domingo, 21 de setembro de 2008

Edição na fala de Lula

Além de não parecer bem à vontade no vídeo, o presidente Lula não menciona a palavra Santarém no pedido de voto que faz para Maria do Carmo na televisão.
Apesar da fala do presidente ter sido editada, Lula diz apenas que Maria tem seu apoio para governar "a sua cidade".

Receptividade e campanha

Uma grande e festiva caminhada pelo centro comercial mostrou que a candidatura de Lira Maia a prefeito de Santarém está com todo o gás.
Sua adversária, a prefeita Maria do Carmo, preferiu viajar para o interior em busca de votos. A candiata do PT está na região do rio Tapajós.

Vote no 15

Em Belterra, próximo à Santarém, a campanha eleitoral registra um fato curiosíssimo.
Com a impugnação do registro de Oti Santos - que tem como vice na chapa a empesária Maria Freire - o PMDB não fala em substituição do nome do candidato a prefeito pelo de sua vice, pelo menos na propaganda de rua.
O partido, que espera resolver o caso da impugnação de Oti somente na undécima hora - faz propaganda pedindo apenas para o eleitor votar 15, sem dizer quem realmente é ou será o candidato do partido a prefeito de Belterra.

Baleia morre no rio

No Amazônia:

Belém- O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) confirmou na manhã de ontem a morte da baleia que estava encalhada no rio Taquimboque, no distrito de Fernandes Belo, em Viseu, nordeste paraense. Há quase uma semana bombeiros, veterinários e biólogos do Ibama tentavam resgatá-la do rio. A operação de remoção do animal está prevista para esta segunda-feira (22).
De acordo com o biólogo do Ibama, Gunter Barbosa, que acompanhou toda a operação, o animal apareceu morto no rio na madrugada de ontem. 'Como já havia sido devolvida ao mar e retornou para o rio, deu sinais que estava desorientada, por isso desconfiamos que isso ia acontecer, provavelmente porque o animal já estava doente', explica o biológo.
A baleia apareceu no rio na útlima segunda-feira (15), sendo avistada por pescadores da região, que imediatamente acionaram os bombeiros.
Uma veterinária do Centro de Mamíferos Aquáticos também deve ir até o local. 'Ela vai coletar amostras para análise para descobrirmos o que causou a morte', conclui o biólogo.

-----------
Nota da redação:
Esta é a segunda baleia que morre encalhada em rios da Amazônia. A primeira foi a baleia mink, em setembro do ano passado, no rio Tapajós, que morreu após encalhar próximo à praia de Jauarituba.