domingo, 31 de maio de 2009

Prorrogado prazo para para vacinação contra aftosa


O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento prorrogou o prazo
da etapa de vacinação do rebanho bovino do Pará contra a febre aftosa.

A vacinação e a comprovação da imunização do rebanho podem ser feitas
agora até o dia 30 de junho. A prorrogação foi uma solicitação da
Agencia de Defesa Agropecuária do Pará, a justificativa da Adepará, são
as condições climáticas. As chuvas acabaram dificultando que os animais
fossem vacinados.

CURTÍSSIMAS



Ronaldo Brasiliense

COPA – Estou torcendo por Belém, mas acho que o favoritismo é de Manaus...

CALOTE – Helder Barbalho (PMDB), prefeito de Ananindeua, continua sem pagar as dívidas com a produtora que fez sua campanha à reeleição. Mas assim, não...

PAC – Balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Pará, feito pela ONG Contas Abertas, mostra que das 414 obras previstas, apenas 2,7% foram concluídas e 70,3% sequer foram iniciadas. Nada como viver num Estado governado por uma amigona do presidente Lula.

EMINÊNCIA – O secretário estadual de Projetos Estratégicos, Marcilio Monteiro, continua mandando na área ambiental. A indicação de Anibal Picanço para a Secretaria de Meio Ambiente partiu dele, Marcilio.

CESTAS – Presidente da Assembléia Legislativa, que está montada na grana, o deputado Domingos Juvenil (PMDB) não deu qualquer resposta aos ofícios pedindo ajuda os flagelados das cheias. Ô, Juca, que é isso?

CARGOS – Só o comando da Eletronorte e seu orçamento bilionário mantêm Jader Barbalho (PMDB) e sua troupe no governo petista de Ana Júlia Carepa.

ESTRADAS - A precária situação das estradas paraenses será tema de sessão especial nesta segunda-feira na Assembléia Legislativa. Os deputados aprovaram por unanimidade o pedido do deputado João Salame (PPS), e vão pressionar Setran e Dnit para que coloquem em prática um plano de emergência de recuperação das estradas federais e estaduais.

CAMPANHA – Em sua obsessão para voltar ao Senado em 2010, Jader Barbalho trata de limpar a área, mandando seu jornal bater forte nos potenciais adversários, entre os quais o deputado federal Paulo Rocha (PT) e o prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB).

RIBEIRINHOS – Os flagelados pelas cheias do Baixo-Amazonas agradecem penhoradamente, o apoio do secretário estadual de Cultura, Edilson Moura, e a presidente da OS Via Amazônia, Joana Pessoa, que administra o Hangar, pelo empenho na arrecadação de alimentos.

RELATORA – A senadora Kátia Abreu (DEM/TO), aquela que pediu intervenção federal no Pará, foi indicada como relatora da Medida Provisória 458, apelidada de MP da Grilagem pelo Greenpeace. Tudo a ver...

PRAZO – Faltam 575 dias para acabar o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Esse rio é minha rua...


Como na letra da música de Paulo e Ruy Barata, morador limpa sua rua do mururé, em Óbidos, cidade invadida pelas águas do rio Amazonas.

"Esse rio é minha rua, minha, tua, mururé....


Foto: Lila Bemerguy

Copa do Mundo em Manaus: O pior se confirmou

Estava escrito nas estrelas.

Em 27 de março de 2008, portanto, antes de Juca Kfoury e Ancelmo Góis, o Blog do Estado, embora não tenha varinha de condão, antecipou de certo modo a decisão de hoje do comitê da FIFA.

Quinta-feira, 27 de Março de 2008

Amazonas na dianteira da Copa de 2014

Este site já havia alertado que o Pará não vinha sendo páreo para o Amazonas na briga para transformar uma das capitais do norte em sede da copa do mundo de 2014, ao comentar cenas registradas em Zurique, sede da FIFA, por o acasião do anúncio do mundial de futebol no Brasil.
Naquela ocasião, o governador Eduardo Braga e outros pesos pesados industrais da Zona Franca de Manaus monopolizavam as entrevistas concedidas às principais redes de televisão do mundo, todos afinados com o discurso de promoção de uma copa do mundo 'sustentável em Manaus.
A delegação paraense ficou escondida num canto do auditório da FIFA.
Hoje, o Repórter Diário volta ao assunto, com a nota Devagar:
"O Amazonas começa a se distanciar do Pará na briga para sediar a Copa do Mundo em 2014. Em agressivo lance de marketing, Manaus reúne, no final de semana, a seis anos do maior evento futebolístico do planeta, cronistas esportivos de todo o país para mostrar vantagens de logística e turismo da cidade aos profissionais da imprensa que influenciam em decisões da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Patinhando, o Pará padece da falta de comitê organizador e de simples site para tentar se credenciar."

As cidades escolhidas

Não deu zebra.

Manaus levou a melhor sobre Belém, como antecipou Anselmo Góis.

Aqui
.

Manuas é a escolhida pela FIFA




Jerome Valcke, secretário-geral da FIFA, anuncia que o comitê gestor da FIFA fará visita as cidades escolhidas em fevereiro de 2010

Joseph Batter, presidente da FIFA, faz a abertura da cerimônia, direto de Nassau, nas Bahamas

Começou a cerimônia da FIFA que vai anunciar as sedes da copa de 2014 no Brasil

Prejuízo de 2,6 bilhões de reais

Do Repórter Diário, deste domingo:

Se o anúncio oficial da Fifa deixar Belém de fora da lista das 12 subsedes brasileiras do Mundial de 2014, como antecipou na sexta em seu blog o jornalista Ancelmo Góis, a cidade perderá um investimento de R$ 2,6 bilhões em obras de infra-estrutura e turismo.

O dono do partido

Miguel Oliveira

O deputado federal Vic Pires Franco age nas sombras.

É refratário à transparência.

Comanda o partido dele com bem entende.

Isso, podem dizer alguns, é problema dos Democratas.

Qual seria o interesse público resgistar aqui neste espaço que a performance de Vic é antidemocrática contra todos, cortesã com uns e vingativa com outros?

Registrei esse fato porque entendo que o que deve pautar o comportamento dos dirigentes partidários é o interesse público, não as questões pessoais. Partido que se preze discute propostas, apresenta sugestões de interesse do bem-comum da população. Partido não é lugar de futrica, de disse-me-disse. Pelo menos para partidos que se prezam.

O cerne da nota em questão, em que revelo o desconforto de parlamentares do partido ante às atitudes anti-republicanas que vem sendo tomadas pelo presidente regional do Democratas, é verdadeira, embora dois dos citados - os deputados Lira Maia e Márcio Miranda - visivelmente pressionados por Vic venham à público tentar desmentí-la.

Não é de hoje que Vic age a seu estilo - covarde e difamatório - todas as vezes em que se forma o ambiente natural das sucessões estaduais no Pará.

Acompanho esses bastidores há muitos anos, desde quando Vic era pau-mandado do Alacid Nunes, do Hélio Gueiros. Agora, Vic tem em quem mandar, até porque quem poderia reagir, embora não aprove esses métodos, não tem tutano para enfrentá-lo publicamente.

A nota que tanta polêmica provocou traz em seu bojo um questionamento que deixou Vic sem discurso, sem lenço nem documento: ele fala pelo partido, mas fala sozinho, ele negocia cargos sozinho, para ele e para a mulher dele, ele ofende os desafetos sozinho, mas quem é ofendido pensa que ele tem cobertura dos demais membros do partido para agir assim. Em outras palavras: Vic não vale o quanto parece ou faz questão de parecer.

Mas, como em comunicação às vezes uma imagem vale mais do que mil palavras, o leitor deste espaço deve prestar atenção na ordem cronológica de alguns fatos para montar o quebra-cabeça que levou Vic a acordar, no sábado, o presidente nacional do Democratas, deputado Rodrigo Maia.

A nota causadora de todo esse rebuliço foi postada às 8 horas de sexta-feira e republicada no site Espaço Aberto no começo da tarde. Até aí nenhuma repercussão, embora os que navegam pela internet saibam que o deputado Vic Pires Franco passa o dia e a noite em frente a um computador navegando pelos sites e blogs editados no Pará, enviando comentários anônimos. Mas, estranhamente, Vic leu, não gostou, mas engoliu em seco o seu conteúdo.

Mas na manhã de sábado, bem cedo, o Blog do Estado abriu suas notas com a postagem de uma fotografia [ clique aqui] na qual aparecem o ex-governador Simão Jatene, o deputado Lira Maia e mais dois outros politicos santarenos, obtida às 22 horas de sexta-feira, no Amazon Park Hotel. Pronto. Foi a gota d'água.

Vic percebeu que o deputado Lira Maia aparecia à vontade ao lado de Simão Jatene. Tudo o que Vic não queria que os outros vissem. Até porque Vic vende a falsa informação que todos no Democratas vetam o nome de Jatene como candidato a governador por uma coligação liderada pelo PSDB.

Não que a imagem em questão revele de pronto o apoio de Lira Maia a Simão Jatene, o que hoje, pelo que sei, não está definido. Mas a imagem dois dois, juntos, sorridentes, pode ter sido intrepretada por Vic como a confirmação natural da nota . Era uma demonstração pública de que Vic não fala sozinho pelo partido e que políticos de outras legendas já percebem isso e procuram fazer articulações não só com o presidente da legenda.

Vic agiu rápido. Se queixou a Rodrigo Maia, dizendo-se vítima de um complô para defenestrá-lo do comando regional do Democratas. Implorou que Rodrigo ligasse para Lira Maia e Márcio Miranda, suplicando por um desmentido. A assessoria de imprensa de Lira Maia foi acionada e enviou ao Blog do Estado e Espaço Aberto uma nota de esclarecimento, cujo texto é cômico, se não fosse trágico.

Quero deixar claro que o último contato que mantive com Lira Maia foi sexta-feira à noite. Nos falamos rapidamente à saída do evento no hotel. Ele já tinha conhecimento da nota e nada comentou comigo a seu respeito. Convidou-me para acompanhá-lo no jantar da feira do Iespes. Declinei o convite e deixei o hotel rumo a um restaurante do centro da cidade, em companhia de minha esposa. De lá para cá, até o momento em que escrevo este post[ domingo, 9 horas], Lira Maia não me procurou.

Talvez nem vá fazê-lo porque sabe, no fundo, que o que eu escrevi é verdade, a mais cristalina verdade. Não vai me telefonar para contar que desistiu de lutar pela democratização das decisões partidárias, que cedeu aos apelos de Rodrigo Maia, que não quer expor suas divergências publicamente com Vic.

Até porque, se o fizesse, saberia de antemão que não acreditaria em estória da caronchinha.


---------------
P.S: O dileto amigo Aldo Almeida, já falecido, dizia que jornalista que se preza não revela suas fontes, mas esclarecia que, quando necessário, a bem da verdade, nós podemos revelar quem não é a nossa fonte.
Por isso, declaro em alto e bom tom que não é o deputado Lira Maia a fonte da nota que tanto desagradou o deputado Vic Pires Franco.