sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PGE e Sead anunciam anulação do concurso da Polícia Civil

Belém- O procurador geral do Estado e a secretária de Estado de Administração, Alice Viana, dão entrevista coletiva nesta sexta-feira (21), daqui a pouco, na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE), sobre o concurso púiblico da Polícia Civil, cuja prova foi aplicada no último fim de semana e sofreu uma tentativa de fraude. Será anunciada, na ocasião, a anulação do certame e as providências que serão tomadas para garantir a salvaguarda dos direitos dos candidatos inscritos. 

Mais informações sobre a ação policial qe impediu a fraude na Agência Pará: www.agenciapara.com.br.

Revista em quadrinhos do Círio de Nazaré terá sessão de autógrafos na Feira do Livro

 
Históricas, cômicas, romanceadas ou repletas de aventuras , as Histórias em Quadrinhos estabelecem uma relação direta e imediata com o leitor. Rica em imagens e com textos dinâmicos, expressos principalmente nos diálogos, as HQs têm legiões de fãs em todos os continentes. E foi pensando nessa facilidade de comunicação da chamada “nona arte”, que o quadrinhista paraense Luiz Pinto, após longa trajetória como chargista e cartunista, idealizou a História em Quadrinhos do Círio de Nazaré, obra que ele autografa neste sábado (22), a partir das 16h30, no Ponto do Autor, dentro da programação da XVI Feira Pan-amazônica do Livro.
 
O evento, realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), acontece no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, até 30 de setembro, e deve receber cerca de 450 mil visitantes.
 
O projeto de transpor para a linguagem dos quadrinhos a história da devoção a Nossa Senhora de Nazaré, iniciada em Portugal e que chegou ao Pará há mais de dois séculos, foi um verdadeiro desafio para Luiz Pinto. A primeira edição, publicada em 1993, ano do Círio 200, saiu encartada em uma revista da Agência Ver Editora, em preto e branco. Depois, ainda pela mesma editora, a revista foi publicada apenas com a capa colorida.
 
A edição que será autografada na Feira do Livro, revista, ampliada e colorida, foi impressa em 2011, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur). Todo o trabalho de colorização, feito pelo próprio autor, levou quase 10 meses para ser concluído. Luiz aproveitou a nova edição para fazer ajustes em algumas páginas, que na primeira edição ficaram com excesso de texto. As páginas foram redesenhadas, e as mudanças podem ser vistas nas páginas finais, nas quais ele explica o motivo e a ampliação realizada.

UFOPA inicia reposição de aulas na próxima segunda, 24

Terminou na última quarta-feira, 19, a greve dos professores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Com o fim da paralisação de cerca de 4 meses, decidida em assembleia realizada pelo sindicato da categoria, a Administração Superior da UFOPA agora convoca os estudantes que tiveram atividades suspensas para o imediato retorno. A reposição de aulas relativas ao 1º semestre de 2012 terá início na próxima segunda-feira, dia 24 de setembro, e se extenderá até o dia 27 de outubro de 2012, totalizando 5 semanas.
O reitor da Universidade, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, destaca que a greve na UFOPA foi parcial, o que facilita a normalização do calendário acadêmico. “A universidade está festejando a retomada das suas atividades. Primeiramente, nós nunca suspendemos o nosso calendário acadêmico, tendo em vista que parte dos docentes manteve suas atividades. Houve instituto que desenvolveu seu trabalho normalmente, que foi o Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), e outro que já normalizou sua situação, que foi o Instituto de Engenharia e Geociências (IEG). Então, temos dois institutos que estão com suas atividades acadêmicas normais e irão concluir o ano letivo antes do Natal. Estamos fazendo a reposição de aulas somente daqueles docentes que interromperam suas atividades”, explica.
Para o reitor, apesar dos prejuízos aos alunos, houve um amadurecimento da comunidade acadêmica e ganhos para a categoria. “A administração superior sempre considerou absolutamente legítima a reivindicação, seja dos docentes, seja dos técnicos administrativos. De fato, a categoria dos docentes universitários teve um ganho bem superior a qualquer outra. Embora não seja o que muitos pleiteavam, de qualquer maneira é um avanço significativo”,disse.
Comunicação/UFOPA