quinta-feira, 19 de junho de 2008

Ana Júlia inaugura delegacia e alojamento da PM em Juruti

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa estará em Juruti amanhã, dia 20, para a inauguração de duas obras na área de Segurança Pública, juntamente com lideranças da Alcoa e do poder público municipal. São obras possíveis graças à Agenda Positiva, que consiste em um conjunto de melhorias em diversas áreas carentes em Juruti definidas entre a Alcoa, a Prefeitura Municipal e a comunidade, entre elas a Segurança Pública e a Justiça.
A primeira inauguração, marcada para às 9h30, será da Delegacia de Polícia Civil, em um prédio do Governo do Estado, na avenida Marechal Rondon, bairro Bom Pastor. Depois de reformada, a delegacia conta com celas específicas para homens e para mulheres, e espaços para receber visitantes, além de dependências para os funcionários. Para a Alcoa, essa obra visa o respeito à pessoa, independente se ela é transgressora ou não.
A segunda inauguração, dos alojamentos que já vêm sendo usados pela Polícia Militar, está marcada para às 10 horas, na rua Saudade, também bairro Bom Pastor. O alojamento tem em torno de 300 metros quadrados e conta com sala para atendimento da população, alojamento feminino e masculino, copa, cozinha, lavanderia, entre outras dependências.
(Fonte: Alcoa)

Uruará vai receber obras do PAC

Como parte das comemorações do aniversário de 347 anos da Cidade de Santarém, será assinada hoje pela prefeita Maria do Carmo, a ordem de serviço para o início das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no bairro do Uruará.
A exemplo do que aconteceu no início do mês, no bairro do Mapiri, a coordenadora do PAC em Santarém, Alba Valéria Lima, vai fazer uma apresentação sobre as obras que serão executadas no bairro. Serão investidos no Uruará R$ 24.716.979,88 (vinte e quatro milhões, setecentos e dezesseis mil, novecentos e setenta e nove reais e oitenta e oito centavos).
Estão previstos no bairro serviços de urbanização da orla, com construção de praças, quiosques, lanchonete e banheiros públicos, pavimentação asfáltica de 17.285,43m, regularização fundiária, projeto técnico social, projeto habitacional de 325 unidades e melhorias habitacionais de 508 unidades. O prazo para a execução das obras é de 36 meses.
(Fonte: PMS)

Justiça rechaça mais uma ação do PT contra Tv Ponta Negra

O empresário Nivaldo Pereira, proprietário da Tv Ponta Negra, acaba de ser notificado para contestar ação impetrada pelo diretório municipal do PT junto à justiça eleitoral que, entre outros pedidos, solicita a suspensão do programa Rota 5 e direito de resposta pelo tempo de 17 minutos .
Todos os pedidos liminares foram negados pelo juiz Gabriel Veloso que vai apreciá-los quando do julgamento do mérito da ação.

Lei do silêncio

O deputado Lira Maia nada fala sobre apoios a candidatura dele à prefeitura de Santarém.
Mas, precavido, marcou para 18 horas do dia 30 o encerramento da convenção de seu partido Democratas.

Maria do Carmo afirma que PT ainda pode se coligar com PMDB

Gisele de Freitas
Repórter


A senhora foi a Belém falar com o deputado Jader Barbalho sobre uma coligação entre PT e PMDB?
Maria - Fui a Belém juntamente com o deputado Antônio Rocha que é presidente do partido aqui em Santarém para que pudesse conversar com Jader. Eu fui me colocar a disposição dele para que nós pudéssemos fazer uma aliança vitoriosa aqui em Santarém, eu espero e que a gente possa caminhar juntos.

Jader Barbalho exigiu que para coligar o PMDB ao PT aqui em Santarém é preciso que o PT apóie o PMDB em Belém?
Maria - Isso não aconteceu, ele não colocou absolutamente nada disto. Ele fez uma análise de conjuntura, mostrando como ele vê no estado hoje, mas em nenhum momento ele condicionou Santarém a Belém ou a qualquer outro lugar no Pará. Pelo contrário, na verdade ele colocou que vai analisar. Jader acha que são importantes as coligações PT-PMDB e PMBDB-PT em alguns municípios e prometeu que estas alianças serão avaliadas até o próximo dia 29.

A senhora acha que não corre o risco desta coligação não acontecer em Santarém?
Claro que sim, sempre se corre o risco. Mas fui exatamente lá para dizer claramente para ele que eu gostaria muito que o PMDB estivesse junto em nossa aliança. Estou me colocando à disposição para isso e dizendo que seria a meu ver uma aliança vitoriosa.

Circulam boatos de que o PMDB poderia ter candidato próprio em Santarém, é verdade?
Maria- Não sei, isso realmente eu não sei. O que eu sei é que estive conversando com o PMDB e pedi para que eles viessem para que nós pudéssemos juntos fazer uma aliança vitoriosa.

Entrevista com Maria do Carmo

O Blog do Estado publica daqui a pouco entrevista com a prefeita Maria do Carmo acerca da crise PMDB x PT.

Itaituba: Pesquisador afirma que houve deslizamento de aterro

Em entrevista por telefone ao Portal ORM o professor pesquisador Luis Ercílio Faria Junior afirmou que o fenômeno ocorrido na última terça-feira (17), no município de Itaituba, no sudoeste paraense, foi um deslizamento de aterro e não um tremor de terra como foi interpretado pelos moradores. De acordo com ele, o local onde ocorreu era propício a esse tipo de fenômeno. O fenômeno resultou na anertura de um buraco de cinco metros de diâmetro e dois de profundidade. A área continua interditada.
O pesquisador explica que o terreno onde estavam localizadas as casas, já foi área de exploração de seixo. 'O local era uma seixeira, e quando as pessoas começaram a ocupar e fazer edificações não aterraram muito bem. Com isso, a água da chuva infiltrou causando uma pequena erosão que culminou no deslizamento do aterro', esclarece.
O deslizamento foi sentido por três casas. A do meio foi a mais atingida, onde houve a abertura do buraco. A dona-de-casa Míriam Silva, conta que teve seu imóvel parcialmente destruído. 'O piso e a área externa ficaram rachados. A sorte é que não estava em casa', disse.
Ainda de acordo com Farias, esse fenômeno é freqüente em Belém. 'Isso acontece em Outeiro, Mosqueiro, sempre em locais onde foi construído aterro em cima de àreas exploradas', afirma Luis.
As três famílias que viviam no local foram transferidas, pela Defesa Civil, para um abrigo improvisado, onde devem permanecer por pelo menos 15 dias.

