sábado, 8 de março de 2008

Jader observou extrema discrição sobre cirurgia

A cirurgia a que o deputado federal Jader Barbalho (PMDB), presidente do PMDB do Pará, submeteu-se no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP), conforme revelou com exclusividade o site Espaço Aberto no início da noite de ontem, apanhou de surpresa várias pessoas que freqüentam círculos bem próximos ao parlamentar ou mesmo costumam saber, em primeira mão, sobre muito o que se passa nos bastidores.
Uma dessas pessoas, consultadas pelo blog, duvidava da possibilidade de que Jader pudesse estar sendo operado, uma vez que o vira há poucos dias, no aeroporto de Belém, com ares de quem estava muito bem.
Uma outra imaginava que o deputado já pudesse estar internado há mais tempo, desde a semana passada, ao contrário do que confirmou a Assessoria de Imprensa do próprio hospital, segundo a qual o deputado está no Sírio-Libanês desde a última quarta-feira, quando se realizou a cirurgia.
A discrição de Jader e sua cautela em blindar-se para evitar que a informação sobre a cirurgia de tireóide a que se submeteu chegasse ao conhecimento público são muito comuns em homens públicos que relutam até o quanto podem em revelar com clareza, sem rodeios e sem meias palavras, questões que envolvam a própria saúde.
Essa conduta, de esconder ou disfarçar em situações como essa, acaba se revelando prejudicial. Primeiro, porque a recusa em esclarecer acaba estimulando especulações de toda ordem. Segundo, porque é reflexo da errônea concepção de que homens públicos, sobretudo os de projeção, pareceriam fragilizados ou debilitados pelo simples fato de falarem abertamente por que decidem procurar um médico em certas circunstâncias. Terceiro, porque mantém o homem público acorrentado à tarefa que ele próprio se impõe, de representar um papel que muitas vezes não condiz com suas reais condições de saúde.
Jader, neste caso, não se desvia do figurino habitual, ao ter escondido até mesmo de pessoas muito próximas os motivos que agora o levaram a São Paulo, onde ainda se recupera da cirurgia a que se submeteu na quarta-feira passada.

Nenhum comentário: