


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abre
inscrições aos Exames Supletivos de Educação Básica
(EJA), no período de 10 de agosto a 15 de setembro
em Santarém e demais municípios do Baixo-Amazonas.
O edital com o conteúdo programático para as disciplinas
do fundamental e médio, já está disponível no portal da
Seduc (www.seduc.pa.gov.br).
A aplicação do exame visa a certificação das habilidades
de conhecimentos adquiridos nos ensinos fundamental,
para alunos a partir dos 15 anos completos, e médio,
para alunos a partir de 18 anos completos. É vedada
a participação de pessoas que já possuam grau de
escolaridade superior ou igual a dos exames aos quais
pretenda se inscrever.
A Agência Senado informa que o senador Mário Couto (PSDB-PA) denunciou em Plenário, ontem a ocorrência de fraudes na aplicação dos recursos públicos destinados ao pagamento do Seguro Desemprego de Pecadores no período de defeso, em vários municípios do país. Informando sobre o recebimento de denúncias frequentes sobre o problema por seu gabinete, Mário Couto solicitou providências urgentes ao ministro da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin, visando apurar as possíveis irregularidades. O senador deveria pedir, inclusive, uma auditoria nos cadastros dos 'pescadores' que foram habilitados a receberem o seguro pela colônia Z-20, de Santarém, uma vez que, segundo dados do Ministério do Trabalho, mais de 5 mil recebem o benefício, mas a produção de pescado é pequena para uma relação tão extensa de beneficiários. |
As críticas transmitidas pelo pastor Samuel Câmara, em seu programa semanal na RedeTV, no sábado, dia 13 de junhor e alçaram as discussões realizadas durante as eleições da CGADB, em abril. E foram reproduzidas aqui no Blog do Estado sob o título Assembléia de Deus em pé de guerra.
Mas o pastor José Wellington refutou as críticas do pastor Samuel e ressalta que "para justificar sua crítica, tornando fatos internos da CGADB expostos a membros da denominação e também ao mundo secular, pastor Samuel disse que a CGADB não é igreja, mas uma organização de filiação de pastores e evangelistas da AD, assim como categorias profissionais seculares, a exemplo de associações e sindicatos.
A crítica mais contundente diz respeito à devolução de cheques sem fundos, emitidos pela CGADB. O assunto foi exposto pelo pastor Silas Malafaia, atual primeiro-vice-presidente da CGADB, durante a Convenção em abril. Lá, após a exposição do assunto, o tesoureiro da CGADB, pastor Jonas, foi convidado pelo presidente a defender-se das acusações, mas se perdeu e não teve sucesso. Com isso acabou não reeleito, condição que fora atribuída por muitos em função da explicação aquém do esperado.
Porém, após análise do caso por uma comissão, indicada pelo presidente, o próprio pastor Silas Malafaia, da chapa do pastor Samuel Câmara, sugeriu a aprovação das contas, o que aconteceu.
A nota esclarece fatos, que não foram explicados pelo pastor Samuel, e acabam clareando alguns pontos que ficaram obscuros em sua fala".
A comissão criada pelo Ministério da Educação para avaliar os cursos de Jornalismo inicia projetos após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido pelo fim da exigência do diploma ao setor. Uma das alternativas que será encaminhada na próxima semana ao ministro Fernando Haddad propõe a instauração de mestrados profissionalizantes de Jornalismo aos graduados em outras áreas que queiram exercer o trabalho na imprensa.
Para o coordenador de mestrado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Eduardo Meditsch, a expectativa é de que a partir de agora os cursos de especialização se tornem métodos de aperfeiçoamento. O diferencial, segundo ele, ainda será baseado na graduação e no mestrado em Jornalismo ministrado pelas instituições de ensino.
Além da criação dos mestrados profissionalizantes, a comissão também estuda alterações no currículo da graduação em Jornalismo. A proposta inicial é aumentar a carga horária do curso, de 2.700 horas para 3.200h, com a inclusão de estágio obrigatório em empresas do segmento, o que até então não é regra. A informação é do jornal O Globo.
Leia Mais