sábado, 3 de julho de 2010

Código de Postura? O gato comeu ..

Antenor Pereira Giovannini (*)

Santarém, 10,30 horas da manhã de quarta-feira.
Estaciono na Rua XV de Novembro quase junto a Av. São Sebastião. Para quem não é de Santarém trata-se de um trecho bem no centro da cidade. Repito centro da cidade.

Ao me deslocar para o Banco que se localiza em outra avenida próxima, segurando pela mão minha inseparável companhia, a Giovana, e me esforçando para que ambos conseguíssemos ficar na calçada (se é que podemos chamar aquilo de calçada) nos deparamos com uma cena absurdamente imoral.
Num terreno baldio que existe bem no meio dessa rua XV de Novembro dois homens sem qualquer pudor urinavam a mostra de quem quisesse ver.

Uma vergonha descarada, mas que nada se pode fazer afora lamentar e virar o rosto principalmente da filha menor porque não temos Plano Diretor nessa cidade e conseqüentemente não temos Código de Postura. Se existe, está enfiado na gaveta de alguém para não se usado e nem aplicado.

Educação para que indivíduos dessa espécie não façam esse ato em público sabemos que o Código de Postura não irá mencionar, porque afinal, educação vem de casa e tais indivíduos não a possuem, mas certamente o Código obrigaria para que o proprietário desse terreno afora murá-lo e limpá-lo ainda fizesse uma calçada em condições de transito porque o que temos hoje é um arremedo de calçada.

É de se lamentar o trabalho dos nossos distintos vereadores. Obrigação deles em levar adiante tal Plano Diretor e assim a cidade pudesse ser administrada com um Código de Postura debaixo do braço podendo exigir dos munícipes certas obrigações e da mesma forma conceder a esses mesmo munícipes melhores condições de vida. Apenas isso. Coisa que qualquer cidade possui, exige e faz cumprir. Aqui, nossos “abnegados” vereadores estão mais preocupados em alianças políticas, em se auto-promover para futuras candidaturas, mas, o básico deixa de lado, o que afinal é cartilha dos nossos políticos de forma geral.

Rua XV de Novembro, 10,30 horas da manhã, em pleno centro da cidade hora do xixi de imbecís . Isso porque a cidade acabou de completar 349 anos.

(*) Aposentado, agora comerciante e morador em Santarém

'Solteirões do Forro' em Mojuí dos Campos


A grande atração da última noite da III Feira de Integração Nordestina, em Mojuí dos Campos, será a Banda Solteirões do Forró.
O show começa as 23h, mas durante todo o dia de sábado, haverá torneio de futebol, atividades recreativas, danças nordestinas, e entrega de premiação dos concursos.
Foto: Rozinaldo Garcia/Divulgação/PMS