sábado, 12 de setembro de 2009

Festival dos botos está desorganizado

Nem a cooordenação do Çaire se entende.
Ontem, de surpresa, os botos se apresentaram.
Não valeria pontos na décima-primeira disputa entre os botos Cor de Rosa e Tucuxi.
Mas em cima da hora a coordenação resolveu que haveria competição na primeira noite.
Deu no que deu: atraso e apenas 3 jurados em vez dos sete como manda o regulamento do festival.
Hoje, na segunda noite da disputa, está tudo atrasado de novo.
Um desrespeito ao público presente.

Lúcio Flávio Pinto: Energia

Finalmente uma importante questão técnica da área de energia chegou aos ouvidos da governadora e ela a expôs de público. Ana Júlia Carepa disse ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em Brasília, que de pouco adianta o Pará aumentar sua geração de energia se esse incremento não pode beneficiar toda a sua população, dispersa num território do tamanho da Colômbia, nem atrair indústrias para transformar suas riquezas naturais, sobretudo os minérios. O Pará é o 3º maior exportador de energia bruta do país. E vai continuar crescendo, se depender do governo federal, que tenta viabilizar as novas hidrelétricas de Belo Monte (com 11 mil megawatts) e o complexo do Tapajós (12 mil MW).

A governadora reivindicou alterações no cálculo da Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão (TUST), para que os grandes consumidores sejam atraídos e recompensados por estarem instalados ou vierem a se instalar às proximidades das maiores usinas de geração de energia. Ela defendeu também medidas de estímulo à participação das empresas que produzem energia para seu próprio consumo (os chamados autoprodutores) nos consórcios que participam dos leilões de energia, especialmente os de grandes empreendimentos.

A posição de Ana Júlia significou um avanço em relação à sua imobilidade anterior, mas as teses que apresentou não constituem qualquer novidade no debate travado à margem do poder. A novidade seria se ela apresentasse propostas concretas para ir além dessa discussão. Providências para colocar em prática as teses sustentadas, quando elas realmente favorecem o progresso do Estado e não apenas de mais meia dúzia de empreendimentos.

Técnico Valter Lima dançou no Paysandu

Nazareno Silva, ex-Flu de Feira de Santana (BA), é o novo técnico do Paissandu.
Foi apresentado hoje de manhã, na Curuzu, em Belém.

Tradição, Família e Propriedade

Prezado senhor.
Sobre a notícia publicada no O Estado do Tapajós em 30 de agosto último, sob título "Tradição, Família e Propriedade", venho esclarecer que a "TFP" que deu origem à reação dos padres barnabitas ali descrita não está sob responsabilidade dos fundadores da TFP, mas sim dos dissidentes da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade que, pertencentes aos Arautos do Evangelho, se apoderaram provisoriamente da direção da TFP em virtude de uma iníqua sentença judicial que não transitou em julgado, pois pende de recurso apresentado ao Superior Tribunal de Justiça. Não é pois a TFP do "Dominus Plinius" mas sim a "tfp" do "dominus Cla".
Celso da Costa Carvalho Vidigal
Fundador da TFP

Presidente do TJ anuncia estudos para elevar Comarca de Santarém à 3ª Entrância

Por Jota Ninos

O Tribunal de Justiça do Estado vem discutindo a elevação de três comarcas de 2ª Entrância para a 3ª Entrância, equiparando-as à Comarca da Belém, única existente hoje nessa condição no Pará. Santarém, Castanhal e Marabá são as comarcas que deverão ascender à 3ª Entrância, segundo anúncio foi feito ontem pelo desembargador Rômulo Nunes, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, durante a solenidade de instalação da 10ª Vara Penal de Santarém, privativa do Tribunal do Júri.
A Comarca de 3ª Entrância é o topo da carreira para magistrados, que depois disso podem concorrer à vagas no TJE. Com a existência de uma única comarca nesse nível, hoje, é grande a mobilidade de juízes que buscam se fixar em Belém. Caso as três comarcas sejam elevadas de categoria, isso fará com que juízes de 2ª Entrância (comarcas de porte médio) almejem se fixar nestas podendo um dia sair daí direto para se tornarem desembargadores.
Segundo o presidente, a instalação da 10ª Vara, criada pela Assembléia Legislativa no ano passado, só aconteceria em 2011, por questões financeiras. "Lutei para convencer meus pares no TJ e mostrar a importância desse investimento em Santarém", afirmou o desembargador. "O próximo passo é elevar esta comarca à 3ª Entrância", frisou ele. Antes porém, o TJ deve instalar ainda, até o final de sua gestão, mais duas varas de juizado, cível e criminal, à partir da fusão dos cinco juizados existentes hoje em Santarém que funcionam junto às universidades locais.
A 10ª Vara será inicialmente comandada pelo juiz Paulo Evangelista, atual titular da 4ª Vara Penal, até a nomeação de outro juiz, que deve ocorrer em um mês. Cogita-se nos bastidores que o juiz Gabriel Veloso de Araújo, atualmente titular da Comarca de Porto de Moz, seja trazido de volta para Santarém a fim de acumular esta vara junto com sua atual comarca.
Notebooks - Além da instalação da 10ª Vara, a solenidade serviu para o início da entrega de aparelhos de notebook para cada uma das varas, para uso exclusivo dos juízes, bem como para o anúncio de que Santarém passa a ser inserida no programa de publicação de resenhas online, pela internet, no Diário de Justiça. Em 30 dias, todas as resenhas, editais e avisos do fórum local terão espaço no Diário da Justiça e servirão para a ciência automática dos operadores do direito sobre as decisões judiciais.
A solenidade teve a participação de autoridades locais e estaduais, do Judiciário, do Legislativo e do Executivo, bem como do Ministério Público e das forças armadas. Antes do início da sessão, o presidente do TJ, acompanhado das desembargadoras Raimunda Noronha, vice-presidente do TJ, Rita Xavier, Corregedora das Comarcas do Interior e Célia Pinheiro Coordenadora dos Juizados Especiais, inaugurou a tela com retrato a óleo do desembargador Ernesto Adolpho de Vasconcelos Chaves, que foi juiz da comarca no século XIX e depois chegou à presidencia do TJ. O desembargador dá o nome ao fórum de Santarém.

São Raimundo viaja com delegação reduzida

A delegação do São Raimundo viaja domingo, dia do jogo, para Macapá, onde à tarde enfrenta o Cristal.
Por causa do vôo fretado pela diretoria, a delegação contará com apenas 16 jogadores.
O Pantera já está classificado para disputar a partida decisiva para a semifinal.
Passando pelo próximo adversário, o São Raimundo já estará na série C do campeonato brasileiro.

Manchetes da edição de sábado de O Estado do Tapajós

BOTOS DUELAM NO DÉCIMO-TERCEIRO FESTIVAL DO ÇAIRÉ

RINHA DE GALO LEVA 16 A PRISÃO

PMS NÃO TEM VERBA PARA RESTAURAR PATRIMÔNIO HISTÓRICO

IBAMA LIBERA PORTO DA MARQUES & PINTO

ANA JÚLIA DEFENDE QUE PRODUÇÃO DE ENERGIA BENEFICIE PARAENSES

JUIZ SUSPENDE COMPRA DE CAMINHÕES PELA PREFEITURA DE SANTARÉM

RECEITA FEDERAL TERÁ AGENDAMENTO PARA PESSOA JURÍDICA

Memória de Santarém: OS ACONTECIMENTOS DE MARÇO DE 1968

ALCOA INAUGURA MINA DE JURUTI DIA 15