domingo, 31 de maio de 2009

O dono do partido

Miguel Oliveira

O deputado federal Vic Pires Franco age nas sombras.

É refratário à transparência.

Comanda o partido dele com bem entende.

Isso, podem dizer alguns, é problema dos Democratas.

Qual seria o interesse público resgistar aqui neste espaço que a performance de Vic é antidemocrática contra todos, cortesã com uns e vingativa com outros?

Registrei esse fato porque entendo que o que deve pautar o comportamento dos dirigentes partidários é o interesse público, não as questões pessoais. Partido que se preze discute propostas, apresenta sugestões de interesse do bem-comum da população. Partido não é lugar de futrica, de disse-me-disse. Pelo menos para partidos que se prezam.

O cerne da nota em questão, em que revelo o desconforto de parlamentares do partido ante às atitudes anti-republicanas que vem sendo tomadas pelo presidente regional do Democratas, é verdadeira, embora dois dos citados - os deputados Lira Maia e Márcio Miranda - visivelmente pressionados por Vic venham à público tentar desmentí-la.

Não é de hoje que Vic age a seu estilo - covarde e difamatório - todas as vezes em que se forma o ambiente natural das sucessões estaduais no Pará.

Acompanho esses bastidores há muitos anos, desde quando Vic era pau-mandado do Alacid Nunes, do Hélio Gueiros. Agora, Vic tem em quem mandar, até porque quem poderia reagir, embora não aprove esses métodos, não tem tutano para enfrentá-lo publicamente.

A nota que tanta polêmica provocou traz em seu bojo um questionamento que deixou Vic sem discurso, sem lenço nem documento: ele fala pelo partido, mas fala sozinho, ele negocia cargos sozinho, para ele e para a mulher dele, ele ofende os desafetos sozinho, mas quem é ofendido pensa que ele tem cobertura dos demais membros do partido para agir assim. Em outras palavras: Vic não vale o quanto parece ou faz questão de parecer.

Mas, como em comunicação às vezes uma imagem vale mais do que mil palavras, o leitor deste espaço deve prestar atenção na ordem cronológica de alguns fatos para montar o quebra-cabeça que levou Vic a acordar, no sábado, o presidente nacional do Democratas, deputado Rodrigo Maia.

A nota causadora de todo esse rebuliço foi postada às 8 horas de sexta-feira e republicada no site Espaço Aberto no começo da tarde. Até aí nenhuma repercussão, embora os que navegam pela internet saibam que o deputado Vic Pires Franco passa o dia e a noite em frente a um computador navegando pelos sites e blogs editados no Pará, enviando comentários anônimos. Mas, estranhamente, Vic leu, não gostou, mas engoliu em seco o seu conteúdo.

Mas na manhã de sábado, bem cedo, o Blog do Estado abriu suas notas com a postagem de uma fotografia [ clique aqui] na qual aparecem o ex-governador Simão Jatene, o deputado Lira Maia e mais dois outros politicos santarenos, obtida às 22 horas de sexta-feira, no Amazon Park Hotel. Pronto. Foi a gota d'água.

Vic percebeu que o deputado Lira Maia aparecia à vontade ao lado de Simão Jatene. Tudo o que Vic não queria que os outros vissem. Até porque Vic vende a falsa informação que todos no Democratas vetam o nome de Jatene como candidato a governador por uma coligação liderada pelo PSDB.

Não que a imagem em questão revele de pronto o apoio de Lira Maia a Simão Jatene, o que hoje, pelo que sei, não está definido. Mas a imagem dois dois, juntos, sorridentes, pode ter sido intrepretada por Vic como a confirmação natural da nota . Era uma demonstração pública de que Vic não fala sozinho pelo partido e que políticos de outras legendas já percebem isso e procuram fazer articulações não só com o presidente da legenda.

Vic agiu rápido. Se queixou a Rodrigo Maia, dizendo-se vítima de um complô para defenestrá-lo do comando regional do Democratas. Implorou que Rodrigo ligasse para Lira Maia e Márcio Miranda, suplicando por um desmentido. A assessoria de imprensa de Lira Maia foi acionada e enviou ao Blog do Estado e Espaço Aberto uma nota de esclarecimento, cujo texto é cômico, se não fosse trágico.

