segunda-feira, 12 de julho de 2010

Como nascem as pesquisas

Entenda como funcionam as sondagens eleitorais, tão comuns e tão criticadas

Diego Abreu

Pesquisas servem como um termômetro. Mostram a percepção dos eleitores em relação aos candidatos. O Correio apresenta passo a passo como é feito um levantamento, desde o primeiro momento até o resultado final da sondagem. Especialistas afirmam que para se obter um resultado confiável é indispensável o investimento no treinamento de pesquisadores e supervisores.

Os preços das pesquisas podem chegar a R$ 180 mil quando feitas em todo o país e até R$ 50 mil no caso de eleições estaduais. Os municípios pesquisados costumam ser sorteados, assim como os pontos visitados de cada cidade. A abordagem, quando feita nas ruas, também ocorre de forma seletiva, levando-se em conta faixa etária, sexo e classe social. No Brasil, partidos políticos e candidatos em baixa nos levantamentos costumam questionar a credibilidade de pesquisas

Consórcio de Belo Monte vai entregar documentação à Aneel para iniciar a obra

Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) espera receber nesta terça-feira (13) a documentação do consórcio Norte Energia, vencedor do leilão para construção da Usina de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. Com isso, formaliza-se a associação das empresas envolvidas na operação.

Para isso, será constituída uma sociedade de propósito específico (SPE), que ficará responsável pela construção e operação da hidrelétrica, com pelo menos 17 empresas, informou o diretor da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), uma das estatais que participam do projeto.

De acordo com José Ailton, esse número poderá chegar a 18, mas a entrada de mais uma empresa não está confirmada. Segundo ele, já foram definidos os percentuais de participação de cada sócio no empreendimento: União, 49,98%; fundos de pensão, 27,5%; autoprodutores (de energia elétrica), 10%, e construtores, 12,5%.

José Ailton esteve participou hoje da assinatura de contratos para construção de linhas de transmissão de energia em oito estados, no Ministério de Minas e Energia. Ele falou falou sobre o andamento da constituição da SPE de Belo Monte. O prazo para entrega da documentação à Aneel termina na próxima sexta-feira (16), e o diretor-geral da agência, Nélson Hubner, confirmou que a solução do assunto está prevista para amanhã.

Atualizações em julho

O Blog do Estado vai ser atualizado em ritmo mais lento neste mês de julho.

A redação merecidamente vai curtir alguns dias de ferias.

Mas se um fato importante acontecer o editor vai postar a notícia up to date para que nenhum dos nossos leitores fique privado do que acontece em Santarém e no estado do Pará.

Navio-escola leva qualificação ao oeste paraense.

A expedição do Samaúma, navio-escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), já contabiliza os primeiros frutos no Pará. Em Monte Alegre, primeiro destino da embarcação, 534 jovens do município receberam – na última sexta-feira, 09, no salão social do Norte Clube – o certificado de qualificação profissional nos cursos de confeiteiro, padeiro, higiene na manipulação de alimentos, eletricista, marceneiro, mecânico, costureiro, instalador hidráulico, pedreiro, empreendedorismo, informática avançada e educação alimentar.

A jovem Monia Sanches Macedo, 29, que se qualificou no curso de modista costureiro, é um exemplo dos frutos do Senai que começam a germinar no pequeno município de Monte Alegre, com uma população de 66.467 habitantes. Atualmente contratada pela Prefeitura Municipal, a jovem estava com medo do futuro incerto. “No final do ano eu sei que serei dispensada pela prefeitura e, confesso, estava com bastante medo do risco de ficar sem um emprego”, afirma.


Leia mais aqui.

TV Cultura do Pará vai mostrar jogos da Série C do Brasileirão

Ribamar Xavier

A TV Cultura do Pará vai exibir para todo estado, inclusive a capital, os jogos dos clubes paraenses na Série C do Campeonato Brasileiro, mesmo aqueles que sejam disputados em Belém.

Porém, mesmo com contrato assinado permitindo isso, o Paysandu, por meio do seu presidente, Luiz Omar Pinheiro, diz discordar das transmissões das partidas para Belém, quando realizadas na capital.

Segundo esta matéria, a Funtelpa (leia-se TV Cultura do Pará) detém a exclusividade de transmissão dos jogos dos campeonatos estadual e nacional das séries C e D do futebol profissional, tanto para a capital (Belém), como para os municípios do interior do Estado, até 15 de janeiro de 2014.