sábado, 7 de novembro de 2009

Verbas publicitárias e rádios comunitários no debate da conferência de comunicação


A democratização da legislação das rádios comunitárias e a descentralização das verbas de publicidade oficial foram os pontos altos do debate da conferência de comunicação que está sendo realizada no auditório da Uepa.
Na mesa dos debates estiveram os jornalistas Miguel Oliveira, Everaldo Cordeira e Erica Morhy.
Após o intervalo a conferência prossegue com a discussão em grupos temáticos e escolha dos delegados á conferência estadual de comunicação, que será realizada em Belém.
(Foto: Tamara Saré)

Prova do Enade será amanhã ao meio-dia

No AMAZÔNIA:

A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será realizada neste domingo, dia 8 de novembro, às 13 horas, horário de Brasília(meio-dia no horário de Santarém).

Apesar das denúncias de vazamento de provas terem sido descartadas pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal da Paraíba, o exame começa a ser visto com desconfiança por alguns alunos.

Este ano, no Pará, estudantes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará deixaram de ser registrados no sistema do Ministério da Educação (MEC). A UFPA pede a reabertura do sistema de registro ou a liberação destes da obrigatoriedade de participar do exame.

O Enade é um avaliação realizada entre alunos dos cursos de graduação, com a finalidade de avaliar a qualidade do ensino superior no Brasil. Tem caráter obrigatório para os alunos selecionados pela instituição e é condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

Os locais de prova estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): www.inep.gov.br.

Azul, azulado, azulão


Na orla de Santarém, os tons azuis da cobertura da barraca, da sanefa do barco e do céu nesta época do ano em que podem ser registrados temporais.
Foto: Miguel Oliveira

UFOPA: Professores podem optar em permanecer na UFPA

Nem todos os professores do campus da UFPA de Santarém vão ministar aulas na recém-criada Universidade Federal do Oeste do Pará(UFOPA).

O reitor da UFPa Carlos Maneschy aceitou que quatro professores da instituição tenham o direito de permanecerem vinculados a instituição-mãe da UFOPA. O grupo vai trabalhar em Belém.

O acordo permite que esses docentes sejam excluídos os efeitos da lei que transfere compulsoriamente à nova universidade a estrutura física e o quadro de servidores e docentes da UFPA e UFRA de Santarém.

O reitor pro-têmpore da UFOPA Seixas Lourenço(foto), no entanto, vem enfrentando resistências de professores que discordam dos critérios de locação de pessoal nos quatro institutos a serem criados na UFOPA. "Há um pacote pronto sendo imposto", resumiu um professor da UFPA que vai permanecer em Santarém.

Conferência de comunicação

Será realizada hoje, no aditório da Uepa, a etapa regional da conferência estadual de comunicação.
Sociedade civil, empresas e governo discutem o papel social das midias.