Pergunta quem quer, responde quem sabe

Josué Monteiro

Nesta semana recebi de um leitor que se intitulava cristão uma carta que lhe explicasse se era justo o cristão não orar pelas autoridades ímpias deste mundo? Qual deveria ser o comportamento do cristão diante das autoridades que foram instituídas por Deus? Isto é o que o texto bíblico nos diz. Na qualidade de missionário e articulista do jornal O Estado do Tapajós o que o senhor tem a dizer sobre os que ficam criticando as autoridades em exercício do nosso país. Não seria melhor orar pelas autoridades?
Em resposta ao caro leitor quero esclarecer que não critico quem quer que seja. Na realidade, minha postura tem sido de condenar as ações maléficas que por ventura as autoridades venham a cometer. Criticar é muitas vezes usar de malefícios até injuriosos, que leva a um estado de revolta do criticado. Não tem sido essa a nossa atitude.
Na verdade, como ministro da Palavra de Deus, temos condenado, a luz da Bíblia Sagrada, os maus políticos. Como cristão não devemos enveredar pelos caminhos da omissão. Devido aos estado de enfermidade em que se encontra o nosso Brasil, não só devemos orar, mas também Jejuar pela nossa pátria. Só Cristo tem o remédio para arranca-lo deste estado de morbidez, que vem destruindo os princípios éticos do cristianismo. Só através da oração e do jejum podemos mudar a nossa história.
Não podemos viver como muitos cristãos no conformismo escatológico. Talvez você seja um desses que vive no indiferentismo do pecado. Em atitude inerte e alienada como muitos cristãos, interpretando erroneamente certas passagens da Bíblia, utilizando para alegar: "Nada podemos fazer para melhorar a nação porquanto estamos no final dos tempos. E se cristo esta às portas, por que nos preocuparmos com que ocorre ao nosso redor".
Mas, para esse tipo de cristão tem a atitude de Noé que proclamou a justiça de Deus, mesmo sabendo que toda a sua geração estava condenada a perecer no dilúvio conforme está registrado na segunda carta que escreveu o apóstolo Pedro 2:5. Sal da terra e luz do mundo é a nossa missão impedir que a sociedade degenere-se irremediavelmente (Mt. 5:13, 14). Que o Senhor breve virá, não há dúvida; as profecias se cumprem e os sinais tornam-se cada vez mais visíveis. Todavia, enquanto Ele não vem, condenemos o pecado e anunciemos a sua verdade. É mister que nos lembremos ser a nossa missão atuar de forma profética, a fim de conscientizar este mundo não apenas do poder do Evangelho, mas também da justiça de Deus.
Oremos fervorosamente, para que nossos legisladores respeitem a vida, não aprovando medidas em prol do aborto, da eutanásia e de pesquisas que violem os princípios básicos da existência humana (Ex 20:13; Sl 139:13-16).
Como é a Bíblia a nossa única regra de fé e pratica, condenemos todas as tentativas dos legisladores que, desprezando a fé cristã, buscam aprovar leis em favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. Deixamos claro que não odiamos aos homossexuais; não podemos, todavia, aprovar a sua prática que é radicalmente contrária a Palavra de Deus (Lv 18:22; l Co 6:10; I Tm 1:10). Oremos, portanto, a fim de que o nosso presidente tenha a necessária força moral para reprimir a corrupção que assola o nosso país, promover o bem comum e manter as liberdades individuais e civis.
Orar e jejuar pela nação. Esta é uma das mais nobres disciplinas da vida cristã, afim de que cumpram o seu mandato na promoção do bem comum. Na próxima eleição municipal comece exercendo o seu direito de cidadania usando o seu voto para banir do poder aqueles que tem ferido os princípios éticos do cristão. É fácil identificarmos os que estão em busca do poder para serviram ao Diabo que é o pai da mentira. O direito do voto nos é dado exatamente para exercermos nossa cidadania como verdadeiros cristãos. Já que iniciei este artigo sendo interrogado vou termina-lo interrogando. É correto, como cristão, votar em político comprometido com aborto, eutanásia e união civil entre pessoas do mesmo sexo?
Pergunta quem quer, responde quem sabe.

MAis de mil contribuintes recebem restituição do IR

Gisele de Freitas
Repórter

A Receita Federal já colocou a disposição do contribuinte a restituição de 1.816 declarações feitas na delegacia de Santarém. No total a receita pagará R$ 2.200.782,50 neste primeiro lote, uma média de R$ 1.211,88 de restituição por declaração. Os valores estão disponíveis para que o contribuinte saque desde a última segunda-feira (16).
A Receita alerta para junho que é o último mês para a declaração através do Simples Nacional e para pessoas jurídicas.
O primeiro lote de restituição de pessoas físicas foi liberado para mais de um milhão de contribuintes em todo país, a maioria com mais de 60 anos. As pessoas que não informaram o número da conta para receber a restituição devem dirigir-se a uma agencia do Banco do Brasil. Na jurisdição da delegacia de Santarém foram processadas 50.103 declarações, sendo 1.948 retificadas deixando a receita com 48.155 contribuintes. Destas 31.969 declarações já foram processadas e liberadas. Ainda há 1.302 que estão na malha fiscal por terem sido constatas divergências nas informações declaradas.
A malha débito que são aqueles contribuintes que tem direito a restituição mas ainda estão em débito com a receita soma 1.223 declarações. As demais declarações, 13.597 têm direito a restituição, o que acontecerá nos lotes mensais até dezembro.
O delegado da Receita de Santarém, Moacyr Mondardo Junior lembra às pessoas jurídicas que no último dia útil deste mês encerram os prazos para as declarações inclusive para quem vai declarar através do Simples Nacional. Só estão desobrigadas de entregar a declaração pessoas optantes pelo Simples Federal ou Nacional, pessoas jurídicas inativas, que devem fazer a declaração de inatividade e órgãos públicos. Segundo Mondardo há casos em que a pessoa possui CPNJ mas não faz a declaração como jurídica, isto acontece em edifícios, cartórios ou firmas individuais.
Para o contribuinte que resolveu optar pelo Simples o delegado salienta que a declaração está moderna e que basta que as empresas insiram através da internet os dados econômicos e fiscais que a Receita ainda não tem. Para declarar através do simples basta que a pessoa jurídica tenha estado em algum período do ano passado como optante do cadastro. O prazo para o fim da declaração encerra às 20h dia 30 deste mês. A empresa que declarar com atraso terá o ávido de multa imediato na tela do computador. A declaração só pode ser feita on line, sem que necessite baixar o programa da Receita Federal.

