segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Produtos madeireiros e não madeireiros

Madeireiros, IBAMA e INCRA não se interessam por informações que a Embrapa coletou sobre a cadeia produtiva de produtos madeireiros e não madeireiros no Pará e Acre. Todos foram convidados com antecedência mas não compareceram no workshop de lançamento dos resultados pesquisados.

A pesquisa foi financiada pelo CNPq, por meio de um projeto desenvolvido pela Embrapa Amazônia Oriental, em parceria com a Universidade Federal de Rondônjia (UNIR), Embrapa Acre, Ibama Acre, e Universidade Federal da Amazônia (UFRA). Os dados foram coletados na área de abrangência da BR 163, no Pará e no Estado do Acre, no período de 2007 e 2008.

Segundo o pesquisador Willian Castro, o resultado permite a observação do contraste existente na indústria de base florestal nos dois estados. Um exemplo interessante é o trabalho apoiado por ONG's. No Pará, a atuação dessas organizações é considerada como um "problema". No Acre, quanto maior a pressão feita pelas ONG's melhor. Trabalhar em parceria com o Greenpeace, é sinônimo de muitas portas se abrindo.

Bancos não cumprem determinação do BC

O Banco Central determina que obrigatóriamente as agências devem atender o público no período de 12h as 15h, horário de Brasilia, deixando facultativo o horário de funcionamento interno.
Porém, em Santarém os bancos continuam atendendo o público até as 14h. A Associação Comercial e Empresarial de Santarém vem tentando sensibilizar os agentes financeiros de que o encerramento do funcionamento dos bancos às 14 horas causa prejuízos para a sociedade. Os empresários reivindicam que o atendimento ao público seja das 10 da manhã às 15 h, alegando que esse horário provoca aumento dos custos das empresas. Se as agências não cederem, a Associação Empresarial pretende ingressar com uma denúncia junto ao Banco Central e FEBRABAN por descumprimento da Resolução 2.932, de 28.02.2002, que observa o horário mínimo de expediente ao público de cinco horas ininterruptas, com atendimento obrigatório das 12h às 15h, horário de Brasília.

Professores se mobilizam

Em Santarém o Sindicato dos Professores convocou seus filiados para uma assembléia. Já se movimenta para articular uma nova greve, segundo informou a circular publicada pela entidade.

Enquanto isso, em Belém, as negociações continuam. Aliás, foram reabertas na última quinta-feira (14) na sede da Seduc. Pelo o que informou a assessoria da secretaria as cláusulas econômicas, sociais e gerais deveriam ser formalizadas ainda nesta segunda-feira (18). Há estudo para alterar o novo calendário escolar nesta negociação, para que os professores não tenham que enfrentar a maratona de dar aulas aos sábados.

Cultura Afro

Professores paraenses vão fazer curso de aperfeiçoamento para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O curso, que acontece a partir de 22 de setembro, é promovido pela Coordenação de Promoção da Igualdade Racial (Copir) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), terá 180 horas e será realizado nos municípios de Altamira, Marabá, Monte Alegre, Bragança, Cametá, Curuçá e Conceição do Araguaia.

O objetivo é promover a valorização da cultura afro-brasileira e sua historicidade no Pará e no Brasil. O curso visa ainda preparar professores, técnicos e gestores para elaboração de currículos escolares que priorizem a produção de conhecimento sobre as culturas afro-brasileiras existentes na Amazônia. O curso será dividido em quatro módulos: História da África, o Negro na Amazônia: comunidades negras rurais e quilombolas atuais; Cultura e religião afro-brasileira; A poética afro-brasileira; Direitos humanos e racismo.

Em Santarém, a 5ª URE não sabia nada sobre o curso e nem soube explicar porque o município ficou de fora.

Muda chefia de gabinete de Ana Júlia mais uma vez

Na coluna “Repórter Diário”, do Diário do Pará:
O bancário Paulo Cunha, atual gerente da Sala das Prefeituras da Caixa Econômica Federal, em Brasília, será o novo chefe de gabinete da governadora Ana Júlia Carepa. Cunha, da tendência petista Democracia Socialista (DS), já foi diretor jurídico do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá, presidiu a Associação de Pessoal da Caixa (Apcef) no Pará por dois mandatos, foi secretário de Comunicação do PT e assessor da governadora quando esta ainda era senadora. Ele espera apenas a liberação da instituição para assumir o cargo, o que deve ocorrer ainda esta semana, quando deve chegar a Belém.

Propaganda no rádio e na TV tem proibições expressas

Há proibições expressas na veiculação de propaganda eleitoral pelo rádio e pela TV, a partir desta terça-feira. Confira as principais:
* O candidato que veicular propaganda que degrade ou ridicularize outros candidatos pode perder o direito à veiculação do próximo programa. A Justiça Eleitoral ainda pode impedir a reapresentação da propaganda que ofender a honra de adversários, a moral e os bons costumes.
* Quem repetir conduta que já tenha sido punida pela Justiça Eleitoral poderá ter a propaganda suspensa temporariamente.
* É proibido usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de alguma forma, degradem ou ridicularizem adversários. O partido ou coligação pode ser punido com a perda de tempo equivalente ao dobro do usado na propaganda ilícita. Também é proibida a veiculação de propaganda paga no rádio e na televisão.
* Não é permitido o uso do horário destinado à propaganda de prefeitos para exibir programa de vereadores e vice-versa. No horário de vereadores pode ser exibida legenda com referência a candidato a prefeito, bem como a foto deste candidato ao fundo.
(Fonte: Espaço Aberto)