RIO - Vasco e Flamengo decidem nesta quarta-feira quem vai ficar com a vaga para a final da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca. Quando entrarem em campo, às 22 horas, no Engenhão, os jogadores do clube rubro-negro, atual campeão estadual, vão defender uma invencibilidade de 21 meses em clássicos cariocas - contra os vascaínos, a vantagem é ainda maior: o time de São Januário não vence desde março de 2009.

Além da quebra de um tabu, a vitória no duelo desta quarta deixaria o Vasco um pouco mais perto de voltar a levantar o troféu do Campeonato Carioca - a última vez foi em 2003. O time, mesmo com atraso de salários e o protesto dos jogadores, que deixaram de se concentrar antes dos jogos, chega à semifinal com 100% de aproveitamento no Estadual. A única derrota no ano foi na estreia pela Copa Libertadores, em São Januário, para o Nacional (Uruguai), por 2 a 1.

Segundo o meia Felipe, um dos líderes do grupo, 'jogo contra o Flamengo é diferente'. 'Pra nós, o importante é a classificação. Não importa se for com 100% de aproveitamento ou não', disse.
O Flamengo tem a favor o retrospecto, mas, por outro lado, esbarra na dificuldade de ter um time ainda à procura de sua 'identidade', como definiu o técnico Joel Santana. 'O Vasco vem jogando junto há muito tempo', disse. 'Mas vamos lutar.