O sonho

Bellini Tavares de Lima

Dia desses tive um sonho. Os sonhos são misteriosos. Alguns são claros e se consegue lembrar deles em todos os detalhes. Outros se perdem, ficam confusos. Alguns têm um enredo mito parecido com a realidade e outros são pura ficção ou nos colocam em situações muito embaraçosas. Quem já não sonhou que estava nu, no meio da multidão?
Sonhei que vivia num país onde se praticava o futebol. Sim, esse jogo em que onze sujeitos se defrontam com outros 11 sujeitos e tem como objetivo colocar a bola numa espécie de moldura revestida com uma rede na parte de trás. Todo mundo sabe.
Pois, no meu sonho, esse esporte era muito popular no meu país. As crianças começavam a jogar muito cedo. Havia grandes equipes, torneios emocionantes, regionais, estaduais, de diferentes categorias. Fazia gosto ver o entusiasmo, tanto dos jogadores quanto da imensa e apaixonada torcida. Os torneios arrastavam o público em número imenso para os estádios e as torcidas presenteavam a todos com grandes espetáculos quase coreográficos, cânticos para encorajar suas equipes de preferência. É claro que sempre havia um ou outro mais exaltado que arranjava uma confusão, mas, de modo geral, nem era preciso muito policiamento durante os jogos. E o povo também respeitava muito os policiais.
E havia os torneios internacionais. Podiam ser os torneios envolvendo equipes, as mesmas equipes que disputavam os certames internos. E podiam ser os torneios envolvendo as seleções de cada país. Ah, esses eram até difíceis de descrever. As nações se preparavam de maneira irrepreensível para esses torneios e as torcidas dos diferentes países se enchiam de um sentimento de orgulho nacionalista. Cantavam-se hinos e se acompanhava os jogos com um quase fervor. O meu país era o grande destaque em qualquer torneio internacional. A seleção do meu país era quase imbatível.
Os adversários tinham um respeito pela seleção do meu país que era de dar orgulho. Temor reverencial. Também, pudera, com tanto prestígio, conquistado ao longo de anos a fio de vitórias. E, talvez por conta disso, era muito bem cuidada. Os responsáveis por ela tinham sensibilidade, competência, seriedade. Afinal, sabiam que estavam lidando com algo que possuía um valor moral do mais alto quilate. A seleção só se apresentava muito bem preparada, jogadores escolhidos pela conjugação de dois critérios imprescindíveis: competência enquanto atleta e dignidade enquanto cidadão. Em se tratando de seleção, não se poderia correr risco um desempenho que pudesse arranhar nosso brilho conquistado a duras penas.
E os atletas? Ah, esses davam quase que literalmente o sangue e a vida para serem convocados para a seleção do meu país. Não poderia haver honra maior para um atleta que ser convocado para servir a seleção nacional. Não havia obstáculo que não pudesse ser superado e todos os esforços e empenho eram ainda insuficientes, tamanha a honraria que representava a convocação para a seleção. Recusar uma convocação era simplesmente inimaginável.
Com tudo isso, a seleção era um dos orgulhos do meu país. Seleção em campo, o país já se punha em estado de atenção. E euforia, é claro. Afinal, era sempre a perspectiva da explosão de alegria, de júbilo, de orgulho, aquela sensação de se sentir vencedor. No dias de grandes e significativas vitórias da seleção de futebol era de se ver o povo na rua festejando com bandeiras, camisas dos clubes, cerveja gelada e toda aquela petiscaria que invadia os ambientes esportivos em dias de festa. Alguns chegavam a afirmar que se tratava de churrasco de gato. Tudo isso eu sonhei, dia desses.
Bem, já se pode notar que o meu sonho pertence à categoria dos sonhos ficcionais, aqueles cujo enredo não apresenta pontos em comum com a realidade. Acordei até meio triste. Que pena que era sonho. E tem uns sonhos que são até um pouco intrigantes. Esse, por exemplo, me pareceu tão real que até agora eu continuo com a impressão que já vivi tudo aquilo. Ah, os sonhos...
16 de junho de 2008

