terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Novas vagas para professores e servidores da UFOPA dependem do Ministério do Planejamento

Agora há pouco, durante reunião da bancada federal do Pará, apontei um grave problema de interesse do oeste paraense: o preenchimento das vagas na Ufopa. Em agosto de 2009, a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação aprovou 151 vagas para docentes e 166 para servidores técnicos administrativos. Mas, até o momento, foram liberadas para concurso apenas 93 vagas para docentes e 32 para os servidores.

Os concursos foram realizados e as homologações devem acontecer até o fim deste mês, mas é preciso liberar as demais vagas. E com urgência! Especialmente para os servidores, já que a atual equipe e os 32 concursados ainda somam um total bastante aquém das necessidades da instituição. Diante desse panorama, é de se perguntar: como dar início ao ano letivo que está programado para começar no próximo dia 5 de março?

Hoje, a Ufopa incluiu os dados do concurso dos professores no Simec. A partir dessa data, então, volta a depender de liberação do Ministério do Planejamento para provimento dos candidatos aprovados e, no caso dos servidores técnicos, até o final do mês, a situação deve se repetir. Isto é: vai depender também de liberação para provimento dos aprovados.

Justifica-se, assim, a imensa preocupação do reitor Seixas Lourenço com a burocracia que ameaça a recém-criada universidade. Especialmente – repita-se – considerando-se que o primeiro semestre letivo começa para os alunos antigos (ex-estudantes da UFRA e da UFPa) no próximo dia 5 e, para os novos, no dia 29 deste mês. Portanto, dentro de uma semana.

Repassei à bancada todas essas informações da Sesu/MEC, destacando que tudo agora depende do Ministério do Planejamento. O problema? Isso vem sendo aguardado desde setembro de 2009.

Mas, agora as boas notícias, após ter prestado essas informações e pedido o apoio dos demais parlamentares paraenses, a bancada decidiu que vai pedir (e comparecer em conjunto) a uma audiência com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a fim de apresentar as reivindicações da Ufopa. Tenho certeza que a medida vai resolver o problema.(Blog do Nilson Pinto)

Nenhum comentário: