quinta-feira, 19 de junho de 2008

Pergunta quem quer, responde quem sabe

Josué Monteiro

Nesta semana recebi de um leitor que se intitulava cristão uma carta que lhe explicasse se era justo o cristão não orar pelas autoridades ímpias deste mundo? Qual deveria ser o comportamento do cristão diante das autoridades que foram instituídas por Deus? Isto é o que o texto bíblico nos diz. Na qualidade de missionário e articulista do jornal O Estado do Tapajós o que o senhor tem a dizer sobre os que ficam criticando as autoridades em exercício do nosso país. Não seria melhor orar pelas autoridades?
Em resposta ao caro leitor quero esclarecer que não critico quem quer que seja. Na realidade, minha postura tem sido de condenar as ações maléficas que por ventura as autoridades venham a cometer. Criticar é muitas vezes usar de malefícios até injuriosos, que leva a um estado de revolta do criticado. Não tem sido essa a nossa atitude.
Na verdade, como ministro da Palavra de Deus, temos condenado, a luz da Bíblia Sagrada, os maus políticos. Como cristão não devemos enveredar pelos caminhos da omissão. Devido aos estado de enfermidade em que se encontra o nosso Brasil, não só devemos orar, mas também Jejuar pela nossa pátria. Só Cristo tem o remédio para arranca-lo deste estado de morbidez, que vem destruindo os princípios éticos do cristianismo. Só através da oração e do jejum podemos mudar a nossa história.
Não podemos viver como muitos cristãos no conformismo escatológico. Talvez você seja um desses que vive no indiferentismo do pecado. Em atitude inerte e alienada como muitos cristãos, interpretando erroneamente certas passagens da Bíblia, utilizando para alegar: "Nada podemos fazer para melhorar a nação porquanto estamos no final dos tempos. E se cristo esta às portas, por que nos preocuparmos com que ocorre ao nosso redor".
Mas, para esse tipo de cristão tem a atitude de Noé que proclamou a justiça de Deus, mesmo sabendo que toda a sua geração estava condenada a perecer no dilúvio conforme está registrado na segunda carta que escreveu o apóstolo Pedro 2:5. Sal da terra e luz do mundo é a nossa missão impedir que a sociedade degenere-se irremediavelmente (Mt. 5:13, 14). Que o Senhor breve virá, não há dúvida; as profecias se cumprem e os sinais tornam-se cada vez mais visíveis. Todavia, enquanto Ele não vem, condenemos o pecado e anunciemos a sua verdade. É mister que nos lembremos ser a nossa missão atuar de forma profética, a fim de conscientizar este mundo não apenas do poder do Evangelho, mas também da justiça de Deus.
Oremos fervorosamente, para que nossos legisladores respeitem a vida, não aprovando medidas em prol do aborto, da eutanásia e de pesquisas que violem os princípios básicos da existência humana (Ex 20:13; Sl 139:13-16).
Como é a Bíblia a nossa única regra de fé e pratica, condenemos todas as tentativas dos legisladores que, desprezando a fé cristã, buscam aprovar leis em favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. Deixamos claro que não odiamos aos homossexuais; não podemos, todavia, aprovar a sua prática que é radicalmente contrária a Palavra de Deus (Lv 18:22; l Co 6:10; I Tm 1:10). Oremos, portanto, a fim de que o nosso presidente tenha a necessária força moral para reprimir a corrupção que assola o nosso país, promover o bem comum e manter as liberdades individuais e civis.
Orar e jejuar pela nação. Esta é uma das mais nobres disciplinas da vida cristã, afim de que cumpram o seu mandato na promoção do bem comum. Na próxima eleição municipal comece exercendo o seu direito de cidadania usando o seu voto para banir do poder aqueles que tem ferido os princípios éticos do cristão. É fácil identificarmos os que estão em busca do poder para serviram ao Diabo que é o pai da mentira. O direito do voto nos é dado exatamente para exercermos nossa cidadania como verdadeiros cristãos. Já que iniciei este artigo sendo interrogado vou termina-lo interrogando. É correto, como cristão, votar em político comprometido com aborto, eutanásia e união civil entre pessoas do mesmo sexo?
Pergunta quem quer, responde quem sabe.

Nenhum comentário: