quinta-feira, 3 de abril de 2008

Resultado de cateterismo é bom para Almir Gabriel

Do Quinta Emenda:

Saiu agora há pouco o resultado do exame de cateterismo do ex governador Almir Gabriel. É bom.
Não haverá necessidade de cirurgia, não há entupimentos, e tudo sinaliza para uma alta breve.
A fonte encerrou o telefonema, de São Paulo, dizendo que agora é que ele vai fumar desesperadamente.

Santarém na fotosfera

Por-do-sol em Alter do Chão, nesta temporada de 'inverno' amazônico.
Foto de Olavo Neves.

Hospital Regional

Médicos estão reunidos neste momento no interior do Hospital Regional do Baixo-Amazonas, sem a presença da imprensa.
Continua de pé, até o momento, a proposta de paralisação total daquele hospital.
Amanhã o blog conta os detalhes da reunião.

Garça solitária

É fim de tarde em Santarém. Garça repousa em uma canoa, às margens do Tapajós.
Solitária, extasiada com a grandiosidade do rio.
Foto: Miguel Oliveira

Eletronorte

A Abim não é pedra no caminho de Lívio Assis.
O general Jorge Félix já deu nihil obstat ao nome do indicado de Jader Barbalho para a Eletronorte.
O conselho da estatal vai se reunir assim que o ministro Edson Lobão retornar do México.
A pedra no caminho de Lívio Assis chama-se Fernando Sarney.

Júri popular volta se reunir para julgar tentativa de assassinato em frente à danceteria

O Tribunal do Júri da 6ª Vara Penal volta a se reunir amanhã, a partir das 8 horas, para julgar Clodoaldo Sousa dos Santos, conhecido por "Negão", que é acusado de ter tentado assassinar Robson Ricardo Dezincourt Diniz. O incidente ocorreu no dia 28.05.2000 em frente à antiga danceteria Lambassery, no bairro do Diamantino. A presidência do júri estará a cargo do juiz titular da 6ª Vara, Dr. Alessandro Ozanan.
Segundo a denúncia do Ministério Público, Robson teria, juntamente com outros populares, intercedido contra um espancamento do qual era vítima seu irmão de prenome Marcos, e quem estaria comandando o espancamento seria o réu Clodoaldo. Este, inconformado com a interferência, teria ido à sua residência buscar uma faca e desferido um golpe em Robson.
A defesa neste caso estará a cargo do Defensor Público Cláudio Araújo Furtado e a acusação será patrocinada pela promotora Érika Menezes de Oliveira, da 1ª Promotoria de Justiça Criminal.
(Fonte: 6ª Vara Penal)

Almir passa por cateterismo em São Paulo

O Hospital do Coração informou há pouco que o ex-governador Almir Gabriel já foi submetido a um cateterismo, conforme estava previsto desde o início desta semana, quando ele foi internado depois de ter sofrido um infarto no domingo à noite, em Bertioga (SP). Ele passa bem e continua na Unidade Coronária, segundo a Assessoria de Imprensa do HCor.
O ex-governador ainda não havia sido submetido ao exame porque estava com suas funções renais alteradas. Foi preciso estabilizá-las para que ele pudesse receber o contraste, elemento essencial que permite a visualização, pelo cateter, de toda a área do coração afetada pelo infarto.
Com o cateterismo, os médicos agora já podem ter melhor convicção sobre que tipo de tratamento será prescrito ao ex-governador. Ainda não se sabe, entretanto, qual foi a avaliação medica depois do exame concluído.
(Espaço Aberto)

LINHAS INTERESTADUAIS SERÃO FISCALIZADOS PELA ANTAQ

Gisele de Freitas
Repórter


Membros da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) estarão em Santarém a partir do dia 7 de abril realizando uma ação educativa com proprietários de barcos que fazem viagens interestaduais. O objetivo é conscientizar os proprietários a cumprirem a norma 912, que foi publicada no Diário Oficial da União em 23 de novembro do ano passado. A norma regula o transporte interestadual misto de cargas e passageiros. A resolução deverá ser aplicada em, no máximo, dois meses e os barcos que não estiverem de acordo com a mesma sofrerão penas legais.
A Antaq é uma das 11 agências reguladoras brasileiras. Entre sua competência está a regulamentação do transporte aquaviário interestadual e a fiscalização dos portos públicos e privados. Das sete unidades que a agência possui no país, três estão localizadas na região amazônica, justamente pela alta demanda do transporte aquaviário.
A norma 912 foi criada com a intenção de melhorar as empresas que realizam o transporte interestadual, oferecendo mais conforto e segurança aos passageiros. Os funcionários da Antaq estarão realizando nas próximas semanas uma avaliação dos barcos, informando aos proprietários o que a norma dispõe que já tem no barco e o que está faltando para que os mesmos se regulamentem. Entre os itens que todas as embarcações devem possuir está a licença de navegação e a concessão para explorar o transporte interestadual. Quem não for licenciado e estiver realizando este tipo de transporte poderá pagar multa de R$ 200 mil. A norma também dispõe sobre o respeito ao limite de passageiros e cargas, imposto pela Capitania dos Portos e a exigência de um convés separado para os mesmos, além de que cargas perigosas só poderem ser transportadas em um barco que possuir compartimento especial para isto.
A agência também irá alertar sobre o transporte de menores, que não pode acontecer sem documentação e no caso de estar com outra pessoa deve ter autorização do responsável. Nos barcos deve haver duas passagens grátis, no mínimo, para idosos maiores de 60 anos que recebam menos de dois salários mínimos e comprovem isto, além de duas passagens para portadores de necessidades especiais e duas meias passagens para idosos que não conseguiram grátis. As passagens grátis e meia-passagem não dão direito à alimentação. Neste caso o passageiro deve pagar separado. As pessoas nestas condições podem levar uma bagagem de mão de 20 kg e carga de 40 kg, acima disto poderá ser cobrado um valor estipulado pela própria empresa.
Os bilhetes devem ser discriminados, se a empresa cobra uma taxa de R$ 100, por exemplo, deve discriminar o que está incluído neste valor, como alimentação, taxa de atracação, seguro e outros. Os mesmos também devem ser numerados e identificados constando o número de um documento de identificação da pessoa. Os bilhetes comuns devem ser impressos em três vias, para que a empresa possa comprovar quantos passageiros havia no barco e se havia grátis ou não.
No início e no final da viagem os funcionários devem dar orientações aos passageiros de como é a estrutura do barco, onde se encontram os coletes salva-vidas e os botes, como usá-los e como os passageiros devem proceder em caso de emergência, além de informar os horários de paradas e a hora prevista para chegada. Os passageiros têm o direito de fazer reclamações à Antaq e os proprietários de barcos têm até 30 dias para responder por escrito.
Os funcionários da embarcação devem estar todos uniformizados. Como todos os barcos que fazem estas linhas são considerados como empresas ou microempresas, a documentação trabalhista e fiscal também deve estar em dia, inclusive a que diz respeito aos funcionários, que devem ter a carteira assinada e todos os direitos pagos. A empresa deve proibir que os funcionários consumam bebidas alcoólicas ao longo da viagem.
Os barcos deverão cumprir o horário de saída e a previsão de chegada e as linhas devem ser feitas periodicamente, mesmo quando há poucos passageiros ou não há, o barco deve realizar a mesma linha de transporte no mesmo horário. A venda de passagem também deve ser fixa em um lugar pré-determinado. As paradas também devem ser observadas e cumpridas, não podendo estar previsto para parar em um lugar e o fazer em outro. Se o horário de chegada no local previsto atrasar mais de quatro horas o proprietário do barco é obrigado a amparar o passageiro. Caso o passageiro desista da viagem até 12 horas antes da partida, o dinheiro deve ser devolvido.
A ação da Antaq visa combater de vez a clandestinidade e os barcos não pagam nada à agência para receber o certificado de licenciamento para a realização do transporte. A agência também alerta para as embarcações que estão regulamentadas, com a Capitania dos Portos, mas não são autorizados a fazer o transporte, eles devem possuir as duas licenças. Os técnicos entregarão cópias da Lei aos proprietários. Para a Antaq, nem 5% dos barcos que realizam o transporte na região amazônica estão legalizados. As empresas legalizadas podem conseguir financiamento do governo federal para renovar a frota.
A ação tornará de conhecimento das empresas a resolução, aquelas que insistirem em infligir a lei estarão sob pena de ser punidas judicialmente. As empresas de Belém que realizam transporte misto interestadual já foram avisadas do cumprimento da norma. A Antaq deverá fazer este trabalho em toda a região.

