segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Governadora defende hidrelétrica com desenvolvimento sustentável


A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, diz que a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, tem o apoio de seu governo, acompanhada de um projeto de desenvolvimento sustentável para a região e com respeito às populações tradicionais e indígenas. Ana Júlia participou do 1º Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Sócio-Ambiental da Transamazônica e Xingu, realizado em Altamira, dias 27 e 28.

Ana Júlia explicou que os impactos ambientais causados pela usina serão mitigados com ações compensatórias realizadas pelo empreendedor e que a obra não vai repetir erros do passado. Ana Júlia lembrou após a construção da Hidrelétrica de Turucuí as cidades da região continuaram sem energia. “Isso não vai se repetir, pois consegui junto ao presidente Lula a garantia que Belo Monte, depois de pronta, destinará 20% de toda a energia produzida para o Pará", afirmou a governadora.

A governadora garantiu que a energia de Belo Monte é crucial para a verticalização da cadeia do alumínio. "Hoje, a bauxita extraída de Juruti, aqui na região oeste do Estado, é enviada para o Maranhão para ser transformada em alumínio, um produto de maior valor agregado. Ou seja, os maranhenses ganham mais dinheiro às nossas custas", disse.

Acompanharam a governadora diversos secretários de Estado, como o Chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Regional, Suely Oliveira, a secretária de Educação, Socorro Coelho, o prefeito de Anapu e presidente do consórcio Belo Monte, Francisco de Assis, o Chiquinho do PT, o deputado federal Zé Geraldo, o deputado estadual Aírton Faleiro, além de lideranças locais, prefeitos e vereadores.

Pagot garante asfaltamento da Transamazônica


O diretor geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Pagot, garantiu que até março do próximo ano o governo terá licitado todo o asfaltamento da Rodovia Transamazônica (BR-230). A informação foi dada durante o 1º Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Sócio-Ambiental da Transamazônica e Xingu, realizado em Altamira nos dias 27 e 28.

Pagot percorreu um trecho da Transamazônica entre as cidades de Altamira e Brasil Novo e depois participou de uma mesa sobre o assunto, com a presença de mais de 300 lideranças dos 11 municípios da área de influência da Hidrelétrica de Belo Monte. As lideranças cobraram a liberação de recursos para a retomada das obras de pavimentação da rodovia, que haviam sido iniciadas há dois anos, mas foram paralisadas.

O diretor do Denit declarou que diversos problemas impediram o prosseguimento da obra, entre eles problemas ambientais e de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). “Mas os recursos estão garantidos, existe o recurso, que está liberado e não contigenciado”, disse Pagot, fazendo questão de repetir a informação para o público presente. O diretor disse que no próximo ano voltará a região, mas para vistorias as obras que estarão em andamento.

'Fé cabocla' vence festival de música de Porto Trombetas


Pelo segundo ano consecutivo, a música de Alexandre Cordeiro interpretada por Carlinhos Dias foi a grande vencedora do 9o Festival da Canção de Porto Trombetas (FECAN), realizado entre os dias 27 e 29 de novembro no palco do Mineração Esporte Clube, em Trombetas. “Fé Cabocla” envolveu o público e foi aclamada como o primeiro lugar do Festival.


A voz jovem de Sebastião Júnior, músico de Juruti, levou o recado da preservação das águas com a canção “Gotas Divinas” e conquistou o segundo lugar no Festival. O músico também conquistou a premiação por “Aclamação Popular” e agradeceu pela oportunidade de mostrar seu trabalho e ser reconhecido pelo público do FECAN. “A cada ano as coisas mudam e as pessoas já estão me reconhecendo. Agradeço à população de Porto Trombetas pelo carinho. Esse ano representei minha cidade com uma belíssima música e, sempre que puder, estarei aqui, ganhando ou perdendo, gosto muito de Porto Trombetas”.


A terceira canção premiada durante a final do 9o FECAN foi “O último poema”, de Sérgio Sales, músico de Macapá – AP. O próprio autor interpretou a música, que faz uma homenagem aos últimos momentos de vida do reconhecido poeta de Língua Portuguesa, Fernando Pessoa.


Salão do livro esvaziou primeira semana do arraial da Conceição

Com uma programação diferenciada o II Salão do Livro do Oeste do Pará e sua data coincidiu com as festividades de Nossa Senhora da Conceição, o publico santareno, com pouco dinheiro no bolso, acabou por se dividir entre os dois eventos. A coordenação da festa minimiza a concorrência com a feira, alegando que as pregações litúrgicas estão sendo bem freqüentadas.

Já os barraqueiros têm outra posição em relação à sobreposição de datas. A insatisfação é geral, motivado pelo movimento fraco e a queda nas vendas em relação aos anos anteriores, mesmo com a grande maioria ainda não tendo sentido os prejuízos. Alguns dizem que a cidade não comporta dois eventos desse porte ao mesmo tempo, como que em uma concorrência por publico.

