidrelétricas.
"Esse levantamento veio da nossa preocupação com o aumento da base térmica na matriz e do encarecimento da energia. Isso afeta a competitividade dos negócios", observa o executivo em entrevista à Agência CanalEnergia. Ele lembra que o tamanho dos reservatórios vem dimuindo, aliado às novas tecnologias das turbinas. As hidrelétricas em operação hoje têm uma produtividade de 0,51 km²/MW.
"Os reservatórios equivalentes do país, que estavam em cinco anos, ou seja, poderiam agüentar uma seca por esse tempo, agora, estão em um ano", ressalta Menel. Por isso, para ele, deve-se discutir racionalmente, sem paixões, a construção de hidrelétricas na Amazônia. "Há notadamente uma má vontade com as hidrelétricas", completa.
Enquanto o desmatamento e queimada da floresta amazônica por fazendeiros e madeiros ilegais acontece descontroladamente, afetando fauna e flora, Menel lembra que, para se fazer a supressão de vegetação para a construção dos reservatórios, o setor elétrico é supervisionado por órgãos e organizações ambientais, além da sociedade brasileira e internacional.
"As ONGs deveriam se preocupar mais com o desmatamento do que com o setor elétrico que é controlado. Temos vários mecanismos de controle. Chega a ser meio revoltante, deixar o desmatamento e as queimadas ocorrerem indiscriminadamente", desabafa o executivo.
Menel apóia o posicionamento do ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, de discutir os projetos e adaptá-los ao contexto atual de desenvolvimento sustentável. "O Minc já admitiu que as hidrelétricas são melhores que as térmicas, mas ressaltou a mudança de modelo", lembra, referindo-se à diminuição dos reservatórios.

Técnico novo

João Duarte é o novo técnico do São Raimundo.
Vai comandar o Pantera no quadrangular final do campeonato santareno e na fase classificatória do Parazão 2009.

Bola fora

O vice-governador Odair Corrêa quer aparecer.
Sem nada o que fazer vem a se meter em assunto que não lhe diz respeito.
De uma hora para outra, Odair teve um brilhane idéia: mudar o nome da futura universidade federal do Oeste do Pará(UFOPA) para UNIAM(Universidade de Integração Amazônica).
Mas Odair não é deputado federal nem senador. Não vota no congresso, onde o projeto da futura universidade tramita por lá. Aliás, vice foi eleito sem ser votado.
Menos, Odair, menos.