sábado, 8 de março de 2008

Mais uma derrota do Pantera

O São Raimundo perdeu sua sexta partida neste campeonato paraense e continua na lanterna da competição.
Foi hoje à noite em Castanhal. O time da casa derrotou o Pantera por 1 x0, gol de Helinho, ainda no primeiro tempo.
O São Rainundo ainda tem três jogos para disputar nesta primeira fase do Parazão.

Alcoa apresenta projeto Juruti ao Poder Legislativo

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Juvenil (PMDB), recebeu o diretor da Alcoa, Jorge Costa Neto. A visita faz parte de uma política de relacionamento institucional da empresa para incentivar a parceria com os poderes constituídos do Estado na implantação do projeto de extração de bauxita no município de Juruti.
“Buscamos uma aproximação harmoniosa com as autoridades do Pará no sentido de trabalharmos juntos para o desenvolvimento do Estado”, ressaltou Neto. Ele informou ao deputado Domingos Juvenil que o projeto Juruti representa, atualmente, o maior investimento da mineradora no mundo. “A expectativa é de um tempo de vida de 75 anos para a mina de bauxita”, explicou Jorge Neto.
O deputado Domingos Juvenil manifestou preocupação com a questão ambiental. Segundo o diretor da empresa, o projeto em implantação já conta com a consultoria do Museu Paraense Emílio Goeldi para fazer o levantamento das espécies da flora no local onde será aberta a mina. A empresa também já começou a criar um viveiro de mudas. “O objetivo é criar condições para, depois de encerrar as atividades da mina, poder recompor a vegetação local, como já foi feito em outros empreendimentos da empresa”, afirmou Jorge Neto. Ele lembrou que a Alcoa foi escolhida, no Fórum de Davos, na Suíça, pelo quarto ano consecutivo, a empresa mais ética do mundo na área da mineração.
Para o presidente do Poder Legislativo, “essa preocupação é importante, pois de nada adianta o Pará ter tantas riquezas debaixo do solo se isso não for utilizado em benefício do próprio Estado. Então, se é possível, porque não utilizar essas riquezas de forma inteligente e depois recompor o meio ambiente?”, questionou Juvenil.
A empresa se comprometeu a enviar mais informações sobre o projeto ao Poder Legislativo.
(Assessoria de Imprensa da AL)

Como os brasileiros não viram Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir”, já não era tão jovem quando visitou o Brasil. A viagem começou em 12 de agosto de 1960 no Recife e só terminou no final de outubro.
Simone tinha 52 anos e havia publicado há mais de uma década O segundo sexo, sua obra mais importante, onde denuncia pela primeira vez as raízes históricas da exploração feminina. Ela e o marido, Jean-Paul Sartre, acabavam de passar por Cuba e queriam incendiar os brasileiros com as idéias revolucionárias de Fidel Castro. Ficaram quase dois meses no país e cumpriram um roteiro nada usual.
Conheceram o sertão nordestino, visitaram plantações de cacau e fumo na Bahia, subiram favelas cariocas, enfrentaram a solidão amazônica e atravessaram o cerrado até chegar a Brasília.
A passagem da maior feminista da História pelo Brasil foi solenemente ignorada pela imprensa da época. “Sartre levou uma multidão para ouvir Simone de Beauvoir”, estampou a Última Hora, matutino de Samuel Wainer.
Para os jornais de então, Simone era a acompanhante de Jean-Paul Sartre, o papa do existencialismo. Os convites eram para ele, ela os recebia só por extensão.
O Correio registrou, em 22 de agosto, a passagem do casal pela cidade. A reportagem ganhou o título “Sartre: Brasília, um exemplo de progresso”. A reportagem fala da visita do casal ao presidente JK, mas não cita as observações de Simone sobre a cidade. Tampouco as conferências da autora no Brasil foram eternizadas em livro, ao contrário do que se passou com as palavras do marido.
No dia 25 de agosto, menos de 24 horas depois de seu desembarque no Rio, Simone fez sua primeira conferência. O auditório da Faculdade Nacional de Filosofia, atual UFRJ, estava cheio. Na mesa, ao lado da filósofa, os professores Alvim Correia e Eremildo Viana faziam as vezes de anfitriões. Simone falou por duas horas, em francês e sem tradução, sobre seu livro O segundo sexo, espécie de Bíblia do feminismo, publicado em 1949.
“A independência da mulher, através de seu próprio trabalho, é o que devemos pretender”, disse, emendando que isso só não bastava, e que a emancipação feminina real dependia de mudanças sociais profundas. Falava com seriedade, mas com senso de humor. “O interessante seria a esposa tirar férias. De casa, do marido, dos filhos.”
A platéia aplaudiu de pé a conferência que, no dia seguinte, mereceu críticas veladas dos jornais. Ao fim de sua temporada brasileira, Simone foi vítima do mesmo preconceito cultural sobre o qual escrevia. “O Brasil não estava preparado para ela”, analisa Luís Antonio Contatori.
(Correio Brazilense)

