terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Novas vagas para professores e servidores da UFOPA dependem do Ministério do Planejamento

Agora há pouco, durante reunião da bancada federal do Pará, apontei um grave problema de interesse do oeste paraense: o preenchimento das vagas na Ufopa. Em agosto de 2009, a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação aprovou 151 vagas para docentes e 166 para servidores técnicos administrativos. Mas, até o momento, foram liberadas para concurso apenas 93 vagas para docentes e 32 para os servidores.

Os concursos foram realizados e as homologações devem acontecer até o fim deste mês, mas é preciso liberar as demais vagas. E com urgência! Especialmente para os servidores, já que a atual equipe e os 32 concursados ainda somam um total bastante aquém das necessidades da instituição. Diante desse panorama, é de se perguntar: como dar início ao ano letivo que está programado para começar no próximo dia 5 de março?

Hoje, a Ufopa incluiu os dados do concurso dos professores no Simec. A partir dessa data, então, volta a depender de liberação do Ministério do Planejamento para provimento dos candidatos aprovados e, no caso dos servidores técnicos, até o final do mês, a situação deve se repetir. Isto é: vai depender também de liberação para provimento dos aprovados.

Justifica-se, assim, a imensa preocupação do reitor Seixas Lourenço com a burocracia que ameaça a recém-criada universidade. Especialmente – repita-se – considerando-se que o primeiro semestre letivo começa para os alunos antigos (ex-estudantes da UFRA e da UFPa) no próximo dia 5 e, para os novos, no dia 29 deste mês. Portanto, dentro de uma semana.

Repassei à bancada todas essas informações da Sesu/MEC, destacando que tudo agora depende do Ministério do Planejamento. O problema? Isso vem sendo aguardado desde setembro de 2009.

Mas, agora as boas notícias, após ter prestado essas informações e pedido o apoio dos demais parlamentares paraenses, a bancada decidiu que vai pedir (e comparecer em conjunto) a uma audiência com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a fim de apresentar as reivindicações da Ufopa. Tenho certeza que a medida vai resolver o problema.(Blog do Nilson Pinto)

Jader e Lira Maia assumem articulação para votação do plebiscito do estado do Tapajós

Com a Coordenação do Deputado Lira Maia e do movimento pelo Plebiscito do Estado do Tapajós, dezenas de Lideranças políticas da região oeste do Pará, dentre elas, Prefeitos, Presidentes de Câmaras e Vereadores, Secretários Municipais, Membros de Entidades Representativas estão em Brasília visitando todo os Deputados Federais, os Líderes Partidários e o Presidente da Câmara Michel Temer.

Hoje por volta das 16h, com o apoio do deputado Jader Barbalho e do deputado Lira Maia, o movimento foi recebido pelo presidente Michel Temer que manifestou o seu apoio a “causa democrática do plebiscito”. O Presidente Michel Temer se comprometeu em levar o assunto para discussão na próxima reunião do colégio de Líderes e em seguida para votação em Plenário. Michel Temer resumiu seu apoio ao Estado do Tapajós em duas palavras: “Plebiscito Já” se comprometendo a patrocinar pessoalmente a defesa pelo plebiscito.

O Deputado Lira Maia definiu com o Líder do Democratas, Deputado Paulo Bornhausen sua ida na próxima reunião de Líderes, fazer a defesa do Projeto e do Plebiscito. Esta reunião deverá ocorrer nos próximos 10 dias.

Segundo Lira Maia, o momento é muito favorável para a aprovação do Plebiscito do Estado do Tapajós e o trabalho que está sendo feito, focado no plebiscito, tem sido fundamental para o sucesso do Estado. “Com o apoio do Deputado Jader Barbalho e do Presidente Michel Temer, somado a todo o nosso esforço e ao trabalho do Movimento e mais, da participação mais efetiva das lideranças políticas da região, acredito que o nosso sonho de criar o Estado do Tapajós está se tornando uma realidade”, concluiu Lira Maia.

Jader tem a carta na manga

Miguel Oliveira
Repórter


O pessoal da redação do Blog do Estado procurou auscultar uma velha fonte peemedebista sobre o 'pulo do gato' que o deputado Jader Barbalho está armando para unificar o palanque de Dilma Roussef no Pará.

Farejando uma pista deixada no caminho pelo deputado Parsifal Pontes , o Blog do Estado apurou que a candidatura de Jader ao governo, com o apoio do PT, PR e PTB, não deixaria órfã a governador Ana Júlia, que pela proposta do presidente regional do PMDB, seria candidata ao Senado, tendo que para isso renunciar ao mandato em abril.

O 'pulo do gato' que deixaria o presidente Lula à vontade para fazer campanha no Pará, teria Jader encabeçando uma chapa ao governo, tendo na vice o deputado federal Paulo Rocha, Ana Júlia candidato a primeira vaga ao senado e o prefeito de Belém Duciomar Costa candidato ao senado na segunda vaga.

