terça-feira, 23 de novembro de 2010

Emendas ao Orçamento da União garantem verbas para os plebiscitos do Tapajós e Carajás


Brasília - Os Deputados Lira Maia e Giovanni Queiroz estiveram em audiência no Supremo Tribunal Federal com o Presidente do TSE, Ministro Ricardo Lewandowiski, para tratar dos recursos orçamentários referentes à realização dos Plebiscitos. Ficou acertado que os Deputados Lira Maia, Giovanni Queiroz e outros Deputados da bancada paraense apresentarão emendas individuais visando alocar os recursos para a realização dos Plebiscitos. Após a audiência com o Ministro Lewandowiski, os Deputados foram até o TSE e definiram todos os detalhes técnicos para a elaboração das emendas que irão garantir os recursos para a realização dos Plebiscitos do Tapajós e do Carajás.
“Se ainda existia algum empecilho para a realização dos Plebiscitos do Tapajós e do Carajás este deixou de existir a partir de hoje com a garantia dos recursos orçamentários e a partir da manifestação do Presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Deputado Marco Maia de colocar os projetos para votação, acredito que o tão sonhado Plebiscito será uma realidade no próximo ano”, concluiu o Deputado Lira Maia.

Seminário discute impactos de grandes projetos na Amazônia



Da Redação

Diretores do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) participam, hoje e amanhã, dias 23 e 24 de novembro, do Seminário Regional: MT e TO – Capacitação em Ação Sindical nos Impactos dos Grandes Projetos na Amazônia. O evento é realizado pela Comissão Nacional da Amazônia da Central Única dos Trabalhadores (CUT), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
O objetivo, além de capacitar os sindicalistas para os debates, é ampliar a discussão entre a sociedade, Poder Público e empresários sobre as tendências econômicas de ocupação e uso do solo amazônico. Na ocasião, foi apresentado o Macrozoneamento da Amazônia, proposto pelo governo federal. “As hidrelétricas, por exemplo, são essenciais para estimular a geração de energia elétrica no Brasil. Mas são iniciativas que precisam ser debatidas com toda a sociedade”, ressaltou a secretária de Formação Sindical do Sintep/MT, Marli Keller.
A preocupação quanto à implantação destas usinas está baseada no fato de que 70% do potencial hidráulico brasileiro encontra-se na Amazônia. “Por outro lado, a expansão viabiliza que a energia chegue a comunidades indígenas e outras distantes dos grandes centros. No entanto, é preciso avaliar questões primordiais como sustentabilidade, benefícios para a sociedade e desenvolvimento da economia local”, acrescentou a sindicalista.
O MacroZEE da Amazônia Legal divide a região em 10 unidades territoriais. A proposta está ancorada em ações estruturantes, como por exemplo: recuperação e atualização do Macrodiagnóstico da Amazônia Legal (elaborado em 1994), elaboração dos cenários para a região, a articulação entre o ZEE e as políticas públicas regionais e a montagem de uma rede ZEE, congregando instituições públicas e civis da região. A Amazônia é uma região natural da América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical - a Floresta Amazônica.

Belo Monte e Mídia


A Santafé Ideias e Comunicação atende o consórcio vencedor do leilão da usina de Belo Monte, Norte Energia, constituído por nove empresas. Integram o consórcio a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a construtora Queiroz Galvão, Galvão Engenharia, Mendes Júnior Trading Engenharia, Serveng-Civilsan, J Malucelli Construtora de Obras, Contern Construções e Comércio, Cetenco Engenharia, e Gaia Energia e Participações. A assinatura do contrato entre a Santafé e a Norte Energia ocorreu no dia 12 de novembro de 2010.

O Engenheiro Elétrico Carlos Raimundo Albuquerque Nascimento, ex-presidente da Eletronorte, preside a empresa Norte Energia, que conta com seis diretorias: Socioambiental, Relações Institucionais, Construção, Gestão, Financeira e Fornecimento e Montagem. A sede do empreendimento é em Brasília, no edifício Centro Empresarial Varig, Setor Comercial Norte.

Parlamentares eleitos pelo Oesto do Pará têm encontro em Santarém

A Câmara de Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Pará reunirá dia 26, sexta-feira, os prefeitos e os parlamentares eleitos com base no Oeste do Pará para discussão e elaboração de uma uma carta-compromisso em defesa de projetos de desenvolvimento da região.
Foram convidados o vice-governador eleito Helenilson Pontes, o senador reeleito Flexa Ribeiro e os deputados federais reeleitos Lira Maia, Nilson Pinto, Zé Geraldo, Cláudio Puty, Giovani Queiroz, Wandenkolk Gonçalves, o deputado federal eleito José Priante, os deputados estaduais reeleitos Alexandre Von, Antônio Rocha, Airton Faleiro, Junior Hage , Gabriel Guerreiro, José Megale, Junior Ferrari e Josefina do Carmo, e os deputados eleitos Zé Maria e Hilton Aguiar.
A reunião será realizada no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém(ACES) com início previsto para as 19 horas.