Vingança, doce vingança

O santareno Aloysio Campos não passou na lista sextupla da OAB para a vaga de desembargador.
Mesmo em sua terra natal Aloysio, que foi procurador geral do estado, não foi bem votado. Ele ficou atrás de Paulo Klautau e José Rubens Leão.
Dizem que Aloysio levou o troco. Na época em que despontava na área jurídica dos governos tucanos, o santareno costumava dar chá-de-cadeira em advogados conterrâneos.
Agora, pelo visto, os colegas se vingaram no voto.

Gangue de mulheres

Se já não bastassem as gangues de moleques e marmanjos eis que, agora, no bairro da Interventoria, em Santarém, foram formadas duas gangues de meninas.
Ontem à noite houve o primeiro confronto. Uma menor de 13 anos, de um grupo de 8, levou uma surra de uma jovem de 16 anos, resguardada por um grupo de 4 meninas.
O caso foi parar na delegacia de polícia.

Memória de Santarém - por Lúcio Flávio Pinto


Rainha dos estudantes
A bela Eunice Lalor Imbiriba, filha do coronel Mário Imbiriba e de dona Beatriz, foi eleita, em 1952, Rainha dos Estudantes, em concurso promovido pela Associação dos Estudantes Secundaristas de Santarém. Teve 7.311 votos, contra 6.984 de Laura Macedo e 872 de M. J. Macedo (só as iniciais na notícia da imprensa).

Futebol poderoso
Juarez Ávila observa, em 1952, que Santarém era "a única cidade do Baixo Amazonas que tem um verdadeiro futebol". Além dos "poderosos esquadrões" do São Francisco, São Raimundo, América, Fluminense e Norte, havia muitos outros clubes menores, como Banguzinho, Flamenguinho e Juvenil. No entanto, todos esses clubes dependiam, para sobreviver, "da dedicação de meia dúzia de abnegados".
A situação seria outra se, nos dias da partida, não se observasse uma cena comum: "uma onda alarmante de furões, geralmente pessoas de boa condição social, que se negam a pagar os ínfimos Cr$ 5,00 que correspondem ao bilhete de entrada".
Juarez conclamava o santareno para cooperar com o esporte local, "não deixando de adquirir sua entrada quando for ao Estádio Municipal, porquanto com o aumento de renda, os clubes passarão a ter maior parcela na arrecadação e com isso eliminar-se-á o vergonhoso sistema de lista, que é utilizado para socorrer alguns clubes quando em situação angustiosa".

Peixe caro
Um operário ganhava diária de 20 cruzeiros em Santarém, em 1952. Um tambaqui de três quilos chegava a 45 cruzeiros. Mesmo pescada, filhote e dourada, de menor valor, não saíam por menos de oito cruzeiros o quilo. Esses preços, dizia O Baixo-Amazonas, eram o produto tanto da "ganância desenfreada" quanto da ação dos "atravessadores", que acarretavam "mais dissabores à pobreza, sem que a polícia e a fiscalização municipal tomem nenhuma providência em defesa da população".Observava o jornal: "É deveras contristador o quadro que deparamos diariamente, no mercado e nos pontos mais movimentados do nosso litoral, quando o povo se vê, indefeso, vítima da ambição de pescadores desumanos e atravessadores inescrupulosos". Cobrava do administrador do mercado e dos fiscais da prefeitura que levassem aos seus superiores "um retrato fiel da situação, para que a tabela do pescado seja cumprida, deixando de ser, como vem sendo, um mero papel decorativo".