Quero deixar claro que o último contato que mantive com Lira Maia foi sexta-feira à noite. Nos falamos rapidamente à saída do evento no hotel. Ele já tinha conhecimento da nota e nada comentou comigo a seu respeito. Convidou-me para acompanhá-lo no jantar da feira do Iespes. Declinei o convite e deixei o hotel rumo a um restaurante do centro da cidade, em companhia de minha esposa. De lá para cá, até o momento em que escrevo este post[ domingo, 9 horas], Lira Maia não me procurou.

Talvez nem vá fazê-lo porque sabe, no fundo, que o que eu escrevi é verdade, a mais cristalina verdade. Não vai me telefonar para contar que desistiu de lutar pela democratização das decisões partidárias, que cedeu aos apelos de Rodrigo Maia, que não quer expor suas divergências publicamente com Vic.

Até porque, se o fizesse, saberia de antemão que não acreditaria em estória da caronchinha.


---------------
P.S: O dileto amigo Aldo Almeida, já falecido, dizia que jornalista que se preza não revela suas fontes, mas esclarecia que, quando necessário, a bem da verdade, nós podemos revelar quem não é a nossa fonte.
Por isso, declaro em alto e bom tom que não é o deputado Lira Maia a fonte da nota que tanto desagradou o deputado Vic Pires Franco.


10 comentários:

Anônimo disse...

Então você chegou a seguinte conclusão: o Vic manda no DEM, sim.
O resto é conversa pra boi dormir.

Blog do Miguel Oliveira disse...

Pelo contrário.

Quem pensa que manda não precisaria ir choramingar aos ouvidos do presidente nacional Radorigo Maia.

Logo o deputado Vic, que apregoa por aí que é o rei da cocada preta.
Menos, menos....

Blog do Miguel Oliveira disse...

Corrigindo...
Pelo contrário.

Quem pensa que manda não precisaria ir choramingar aos ouvidos do presidente nacional Rodrigo Maia.

Logo o deputado Vic, que apregoa por aí que é o rei da cocada preta.
Menos, menos....

Anônimo disse...

Caro.
Não precisa nem dizer que foi nesse encontro na sexta a noite com o Jatene que surgiu essa história toda.
Está mais do que claro para bom entendedor.

Blog do Miguel Oliveira disse...

O deputado Vic Pires Franco está postando desde as 10 horas de hoje comentários anônimo no Blog do Estado.
Já são dez mensagens apócrifas, bem ao estilo dele.
Mas nenhuma delas será publicada a não ser que o deputado as assine embaixo.
Pra quem diz que manda e desmanda, por quê, então, não assiná-las?

Miguel Oliveira
Editor

Anônimo disse...

Quer dizer que o jader pode ser o todo poderoso do PMDB, e o deputado Vic, não ?
Faça uma análise do poder que o jader tem no PMDB.
Será que lá é diferente ?
E no PP do Gerson Peres ?
E no PDT, do Giovanni Queiroz ?
E no PR, do Anivaldo Vale ?
Acho que você está sendo muito injusto com o deputado Vic Pires.
ACP

Anônimo disse...

kkkk...o velho Vic de sempre

Blog do Miguel Oliveira disse...

Ao anônimo das 11h17.

Acho que você não leu o post com atenção.
A nota que enfurece o deputado Vic foi postada sexta-feira as 8 horas da manhã e a foto do Jatene foi tirada as 22 horas do mesmo dia.
Quando o repórter fotografou e falou com Jatene já havia decorrido mais de 10 horas da publicação da nota.
Embora se complementem para asseverar a verdade da notícia, tanto a nota quanto à foto não foram entabuladas, como você entendeu.

Anônimo disse...

caro Miguel ,tudo verdadaeiro.O deputado VIC,é velho amigo da bajulação,quando alguem contraria os seus interesses sai falando de todo munerádo e agindo na escuridão,como é própio do seu cárater,ou falta deste?.Apanhador de filmes para Helio Gueiros,traiu o Jader,presenteou o Orly e o Jatene com TV de Plasma,agora é Almir desde criançinha.Um pulha da politica do Pará.Coitadinha da D.Valeria,mulher Séria, bem criada e sobretudo bem intencionada,verá virar pó sua nuvelle carreira politica.

Anônimo disse...

O dep.VIC,é o pior tipo de politico, não é bom nem mau carater,é simplesmente desprovido do mesmo.Um grande camaleão,que só pensa em sí.Acompanho essa peça a anos, e como diz o Daniel é um falso porém amigo.Caro miguel ele não se acha dono dos Democratas,ele se acha dono do mund