POLÍCIA FEDERAL FIXARÁ POSTO DE INSPEÇÃO NO AEROPORTO DE SANTARÉM

Alessandra Branches
Repórter


Com o objetivo de dar maior comodidade e segurança para os passageiros que utilizam o serviço aeroportuário em Santarém, a Superintendência Brasileira e Infra-Estrutura Aeroportuária (INFRAERO), contará com o apoio de agentes da Polícia Federal no aeroporto Maestro Wilson Fonseca durante a inspeção de bagagens. Ele será o primeiro da região a dispor dos serviços federais.
Segundo o superintendente da INFRAERO em Santarém, Luiz Carlos Barra, a presença dos agentes deverá coibir a prática de atividades que possam lesar a integridade física dos passageiros. "Quando alguém é pego com armas de fogo, facas e outros instrumentos nocivos à vida de quem utiliza os serviços aeroportuários de Santarém, não podemos dar voz de prisão, não temos poder de polícia como eles, por isso, é necessário à participação dos agentes em horários de maior volume de passageiros e cargas", explicou o superintendente, revelando que a partir deste mês uma sala será disponibilizada a fim de garantir a presença dos agentes do aeroporto.
Além da inserção dos serviços federais, o superintendente explicou que novas ações estarão sendo feitas ao longo do ano com a finalidade de oferecer futuramente mais comodidade aos passageiros. "No dia 28 de abril, a superintendência garantiu que o edital para que as empresas de engenharia e arquitetura possam pleitear a execução do projeto de construção de um novo terminal de cargas e passageiros em Santarém estará aberto.
Outra pretensão é de colocar em evidencia a reforma do atual terminal, aumentando a sua estrutura e colocando a disposição da população mais comodidade. "Precisamos aumentar a área de embarque e desembarque, colocar mais cadeiras e acabar com o desconforto que hoje existe", falou, acrescentando que o objetivo é adequar a estrutura do aeroporto que recebe um volume maior de aeronaves a passageiros do que os aeroportos de Macapá e São Luiz.
"O nosso aeroporto é alternativa internacional. Caso os aeroportos de Manaus e Belém estiverem interditados eles param em Santarém, uma vez que a nossa pista é típica para estas aeronaves com 2.400 metros. Contudo é necessário que uma infra-estrutura adequada esteja à disposição dos usuários. Não basta que a pista seja longa e favorável para o pouso de aeronaves internacionais, é preciso que todo um suporte seja construído para acomodar os passageiros", explicou Barra.

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MUNICIPAIS DO TCM PARA O MÊS DE ABRIL

ABRIL/2008

14 - EXECUTIVO
· Último dia para apresentação ao TCM do RREO* referente ao 1º bimestre e do correspondente comprovante de publicação, sendo os demonstrativos referidos no art. 53 da LC 101/2000, obrigatórios apenas para os municípios com mais de 50.000 habitantes e para aqueles que não optaram pela faculdade expressa no art. 63 da LC 101/2000.
30 - EXECUTIVO· Último dia para encaminhar à União, com cópia ao Poder Executivo Estadual, o Balanço Geral do exercício anterior para consolidação (art. 51, § 1º, I da LC 01/2000).
30 - EMPRESAS PÚBLICAS
· Último dia para apresentação ao TCM do balancete do mês de março.

Alexandre Von acusa Maria do Carmo de omissão

Lúcio Freire
De Itaituba

O deputado Alexandre Von PSDB esteve em Itaituba no final de semana, onde participou da reunião da Associação dos municípios da Transamazônica e Santarém Cuiabá. À imprensa regional Alexandre adversário político de Maria do Carmo, fez duras críticas ao seu mandato na AMUT e em especial ao seu governo em Santarém. Alexandre afirmou o mandato de Maria do Carmo foi inexpressivo diante dos inúmeros problemas que os municípios da região enfrentam. “Sua eleição em 2007 sob a alegação de sua ligação partidária com os governos estadual e federal pouco ajudou a resolver os problemas do Oeste do Estado; a maior beneficiada foi ela (Maria do Carmo) que recebeu muito dinheiro e pouco fez por Santarém”.
Segundo Alexandre Von, o governo de Maria do Carmo é um governo inoperante, porque em campanha promete solução para todos os problemas e na hora que põe a mão na massa não sabe governar; não sabe priorizar; não sabe atender as verdadeiras necessidades e aspirações da população. “A marca registrada da omissão dos grandes debates do desenvolvimento região que marcam a administração da prefeita em Santarém, marcaram a sua atuação como presidente da AMUT; uma presidente que foi ausente e omissa no debate dos grandes dos grandes temas, o maior exemplo disso é a sua atuação em relação ao Hospital Regional em Santarém que atende toda essa região está a quinze meses da sua inauguração, um investimento de R$ 90 milhões de reais feito pelo governo anterior, sem funcionamento e sem prestar serviço serviços de alta e média complexidade para o qual ele foi implantado e a prefeita todo esse tempo esteve calada dando demonstração clara de omissão.
Para Alexandre Von, a BR-163 é outro tratamento enganoso que o governo do PT dá para nossa região e nunca houve um pronunciamento firme e contundente da parte da prefeita em defesa deste investimento. Em sua opinião a AMUT elegeu o prefeito Ademar Baú, que Alexandre tem certeza será um grande presidente, não terá medo e nem vai se omitir na defesa dos interesses legítimos de nossa região.
O deputado Alexandre Von concluiu dizendo que a prefeita Maria do Carmo em três anos de governo já recebeu mais dinheiro do governo federal do que Lira Maia em oito, mas segundo ele a administração demonstra não ter um plano de governo porque só faz obras mediante pressão da população e com isso fica fazendo pequenas obras em diversos locais e não consegue realizar uma obra relevante para o município de Santarém.

PSDB realiza seminário regional dia 11 em Santarém

Dentro da programação definida no âmbito do Diretório Estadual do PSDB do Pará, de realizar oito seminários regionais em cidades-pólo e um seminário estadual em Belém, ao longo do primeiro semestre do ano em curso, o partido estará realizando no próximo dia 11 de abril o Seminário Regional do Oeste do Pará, em Santarém.
Já confirmaram presença o ex-governador Simão Jatene, os senadores tucanos Sérgio Guerra (Presidente Nacional do PSDB), Arthur Virgílio, Flexa Ribeiro (Presidente Estadual do PSDB) e Mario Couto, deputados federais e estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças municipais do PSDB e de legendas partidárias parceiras.
Na oportunidade, serão debatidos temas focados no fortalecimento partidário, tais como: o processo eleitoral de 2008, o papel do Instituto Teotônio Vilela, a Juventude do PSDB e o PSDB Mulher.
O Seminário será realizado na boate Fun House, no horário de 08:00 às 18:00 horas.

Tapajós avança sobre avenida

O nível de água do rio Tapajós que vaza pelas canaletas da avenida do mesmo nome está somente a 5 cm da pista asfaltada, próximo ao mercado Modelo, e a 10 cm da área próxima à Delegacia da Marinha.
Este ano, o nível das águas do rio Tapajós está 1 metro 15 centímetros acima do registrado no mesmo período do ano passado.

Almir, ainda na UTI, não pode receber visitas

Do Esapço Aberto:

Informações divulgadas hoje em Belém dão conta de que o ex-governador Almir Gabriel receberia nesta quinta-feira a visita de alguns amigos tucanos, que bateram em revoada até São Paulo especialmente para visitá-lo no Hospital do Coração, onde se encontra desde o último domingo, depois de ter sofrido um infarto em Bertioga (SP), onde reside.Mas a Assessoria de Imprensa do hospital não confirma. “O sr. Almir Gabriel ainda continua na UTI, e o quadro estável. Quem está na UTI não pode receber visitas externas”, informou a assessora Rita Barão ao blog, ainda há pouco.Quanto ao cateterismo a que o ex-governador poderá se submeter, até agora nada indica que será feito hoje.
Conforme o Espaço Aberto já informou, aguarda-se ainda a estabilização das funções renais do ex-governador, para que o exame possa ser feito.O contraste aplicado ao paciente, para permitir a visualização mais precisa da área a ser explorada durante o cateterismo, é muito forte e não pode ser ministrado em pacientes que estejam com as funções renais alteradas, como é o caso do ex-governador.
O cateterismo, que consiste na introdução de um cateter, permite corrigir problemas cardiovasculares mais simples ou indicam aos médicos a verdadeira extensão da área afetada, para que possam optar pelo tratamento adequado, seja o cirúrgico, seja o clínico, através da prescrição de medicamentos.
Mesmo na UTI, Almir tem revelado um bom estado emocional, segundo alguns de seus amigos que têm mantido contato com a família. Já chegou até a recomendar que gostaria de ler todas as notícias que têm sido publicadas em Belém a respeito de sua internação e de seu estado de saúde.