Novo cinema
Em outubro de 1953 foi inaugurado o Cinema São José, localizado na avenida Rui Barbosa, ao lado da sede da Sociedade Artística Beneficente de Santarém. Tinha aparelhagem sonora de fabricação inglesa, Bell & Howell, para projeção de filmes de 16 milímetros, "o que há de mais recente na arte cinematográfica". Contava com dois fornecedores: a Metro Goldwin Mayer e a Republic.

Tablado no mercado
Em 1953 o prefeito Santino Sirotheau Corrêa mandou construir um tablado ao lado do mercado municipal, onde seria vendido peixe, na principal e mais movimentada rua da cidade. "Sem obedecer a nenhum sentido técnico, a construção em apreço constitui verdadeiro monstrengo em pleno centro de uma cidade que cresce e progride vertiginosamente, observou O Baixo-Amazonas, completando: "Vendo esse tablado, autêntica obra da roça, não sabemos se estamos em frente de um 'ring' de luta livre, maromba ou porto de lenha".

Matriarca dos Macambira
Maria da Luz Braga Macambira, viúva do coronel Leopoldo Macambira, morreu em janeiro de 1953, aos 92 anos. Era mais conhecida como Mariquinha. De sua vasta prole, ainda eram vivos então Maria José, esposa do deputado amazonense Augusto Pessoa Montenegro, e as senhoritas Joana e Ana Pereira Macambira, avós de Sílvio e Cléo Macambira Braga, dois dos mais destacados políticos santarenos. Todos, hoje, matéria de memória.

Memória de Santarém - por Lúcio Flávio Pinto

Famílias com piano

Havia pelo menos 38 pianos em Santarém, em 1953, dos quais 30 instalados em casas de família. A família Sirotheau era a que mais pianos possuía: cinco. O Colégio Santa Clara era o que mais instrumentos abrigava num mesmo local: três. A maioria dos pianos usados ou guardados em Santarém foi fabricada na Alemanha. Por muito tempo, a maioria desses pianos “permaneceu silenciosa”, observou mestre Isoca, autor do levantamento, feito de memória. Ele próprio era dono de um muito usado, aliás.
Os outros eram alguns dos representantes das mais tradicionais famílias locais: Aderbal Tapajós Caetano Corrêa, Alberico Mendes de Nóvoa, Alberto Meschede, Almerinda Jennings, Almerindo Lourenço Fernandes, Antônio Marques de Souza, Antônio Simões Albuquerque, Bernardo Keuffer, Dora Veiga dos Santos, Eymar da Cunha Franco, Haroldo Cunha Franco, Família Oliveira Campos, Miguel de Oliveira Campos, Felipe Correia de Castro, Floripes Sales Silva, , Guiomar Sirotheau Melo (2 pianos), Otávio Sirotheau, Gustavo Sirotheau, Santino Sirotheau Corrêa, Joaquim Dias Alho, Joaquim Duarte, José Pedro Garcia, Manoel Corrêa Sobrinho, Manoel Cardoso Loureiro, Marieta Calderaro Miléo, Mário Fernandes Imbiriba, Tereza Rodrigues, Wilson Fona e Wilson Dias da Fonseca, Prefeitura Municipal de Santarém, Casa Cristo Rei, Ginásio Dom Amando, Ginásio Santa Clara (3 pianos), Instituto Batista, Centro Recreativo.
Foto: Anne, ao piano, com a mãe Mariita Meschede, cena registrada em álbum de família

Júri condena braçal que matou desafeto

Por maioria de votos, o Trinunal do Júri da 6ª Vara condenou ontem à noite obraçal Orlando Barbosa de Oliveira, o "Marabá", que em 08 de janeiro de 2006 assassinou com uma facada Ivan Barreto, mais conhecido por "Picolezeiro."
O crime aconteceu no Mercadão 2000, onde os dois trabalharam. Marabá era desafeto de Picolezeiro e depois de uma briga por causa de cigarro e cachaça, os dois acabaram envolvidos numa tragédia. Durante uma discussão, Picolezeiro deu um soco em Marabá e uma semana depois, o braçal matou seudesafeto enfiando-lhje uma faca no pescoço.
Marabá foi condenado por homicídio duplamente qualidicado e recebeu a penade 17 anos de prisão em regime fechado.
(6ª Vara Penal)

Jader observou extrema discrição sobre cirurgia

A cirurgia a que o deputado federal Jader Barbalho (PMDB), presidente do PMDB do Pará, submeteu-se no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP), conforme revelou com exclusividade o site Espaço Aberto no início da noite de ontem, apanhou de surpresa várias pessoas que freqüentam círculos bem próximos ao parlamentar ou mesmo costumam saber, em primeira mão, sobre muito o que se passa nos bastidores.
Uma dessas pessoas, consultadas pelo blog, duvidava da possibilidade de que Jader pudesse estar sendo operado, uma vez que o vira há poucos dias, no aeroporto de Belém, com ares de quem estava muito bem.
Uma outra imaginava que o deputado já pudesse estar internado há mais tempo, desde a semana passada, ao contrário do que confirmou a Assessoria de Imprensa do próprio hospital, segundo a qual o deputado está no Sírio-Libanês desde a última quarta-feira, quando se realizou a cirurgia.
A discrição de Jader e sua cautela em blindar-se para evitar que a informação sobre a cirurgia de tireóide a que se submeteu chegasse ao conhecimento público são muito comuns em homens públicos que relutam até o quanto podem em revelar com clareza, sem rodeios e sem meias palavras, questões que envolvam a própria saúde.
Essa conduta, de esconder ou disfarçar em situações como essa, acaba se revelando prejudicial. Primeiro, porque a recusa em esclarecer acaba estimulando especulações de toda ordem. Segundo, porque é reflexo da errônea concepção de que homens públicos, sobretudo os de projeção, pareceriam fragilizados ou debilitados pelo simples fato de falarem abertamente por que decidem procurar um médico em certas circunstâncias. Terceiro, porque mantém o homem público acorrentado à tarefa que ele próprio se impõe, de representar um papel que muitas vezes não condiz com suas reais condições de saúde.
Jader, neste caso, não se desvia do figurino habitual, ao ter escondido até mesmo de pessoas muito próximas os motivos que agora o levaram a São Paulo, onde ainda se recupera da cirurgia a que se submeteu na quarta-feira passada.

Castanhal x São Raimundo

Com o time em frangalhos, ocupando a lanterna da competição, o São Raimundo estréia hoje às 18 horas, no returno do Parazão contra o Castanhal, em Castanhal.

MANCHETES DESTE SÁBADO DE O ESTADO DO TAPAJÓS

Tarifa pode voltar a R$ 1,30 se frota de ônibus não for renovada
Terminal da praça Tiradentes representa perigo
Falta professor em laboratórios de informática de escolas estaduais
Consumidor ainda não acredita na eficácia dos remédios genéricos
Estrada de Aramanaí está intrafegável
Peixe de cativeiro é opção de consumo na Semana Santa

Santarém na fotosfera

Santuário no rio Tapajós, Santarém, Amazônia, Brasil.
Foto: Olavo Neves

Definida a lista sêxtupla da OAB

Encerrada a apuração das eleições para a lista sêxtupla de advogados que concorrerão a uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado:
São os seguintes os mais votados, segundo a Comissão Eleitoral da OAB-PA:
Haroldo Guilherme Pinheiro da Silva - 869 votos
Edilson Baptista de Oliveira Dantas - 835 votos
Paulo de Tarso Dias Klautau Filho - 784 votos
Ana Maria Barata - 761 votos
Paulo Sérgio Weyl Albuquerque Costa - 719 votos
Leonam Gondim da Cruz - 696 votos
Dos seis, três serão escolhidos pelo Tribunal de Justiça do Estado. Caberá à governadora Ana Júlia Carepa escolher o novo desembargador.
(Espaço Aberto)