UFOPA Será Instalada em Agosto

Do site de Juvênio Arruda:

O ex reitor da UFPA, José de Seixas Lourenço, toma posse no dia 4 de julho, em Brasília, na coordenação da Comissão de Instalação da Universidade Federal do Oeste do Pará, a ser implantada em Santarém. O ministro da Educação, Fernando Hadadd, vai assinar o termo.Em data a ser definida, no mês de agosto, a Comissão vai ser efetivada na Pérola, com a presença do secretário de Ensino Superior do MEC, Ronaldo Mota, e do presidente da Capes, Jorge Guimarães.
No mesmo dia começa um encontro com todos os reitores e pro reitores de pesquisa das universidades da Amazonia, para discutir novas linhas de ação da pesquisa na região.Já começaram as negociações para implantação do INPE em Santarém, e da criação do Instituto das Águas, proposta pelo reitor da UFPA, Alex Fiúza.

Em conversa com Jader, Maria diz que não tem porque pagar pelos pecados de Ana Júlia

Fonte que ouviu o relato do acontecido na reunião entre o deputado Jader Barbalho e a prefeita Maria do Carmo, que discutiu a sucessão municipal em Santarém, conta que o presidente do PMDB estava com toda a corda e não poupou adjetivos para classificar o que ele considera como quebra de acordo político por parte do governo e do PT.
Diz a fonte que Jader, ao condicionar qualquer entendimento em Santarém entre PT e PMDB à sucessão de Belém, se disse escaldado com as traições do PT e à forma como o partido vem tratando o ex-deputado José Priante.
A certa altura da conversa Maria, já cansada de tantou ouvir carão em nome do PT e do governo, teve um rompante de coragem e interrompeu Jader:
- Eu também acho que o Priante não está sendo valorizado, mas eu não tenho porque purgar os pecados da Ana Júlia - afirmou Maria.
Jader ainda reclamou dos deputados Airton Faleiro e José Geraldo, que melaram o acordo que viabilizava a chapa Walmir Climaco(PMDB)/Afábio Borge(PT) em Itaituba.
A partir daí o tom da conversa azedou de vez e Jader avisou que será Priante quem dará as cartas das eleições de outubro em Santarém, conforme você lê no texto de Paulo Bemerguy publicado nesta página.

Priante vem para inauguração da orla

O ex-deputado José Priante chega amanhã, no vôo da Gol, para participar como convidado da inaguração da segunda etapa do projeto orla, ao lado da prefeita Maria do Carmo e da governadora Ana Júlia.
Será a primeira vez que Priante e Ana Júlia se encontrarão em um evento público, depois que o ex-deputado levou uma bicicleta do PT e não teve seu nome apoiado, como acordado na campanha estadual passada, para um ministério de Lula ou presidência de um estatal federal.
Priante dessa feita participa de duas inaugurações do projeto orla, obra para a qual carreou recursos através de emenda parlamentar. A primeira foi ao lado do ex-prefeito Lira Maia, em 1999.

