segunda-feira, 12 de abril de 2010

Águia isolado na liderança; Pantera é o quinto

Classificação do returno do campeonato paraense, depois da quarta rodada:

1º Águia, 12 pontos
2º Remo, 9
3º Paissandu, 7
4º Independente, 5 (saldo: 0, gols pró: 9)
5º São Raimundo, 5 (saldo: 0, gols pró: 6)
6º Cametá, 4
7º Ananindeua, 3
8º Santa Rosa, 0

Projovem Urbano divulga edital de candidatos aprovados


A secretaria municipal de Educação divulgou na última sexta-feira, o resultado da primeira fase da seleção pública, para a contratação de educadores e auxiliares de merenda do Projovem Urbano.

A entrevista dos candidatos aprovados foi realizada nos dias 9 e 10 de abril no prédio da SEMED da Avenida Rui Barbosa, no setor de Educação Especial.

A relação dos selecionados na primeira fase está disponível no Site da prefeitura de Santarém: www.santarem.pa.gov.br.

Eleição sindical anulada em Belterra

Na Coluna do Estado, do jornal O Estado do Tapajós, edição que está nas bancas:

A justiça anulou a eleição para a diretoria do sindicato dos trabalhadores rurais de Belterra, vencida por Raimunda Lúcia Souza. O pleito foi anulado atendendo a denúncia de uso da máquina pública na disputa sindical formulada pelo candidato de oposição, Moisés Cristino.

BEC não conversa com vereadores sobre Br-163

O comando do 8º BEC está empurrando com a barriga os vereadores de Santarémn que querem saber porque o exército não realiza tapa-buraco no trecho da rodovia BR-163 entre Santarém e Belterra.

A desculpa do comando é que a reunião pedida pela Câmara de Vereadores só poderia acontecer com a presença de um representante do DNIT.

Enquanto o DNIT não vem, a buraqueira toma conta da Br-163, podendo causar acidentes fatais a qualquer momento.

Garapeira Ypiranga ganha blog



Já está no ar o blog da Garapeira Ypiranga, um dos mais tradicionais pontos comerciais de Santarém.

O blog é de responsabilidade de Dalila, filha de Herbert Farias, o popular cacheado.

O Espaço Garapeira Ypiranga pode ser acessado aqui.

Semop está sem comando

Hilário Coimbra foi à secretaria municipal de (des)organziação portuária, sexta-feira, última, só para limpar as gavetas. Ele se exonerou do cargo para disputar as eleições deste ano.

Mas não pôde anunicar aos seus colaboradores o nome do irmão, Heymar, como seu sucessor.

O nome dele foi vetado por Everaldo Martins Filho, que apesar de ser o chefe da Casa Civil, ainda é o alterego da administração municipal.

Wlad e RBA indenizam Edmilson Rodrigues

Lúcio Flávio Pinto

Editor do Jornal Pessoal

Em 2003 o ex-prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (então no PT, agora no PSOL), cobrou indenização por danos morais que o radialista e deputado federal (do PMDB) Wladimir Costa lhe teria causado em seu programa na TV RBA, Comando Geral. No mês passado o arquiteto ganhou a causa, na 8ª vara cível. Wladimir foi condenado a pagar 60 mil reais e a emissora de televisão da família Barbalho, R$ 30 mil, valores a serem atualizados e acrescidos de honorários e custas judiciais. Por pedido do autor, da ação, 80% do valor da condenação serão destinados a uma instituição sem fins lucrativos com trabalho voltado para crianças e adolescentes.

Edmilson conseguiu convencer o juiz João Batista Lopes do Nascimento que o radialista, mais conhecido como Wlad, o atacou pessoalmente, atingindo sua honra, e que a RBA não podia se eximir de responsabilidade pelo conteúdo sensacionalista do programa, como tentou fazer, porque faturava com o arrendamento do horário. Ainda cabe recurso contra a decisão.

Em várias audições do programa, de grande audiência, Wladimir Costa disse que Edmilson era responsável “por uma péssima administração”, caracterizada por roubalheiras, indústrias de multas através de sensores eletrônicos (denominados araras), que integrava uma “quadrilha junina da língua plesa”, chamou-o de arquiteto dos buracos e anunciou que iria fechar a entrada em Mosqueiro porque o prefeito não permitia a entrada de seu "Trio Elétrico", administrando Belém como se fosse o dono do município e não apenas o gestor. Também disse que o rosto do prefeito parecia um “maracujá de gaveta”, atribuindo-lhe a pecha de pior prefeito que a cidade da já teve.

Na sua sentença, o juiz observou: “Acusar alguém de ser ladrão é uma das mais graves ofensas que se possa dirigir ao ser humano, em especial quando o móvel são querelas políticas e sem nenhum indicativo de provas, o que torna a vida da pessoa um verdadeiro caos”. A referência às características físicas de Edmilson resultaria de “condutas inadmissíveis no mundo civilizando, é ação dolosa para que o mesmo se torne objeto de risos e galhofas”. O juiz considerou ainda que, por tratar-se de uma empresa de comunicação de massa e de “um grande parlamentar, de quem se esperava conduta diferente pelos compromissos com a comunidade, devem ser apenados de forma exemplar para que sejam demovidos da possibilidade de reincidir”.

Por quê a governadora Ana Júlia deveria ter exonerado a secretária de Educação

Nenhuma providência prometida pela secretária de educação Socorro Coelho para resolver definitivamente os graves problemas da rede física de algumas escolas estaduais de Santarém saiu do papel.

Todas as vezes que a secretária vem a cidade dá desculpas esfarrapadas que não resolvem o problema.

Nem mesmo com uma escola interditada pelos bombeiros - Olindo Neves - a titular da Seduc apressou a licitação da reforma do educandário. OS alunos desabrigados vão ter estudar no turno da fome em uma escola municipal.

A reforma do colégio Alvaro Adolfo já foi tema de liminar concedida pela justiça a pedido do Ministério Público desde a gestão de Mário Cardoso, passando por Bila Gallo e nada foi feito de concreto.

Na última sexta-feira, mais uma vergonhosa cena foi registrada no Alvaro Adolfo. Um ventilador caiu do teto e feriu três alunas.

As fotos estão aqui, no Blog do Parsifal.

Este não seria o mais novo motivo para colocar Socorro Coelho no olho da rua. Bastam os antigos.

Ainda é tempo, governadora.

Acadêmico sustenta que não houve perda demográfica dos índios Zoé

Onesimo Martins de Castro fez um comentário sobre a postagem "Índios Zoé passam por cirurgia de videolaparoscopi...":

Prezado Editor:

Sua notificação sobre o tratamento de saúde aos Zo'é impressiona. Que bom que continuam sendo bem tratados!

Porém, como conhecedor dos fatos, percebo que houve um grave equívoco nesse relato, pois no contato com essa população não houve "perda demográfica" como afirmado.

Na realidade, está fartamente documentado que esses índios estavam num grave processo de extinção, devido à malária já existente entre eles. E, graças ao incansável tabalho de assistência à saúde feita na époco, o quadro foi revertido e a população voltou a crescer consideravelmente.

Diante disso, sugiro que seja feita uma reparação no texto, pois é inaceitável que informação improcedente como essa permaneça veiculando nesse importante meio de comunicação de nossa cidade!


Onésimo Martins de Castro
Acadêmico da UFPa - Campus de Santarém - PA.