Nepotismo na justiça?

Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal e Articulista de O Estado do Tapajós

Era para o nepotismo ter acabado no judiciário do Pará em fevereiro de 2006, quando foram demitidos os parentes dos magistrados até o terceiro grau, conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça. Em maio do mesmo ano foi adotada uma nova medida contra a persistência dessa prática: o ponto eletrônico com identificação digital. Os parentes que continuavam a trabalhar nos gabinetes tiveram que ser finalmente afastados.
Fim de vez da ação entre amigos que havia na justiça? Não, segundo fontes bem informadas sobre o poder. Funcionários que atuam em vários gabinetes de desembargadores passaram a repassar a parte maior dos seus vencimentos para os parentes que foram afastados dos seus cargos. Cada gabinete tem quatro funcionários de livre nomeação, por serem de confiança: um coordenador, dois assessores de câmara (agora com outra designação, mas desempenhando a mesma função) e um assistente. Os três primeiros, bacharéis em direito, recebem aproximadamente 5,8 mil reais por mês (o quarto, do qual não é exigido curso superior, R$ 1,5 mil).
Feitos os descontos, o maior sendo de imposto de renda (quase R$ 1 mil), sobram R$ 4,4 mil líquidos. Segundo a denúncia, uma quarta – ou uma terça – parte fica com o funcionário e a parcela maior é repassada ao parente demitido, que não aparece no serviço na maioria dos casos. Mas ainda haveria aqueles que continuam a ocupar os gabinetes, embora já sem qualquer vínculo oficial com o judiciário. A anomalia é visível diariamente no palácio da avenida Almirante Barroso.
Essa prática não chega ao gabinete da presidente do tribunal, segundo as informações fornecidas pelas fontes, que procuraram este jornal por causa da matéria de capa da edição anterior, sobre o nepotismo na política paraense, nem há qualquer suspeita sobre boa parte dos demais desembargadores do TJE.
Espera-se que o tribunal apure a denúncia, que é grave. Se for confirmada, repete-se no judiciário uma prática espúria já detectada e comprovada no âmbito do poder legislativo: assessores parlamentares repassam (ou repassavam) parte dos seus salários aos próprios deputados em cujos gabinetes estão (ou estavam) lotados, a pretexto de contribuir para a verba de representação. Agora seria pior: o dinheiro acabaria nos bolsos de parentes.

Compensação financeira por preservação ambiental é prioridade para o MMA, diz ministra

Da Agência Brasil:

A implementação de mecanismos financeiros que viabilizem o uso sustentável da Amazônia e a preservação da floresta é prioridade para o Ministério do Meio Ambiente, de acordo com a ministra Marina Silva, que defendeu nesta quarta-feira (2) o pagamento por serviços ambientais durante o 2º Encontro Nacional do Programa de Desenvolvimento Socioambiental da Produção Familiar Rural (Proambiente).
“Essa agenda é uma prioridade do ministério, e temos trabalhado muito fortemente para que seja uma prioridade do conjunto do governo”, afirmou.
A ministra citou programas de reflorestamento, de recuperação de reserva legal e matas ciliares e o manejo adequado de pastagens como exemplos de projetos remuneráveis.
Para a implementação do pagamento, o MMA está trabalhando para a aprovação, no Congresso Nacional, de projetos de lei que viabilizariam a proposta. O financiamento da medida poderá, inclusive, ser incluído no fundo previsto no Plano Nacional de Mudanças Climáticas.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável do ministério, Egon Krakhecke, é necessária a regulamentação legal para que o pagamento por serviços ambientais possa acontecer. “O marco legal está fazendo falta para o Proambiente”, afirmou ao referir-se ao programa, uma espécie de iniciativa piloto de contrapartida por serviços ambientais que atua em 11 pólos da Amazônia.
Na avaliação da ministra, o investimento em serviços ambientais pode evitar a expansão do desmatamento por pequenos produtores, atualmente responsáveis pela degradação de 18% da Amazônia.
“Queremos colocar um ponto final nas atividades produtivas insustentáveis. Precisamos substituir a forma incorreta de produzir grãos, de produzir gado e de produzir madeira pela maneira correta”, apontou.