O plano de Jader também poderia sofrer um pequeno ajuste, caso Ana Júlia e Paulo Rocha saíssem candidatos ao Senado e a vice fosse destinada a Anivaldo Vale, vice-prefeito de Belém.

A fonte pemedebsita confidenciou ao Blog do Estado se essa proposta de Jader não for suficiente para unificar o palanque de Dilma Roussef no Pará, o PMDB lançará José Priante ao governo do Estado, não descartando, todavia, uma composição com o PSDB de Simão Jatene.

-----

Atualização às 22 horas

A jornalista Ana Célia Pinheiro traz mais notícias sobre as movimentações de Jader Barbalho.
Leia aqui.

Os votos do Planalto e os da planície

A governdora Ana Júlia voltou de Brasília exultante: "Como antecipei hoje no twitter, conversamos eu e meu querido presidente Lula, ocasião em que ele reafirmou total apoio à reeleição".

O ex-governador Simão Jatene voltou do nordeste paraense em estado de graça: "A voz do povo é a voz de Deus" - referindo-se ao alto índice de rejeição da governadora Ana Júlia.

Comitiva da região oeste do Pará luta para inclusão de autorização do plebiscito na pauta da Câmara dos Deputados

Uma delegação formada por lideranças do movimento pela criação do Estado do Tapajós, 35 vereadoes e 4 prefeitos da região Oeste do Pará se encontram, neste momento, reunidos no plenário Franco Montoro com membros da bancada paraense no Congresso Nacional.

Á tarde, a delegação terá reunião com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer, em companhia dos deputados federais Lira Maia e Paulo Rocha para tentar incluir na pauta de votação o requerimento de urgência para a votação do plebiscito do estado do Tapajós, já aprovado pelo Senado Federal, em 2001.

Ideflor discute manejo florestal no Baixo Amazonas

Divulgar os benefícios do manejo florestal sustentável é o objetivo dos técnicos do Ideflor que de amanhã, 24, até o dia 27 estarão em Santarém, Juruti e Aveiro, na região do Baixo Amazonas, para uma série de reuniões com representantes do poder público, do setor empresarial, além lideranças de movimentos sociais e comunitárias. “A intenção é discutir como podemos potencializar algumas modalidades do manejo florestal, como o reflorestamento, a concessão florestal e o manejo florestal comunitário já que a região tem potencial para isso”, informa Carlos Augusto Ramos, diretor de Gestão de Floresta Públicas do Ideflor.

A primeira reunião será realizada na Secretaria de Agricultura de Santarém, às 9 horas, do dia 24. No dia seguinte, de 10h às 13h, os técnicos estarão na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR de Juruti. E no dia 27, a reunião será em Aveiro, na sede do STTR, de 10h às 13h. “Vamos aproveitar para agendar a realização de oficinas sobre o manejo florestal”, antecipou Ramos.

Os moradores da região ainda vão conhecer as ações do Ideflor nas áreas do extrativismo e do reflorestamento. Em Santarém, o Ideflor já faz ações de fomento à cooperativa da borracha. No mês de março, o governo do estado vai liberar R$ 89 mil para a realização do Estudo de Viabilidade Econômica da Cadeia da Borracha. O estudo vai apontar a demanda e capacidade de produção da usina de borracha do município. “A partir dessas informações vamos saber como podemos potencializar a cadeia local”, explica o coordenador de extrativismo do Ideflor, Antônio Nascimento.

Outra ação que vai beneficiar os extrativistas da região é a compra de uma prensa para a extração de óleo de andiroba, no valor de R$ 15 mil e que vai beneficiar a comunidade Cristalina, em Aveiro. “Também vamos falar de outras ações que podem ser feitas dentro do Programa Extrativismo Vivo”, informa Nascimento.
(Fonte: Ascom Ideflor)

Oeste do Pará: Blitz da OAB só encontra juízes em Santarém

No oeste do Estado, uma das maiores regiões com 300 mil habitantes, apenas o município de Santarém contava com juízes na manhã de ontem, durante blitz realizada nas comarcas pela OAB.

Diferente de outras cidades adjacentes, que compõem a jurisdição da subseção de Santarém, onde não foi registrada a presença de nenhum magistrado.

Devolução de terras da União para Belterra é pequena

Foram apenas 1.800 hectares de terras da União devolvidos pela Secretaria de Patrimônio da União, no último sábado, ao município de Belterra.

Grande parte das terras da União naquele município ainda não foi devolvida - cerca de 8.700 hectares estão ainda em poder do Incra.

Associação de São Sebastião quer demolição de quiosque da praça


Será hoje à noite a assembléia-geral da Associação Comunitária São Sebastião.

Embora não conste da pauta do edital, o principal assunto da reunião será o funcionamento do quiosque construído na praça para a tacacazeira Noca.

Quem está nos bastidores desse movimento para demolir o quiosque é o vigário, Frei Gregório.

O que é, no mínimo, incoerente, porque é justamente a paróquia, com suas promoções na mesma praça, quem danifica o patrimônio público, ao contrário do quiosque, que só veio valorizar a arquitetura daquele logradouro.