Dona Margarida Ferreira de França Santana, de Manaus, segundo ano trabalhando no arraial, diz que o movimento este ano está muito fraco em comparação com o ano passado, mas que suas expectativas estão voltadas para a próxima semana quando não houver outro evento na cidade "A nossa esperança é que Deus possa prover", diz a vendedora.

Francisco Sobrinho afirma ainda não ter tido prejuízos, por não trabalhar com materiais perecíveis. "A feira do Livro acabou com o arraial", ele diz que se tivesse ocorrido no mesmo local do ano anterior - Praça São Sebastião - talvez tivesse sido melhor, pela proximidade com a Praça da Matriz, mas a distância entre os dois eventos e a programação com os shows gratuitos só diminuiu o numero de freqüentadores da festividade já tradicional na cidade. Quem trabalha com alimentos já sente os prejuízos. Michela Débora de Araujo veio de Itaituba com o marido e está na esperança de um publico maior a partir desta próxima segunda-feira com o final do II Salão do Livro. Esta é a primeira vez que o casal participa do arraial e ainda não conseguiu suprir as suas expectativas, "As pessoas se dividem. Sobra muito material, estraga" reclama a barraqueira.

A maior expectativa de todos é para os três últimos dias de arraial, quando o movimento promete melhorar, como comentou Patrícia Moita. Ela espera cobrir os gastos de aluguel, tendo em vista que cada barraqueiro pagou o valor de R$700 pelo espaço da barraca.

As festividades de Nossa Senhora da Conceição, evento tradicional na cidade, que atrai todos os anos um grande numero de pessoas, tanto na programação religiosa quanto na programação social (arraial), por seu tamanho e por atrair pessoas de outros municípios faz parte do calendário oficial de eventos do Estado, pela PARATUR, órgão oficial de turismo do Pará.

Segundo Padre Ronaldo, pároco da matriz, não está havendo essa queda no numero de fieis nas programações. "As missas continuam atraindo uma grande quantidade de pessoas que lotam a igreja todas as noites, chegando a ficar muita gente do lado de fora como nos anos anteriores. O Salão do Livro é bom para população que tem oportunidade de poder participar de um evento desta categoria".

Gabriel, o pensador sem papas na língua

Diante dos repórteres que lhe agradavam para o salão do livro, o rap , compositor, cantor e escritor Gabriel, o Pensador, provocou uma saia justa no secretário de planejamento Everaldo Martins.
Evealdo, talvez pensando que Gabriel era um de seus subordinados na prefeitura, teve o topete de cobrar explicações de Gsabriel sobre a ausência dele em um show no dia mundial do meio ambientae(5 de junho) em Santarém.
- Me informaram que você se recusou a vir a Santarém em junho deste ano, provocou Everaldo.
- Que é que isso companheiro, respondeu Gabriel. E arrematou:
- Eu só agora fui convidado para vir a Santarém, cidade sobre a qual eu conheço bastante através de eitura de jornais e revistas. Ninguém me convidou antes. Se tivesse recebido o convite, teria vindo com prazer.

Oposição assume Prefeitura de Santarém

O vereador Nélio Aguiar, vice-presidente da Câmara, é prefeito interino até quinta-feira, 3 de dezembro, por causa da viagem da prefeita Maria do Carmo e do vice-prefeito José Antônio Rocha a Fortaleza e Rio de Janeiro, respectivamente.

Nélio assume o posto em função do substituto da prefeita e do vice-prefeito, o presidente da Câmara José Maria Tapajós, estar de licença médica.

Nesse caso, Nélio, na condição de segundo na hirerarquia do legislativo, foi guindado à condição temporária de chefe do executivo, enquanto o primeiro secretário, vereador Emir Aguir passa a presidir a Câmara de Santarém.

Nélio é oposição, mas Emir integra a base de apoio ao governo no legislativo municipal.

Caminhada de fé com Maria

Chegada da caminhada de fé com Maria, domingo de manhã, na orla de Santarém.
Foto: Alfonso Jimenez.

PT contesta denúncias de compra de votos

Em nota assinada por seu presidente regional, João Batista da Silva, e todos os deputados federais, estaduais e vereadores do partido, o PT contesta os termos de matéria divulgada pelo Diário do Pará deste domingo (29), sobre assalto que teria ocorrido na sede da Democracia Socialista (DS) e supostas irregularidades nas últimas eleições internas na agremiação.


“Faz parte da história de vida e lutas do PT o repúdio a qualquer tentativa de fraude e compra de votos. Sempre rechaçamos essa prática, como também sempre rechaçamos qualquer tipo de violência à vida e à democracia. Esses são valores intrínsecos ao PT. Qualquer denúncia é apurada nas instâncias partidárias e com ampla chance de defesa de todos os envolvidos. Mas neste caso, não há denúncia, repetimos”, dizem os subscritores da nota.

Leia mais aqui.