segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Arthur Carepa se manifesta sobre sentença judicial a favor da revista Veja

Leia a resposta que Arthur de Vasconcelos Carepa enviou ao Blog do Estado sobre a sentença da ação de indenização por danos morais que ajuizou, em 2010, contra a Editora Abril S. A, julgada improcedente  juíza Marielma Ferreira Tavares, da 10ª Vara Cível de Belém.

Clique aqui para ler a resposta.

Colégio estadual tem única porta para entrada e saída


Alunos entram e saem pela única porta



O  4º Grupamento de Bombeiro Militar alega que faz fiscalizações em locais onde há grande concentração de pessoas, inclusive igrejas e escolas, para que atentem para às normas de segurança. 


Mas a escola estadual Rodrigues dos Santos, localizada na rua Siqueira Campos, no centro da cidade, não possui saída de emergência. A única porta do prédio é usada para entrada e saída de alunos, professores e funcionários
.

A escola, com 9 salas de aulas e secretaria, funciona há 65 anos em uma estrutura que antes era uma casa colonial que recebeu uma laje e salas de aula no pavimento superior. A porta estreita de entrada é a mesma de saída, não havendo saída de emergência.


De acordo com o professor Pedro Henrique, é um anseio do corpo docente da escola Rodrigues dos Santos, que o prédio tenha mais uma porta para facilitar a dispersão dos alunos, seja na saída normal, ou no caso de uma emergência.

Alunos ouvidos pela reportagem reclamam que não há piso antiderrapante nas escadas, extintores e sinais indicativos de fuga.

Políticos fazem lobby para liberação de festas


Para se manterem funcionando sem precisar cumprir todas as exigências do Decreto 357 de agosto de 2007, do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará, que institui Regulamento de Segurança contra Incêndio e Pânico, algumas casas de shows vêm driblando a fiscalização se valendo de apadrinhamentos políticos, conforme revelou uma fonte que já atuou no setor de vistoria do 4º GBM, em Santarém.

No Panterão Show Clube, por exemplo, não há barra antipânico nas saídas de emergência. A barra é uma exigência do Regulamento de Segurança contra Incêndio e Pânico, para facilitar a fuga das pessoas em caso de perigo iminente. Porém, mesmo sem instalar as barras nas suas portas de saída de emergência, o estabelecimento tem conseguido renovar sua licença anual de funcionamento, por força da intervenção de políticos.

Outros clubes que não tinham as barras antipânico nas portas de emergência instalaram o equipamento no ano passado e agora trabalham para instalação da iluminação de segurança e colocação de placas fotoluminescentes indicadoras das rotas de saída.

Como a fiscalização promete ser mais acirrada a partir da próxima semana, o Panterão terá de se adequar, sob pena de sofrer interdição.

Maria do Carmo é só chorôrô

Da Coluna do Estado, edição desta semana de O Estado do Tapajós:

A ex-prefeita Maria do Carmo reapareceu em evento público, no Centro Recreativo, na última terça-feira. Muito arredia, a ex-prefeita e promotora de justiça só quis conversa com antigos correligionários ou pessoas que foram favorecidas por ela durante sua gestão na PMS. Mas alguns ouvidos foram alugados para ouvir cantilenas sobre denúncias que começam a pipocar contra Maria nesse início de governo Alexandre Von. 

Os votos do PMDB para Márcio Miranda, do DEM

Paulo Bemerguy, do Espaço Aberto, narra os bastidores da eleição do deputado Márcio Miranda(DEM) à presidência da Assembléia Legislativa, conforme você pode ler aqui.

Mas os nomes dos deputados do PMDB que votaram no democrata e deixaram a ver navios o candidto do partido, Martinho Carmano, seriam dois parlamentares com base no Baixo-Amazonas.

Há quem aposte as fichas nos peemedebistas Antônio Rocha e Josefina do Carmo.

Atropelador pagará fiança e responderá em liberdade

Não deve passar de 24 horas o tempo de permanência de João Segundo Freire de Sena na penitenciária de Cucurunã.

Ele atropelou e matou uma senhora, ontem de madrugada, em Alter do Chão.

João Segundo, de acordo com a polícia, dirigia com sintomas de embriaguez.

O delegado lavrou o flagrante e o juiz abitrou a fiança de cerca de 40 mil reais, que devem ser pagos hoje de manhã.