Paciência tem limite

O secretário de planejamento Everaldo Martins acaba de anunciar no rádio o real motivo da viagem da prefeita Maria do Carmo à Brasília: trazer a Santarém uma equipe da Comissão Nacional da Defesa Civil para que, após uma avaliação técnica, seja calculado o montante de recursos que a prefeitura precisa para enfrentar os estragos causados pelas chuvas.
Quer dizer: enquanto urge a liberação de recursos, a prefeita ainda está na fase de dignóstico.
Desse jeito, se houver liberação de verba, as chuvas acabam e a prefeitura nada faz.

Criança é marcada com ferro quente em fazenda de GO

Da Agência Estado:

Como se fosse gado, o menino A., de 9 anos, foi marcado a ferro quente com as iniciais "HL" entre a coxa e a região glútea. A lesão permanente na criança ocorreu no interior da fazenda Acuri em Aurilândia, a 150 quilômetros de Goiânia, e os acusados da agressão são os trabalhadores da propriedade João Taveira de Souza, de 55 anos, e Roman Justino Alves, de 32.
A queimadura foi descoberta por uma professora - no mês de junho do ano passado - da Escola Municipal Branca de Neve, onde o menino estuda. "Ela (professora) me disse que ele queixava de dor", afirmou a dona de casa Tereza Maria da Cruz, mãe do menino. "Quando botou a mão no menino, viu que estava com febre. Nós descobrimos a ferida um dia depois", disse.
O menino foi queimado pelos trabalhadores justamente quando os auxiliava a marcar o gado existente na fazenda. Além da denúncia à policia, um processo de indenização já tramita no Fórum de Aurilândia contra os dois operários e o dono da fazenda, Luiz Silvestre. O valor da indenização é de R$ 140 mil para reparação dos danos morais e da lesão física.

Banco do Cidadão

Em resposta ao deputado José Megale que, da tribuna da Assembléia Legislativa, cobrou mais transparência dos atos do executivo, em especial à apuração do escândalo no Banco do Cidadão, a assessoria de imprensa do Palácio dos Despachos informa que o relatório do inquérito administrativo aberto pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof) já está nas mãos da governadora Ana Júlia. Após a avaliação dela, as informações serão repassadas aos deputados.
Ainda segundo a assessoria, o inquérito policial já foi encaminhado à Justiça e enquadrou quatro funcionários acusados de participação nas possíveis irregularidades.

Barbalhão

No Repórter Diário:

Quatro empresas estão no páreo da licitação que será aberta hoje, na Seop, para as obras de reforma do estádio Jader Barbalho, o Barbalhão, em Santarém. A estimativa de custo é de R$ 384,3 mil.

Volks terá de fazer recall de 477 mil Fox

Na FOLHA DE S.PAULO:

O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, decidiu que a Volkswagen do Brasil terá de fazer um recall do Fox, após relatos de que o manuseio do banco traseiro teria machucado e até mutilado dedos de usuários. A empresa deve acatar a determinação e disse que, de oito consumidores feridos, fez acordo com cinco.
A empresa informou que, de 2003 a 2008, já produziu 820 mil unidades do veículo nas versões Fox, CrossFox e SpaceFox. No Brasil, foram vendidos 477 mil veículos, e outros 343 mil foram exportados. Os três modelos devem ser incluídos no recall.

Palhaçada

O sendor Mario Couto (PMDB-PA) ameaçou fazer "greve de banho" para, segundo ele, ficar "fedorento" e sensibilizar os colegas a aprovarem o projeto que reajusta benefícios do INSS. Romeu Tuma (DEM-SP), que presidia a sessão, desabafou: "Só faltou a dança do créu [funk] aqui no Senado hoje".

Arapongagem

Tem uma Abin no caminho de Lívio Assis.