PMDB deve mesmo ir com candidato próprio em Santarém

Paulo Bemerguy, de O Espaço Aberto:

O encontro de ontem, no início da noite, em Belém, entre a prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima (PT), e o presidente regional do PMDB, deputado federal Jader Barbalho (PT), pode ter selado em definitivo o arquivamento de quaisquer pretensões – por mais remotas que sejma – dos petistas de atrair os peemedebistas para uma aliança, em outubro próximo, no terceiro maior colégio eleitoral do Pará.
Fontes seguras chegaram a garantir ao blog, no meio da tarde de ontem, que o encontro entre Maria e Jader não ocorreu e nem mais ocorreria. Àquela altura, o deputado ainda se encontrava em Brasília. Mas chegou a Belém no finalzinho da tarde, e o encontro ocorreu com as presenças de mais três circunstantes: o secretário de Governo de Santarém, Inácio Corrêa; o deputado estadual Carlos Martins, irmão de Maria e líder do PT na Assembléia Legislativa do Estado; e o presidente do PMDB de Santarém, deputado estadual Antônio Rocha.
Jader expôs à prefeita o ressentimento – ou a contrariedade, como queiram – do PMDB de Belém com o PT, que teria solenemente ignorado o compromisso de apoiar a candidatura do ex-deputado José Priante a prefeito de Belém, em retribuição ao apoio peemedebista à candidatura de Ana Júlia, quando ela passou ao segundo turno para disputar o governo do Estado com o tucano Almir Gabriel, em 2006.
Nesse sentido, segundo expôs Jader, a pretensão da prefeita de se coligar com o PMDB em Santarém, cedendo ao partido a vaga de candidato a vice, não poderia e nem poderá desvincular-se da situação em Belém, considerando-se a importância estratégica de um município como Santarém.
Depois dessa exposição que fez à prefeita e aos demais presentes à reunião, Jader disse que o assunto Santarém passaria a ser conduzido inteiramente pelo ex-deputado José Priante, que atua e sempre atuou eleitoralmente, na região oeste do Pará, em estreita vinculação com o deputado estadual Antônio Rocha.
Essa posição de Jader é que permite a qualquer um que tenha o mínimo raciocínio lógico concluir que Maria deixou o encontro convicta de que precisa encontrar de imediato outro candidato a vice, que não um peemedebista.
Por quê? É muito simples.Uma vez confirmado pelo próprio Jader que uma ansiada coligação entre PT e PMDB em Santarém dependerá inevitavelmente da consolidação de aliança idêntica em Belém, então é evidente que as pretensões da prefeita Maria do Carmo estão definitivamente frustradas.
Aliança em Belém é inviávelIsso porque, em Belém, não existe mais a menor, a mais remota, a mais distante possibilidade de o PT vir a se coligar com o PMDB, pelo menos no primeiro turno. Sabem todos que a candidatura do professor e ex-secretário de Educação Mário Cardoso é fato consumado. Aliás, é fato consumadíssimo.
O PT segue à risca o calendário pré-convenção que elaborou. O partido tem feito encontros, tem promovido oficinas para a militância, tem discutido estratégias de campanha e já marcou até sua convenção apenas para homologar o nome de Mário Cardoso: será no dia 29 deste mês, das 8h às 12h. Depois disso, uma carreata percorrerá várias ruas de Belém para anunciar a confirmação da candidatura de Mário.
Frustrada a tentativa de aliança em Santarém, o PMDB deverá tomar seu rumo. E o caminho mais provável, quase irreversível a esta altura do campeonato, é de lançar um candidato próprio para disputar com Maria do Carmo e com o deputado federal Lira Maia (DBM), que provavelmente terá como candidato a vice um representante tucano.
E o nome, dentro do PMDB, que desponta com mais chances de ser o candidato próprio é o de Helenilson Pontes, tributarista santareno que comanda uma das mais respeitadas bancas especializadas em Direito Tributário de São Paulo.
Helenilson, aliás, há muito tempo tem defendido a tese da candidatura própria, por entender que o PMDB, pela penetração em vários segmentos, em várias faixas do eleitorado santareno, não pode desperdiçar a oportunidade de encabeçar uma chapa nas eleições de outubro para a prefeitura do município.