sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Mosquito da dengue já se desenvolve em água suja, diz pesquisa

O mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, está se desenvolvendo em ambientes sujos e até em água salgada. A conclusão é da pesquisadora Marylene de Brito Arduino, da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de São Paulo.

Marylene diz, porém, que ter encontrado larvas do Aedes em água com sal não significa que o inseto possa se reproduzir no mar. Ela está testando, no entanto, qual o limite de salinidade que as larvas suportam.

"É importante ressaltar que o sal mata as larvas do Aedes e continuamos

recomendando seu uso no combate aos criadouros."

Estudo realizado por ela em São Sebastião mostrou que larvas do mosquito
foram encontradas em recipientes com água com resíduos de sal e até em outros com produtos como graxa, tinta, cal e óleo combustível.

Dos 1.325 pontos com larvas de Aedes analisados por Marylene na pesquisa,
323 estavam em água com algum tipo de salinidade --ou seja, resíduos de sal ou outros produtos químicos.

Segundo a pesquisadora, o resultado mostra que é preciso se preocupar com
possíveis criadouros antes ignorados, como latas de tinta e pneus com resto de óleo.

"O mosquito está evoluindo. Todas as espécies tentam manter sua população.
Se não encontram o ambiente que preferiam antes, acabam se adaptando ao que existe."

O virologista da Unifesp Celso Francisco Hernandes Granato, especialista em
dengue, diz que não se surpreende com a possibilidade.

"O conceito que tenho é que ele [Aedes] prefere água limpa e parada. No
entanto, trata-se de um mosquito de grande facilidade de adaptação, o que certamente possibilita que procure novos locais de reprodução." (Blog Amazônia)

Imprensa & desabamento


Lúcio Flávio Pinto

Foi sofrível a cobertura da imprensa a um dos mais graves acidentes já ocorridos em Belém. Poucos repórteres nos locais necessários da sua presença, profissionais sem condições emocionais para enfrentar a situação, ausência da devida retaguarda, suítes fracas e falta de densidade no material produzido. 

Os repórteres incorporavam e reproduziam tudo que lhe diziam, por mais estapafúrdio, como as versões sobre o avião, o raio, a chuva e o vento como causadores da ruína do prédio. 

O jornalismo paraense, que ganhou em máquinas, perdeu em inteligência e preparo. Não está em condições de ser a fonte de informações de que a opinião pública se ressente.

Lira Maia reúne executiva do DEM em Belém


O deputado federal Lira Maia presidiu hoje de manhã em Belém a reunião da executiva regional do Democratas.

Da capital, Lira Maia retorna às 15 horas para Brasília, para uma reunião com o líder do DEM, deputado ACM Neto.

'Minha Casa, minha Vida" empaca em Santarém

Aritana Aguiar
Free Lancer


Nenhuma casa. Esse é o saldo do programa 'Minha Casa, Minha Vida', do governo federal, em Santarém. A demora no início das obras também dá outro título ao município: a única cidade no Brasil contemplada pelo programa onde as obras não iniciaram.


Como os recursos são liberados às outras cidades, à medida que as casas são construídas, Santarém corre o risco de ter o número de casas previstas reduzido ou mesmo perder a execução do programa.


O secretário municipal de habitação, Beto Frazão, assegurou que a partir do segundo semestre de 2011 iniciarão as obras do programa habitacional 'Minha Casa, Minha Vida'. Serão construídas 3.081 casas às margens da avenida Fernando Guilhon. 


"O motivo de não termos iniciado as obras é que está faltando a assinatura do contrato com a empresa que apresentou o projeto", esclareceu Beto. Ele garantiu que neste mês de fevereiro o contrato será assinado.


Segundo Beto Frazão, a empresa responsável pela obra, 'Em Casa', está esperando um possível reajuste na obra por que a tabela que está sendo utilizada é de dezembro de 2008. "Foi sinalizado um reajuste de 4%. Independente do reajuste esse contrato deve ser assinado no mês de fevereiro, em função das chuvas, até que comecem a mobilizar, pois a obra deve durar de 18 a 24 meses", informou.


O secretário esclarece que o contrato deveria ter sido assinado ainda em 2010. Problemas no orçamento do governo federal e indefinições técnicas no projeto ajudaram a atrasar o início das obras. Segundo Frazão, foi observado no projeto que a área de arborização estava em um tamanho pequeno e deveria ser maior. Larguras de ruas também foram aumentadas. Algumas ruas deverão ter 20 metros de largura. 


"Algumas adaptações que a prefeita exigiu teve que mudar o projeto, por ser muito grande, o maior do Brasil, foi necessário fazer alterações para haver confluência com os bairros da Conquista e Alvorada, tivemos que encaixar cada mudança feita demora para que fosse executado o projeto", explica Beto.


Após a assinatura do contrato, terão início as inscrições para cadastro das famílias. "O intuito é não gerar uma expectativa na população que não seja plausível", disse Beto.


O local foi avalizado pela prefeitura e órgãos competentes no que diz respeito às licenças ambientais. Tudo dentro do que foi exigido pela Caixa Econômica e o Ministério das Cidades.
O valor destinado à obra era de aproximadamente 116 milhões de reais. Calcula-se que, com o reajuste, o custo total alcance, mas não ultrapasse os R$ 130 milhões.

Famílias beneficiadas

 
As famílias beneficiadas que terão direito a uma casa devem ter renda mensal a até três salários mínimos. Será feito um cadastro que é avaliado pela CEF. O banco vai averiguar a renda da pessoa e se ela não possui algum imóvel. 3% das casas serão destinadas a idosos e deficientes. As casas serão adaptadas para essas pessoas, no caso dos deficientes será um pouco maior. As associações comunitárias vão ajudar a selecionar as famílias que vão ser contempladas. 


O local será todo urbanizado, com pavimentação, calçamento para deficientes, para idosos, terá escola, paradas de ônibus recuada, inclui posto de saúde, tratamento de água, caixa d'água e poço profundo próprio, centro comunitário e campo de lazer.

Empregos 


De acordo com secretário, a obra irá gerar três mil empregos diretos. A empresa informou que será contratado um pedreiro por casa. "Isso vai aquecer o mercado em Santarém", comemorou Beto Frazão. "A grande função do projeto não é somente fomentar a habitação como aquecer a economia das cidades de pequeno e médio porte", acrescentou o secretário.

Coluna do Estado - Expressas


Na Coluna do Estado de 29 de janeiro de 2011, em O Estado do Tapajós:

A prefeita Maria do Carmo não compareceu às posses ocorridas sexta-feira no 3º BPM e CPR-1. Tudo porque a prefeita viu sua influência crescer na caserna igual a rabo de cavalo: para baixo. *** Nos últimos quatro anos, Maria indicou até o comandamte-geral da PM(cel Luiz Ruffeil) e mandava trocar o comandante do 3º BPM que não fosse de seu agrado. *** O tenente-coronel Costa Junior foi um dos comandantes transferidos de Santarém a pedido da prefeita. *** Ainda no assunto: Maria torcia para que o coronel Dourado fosse nomeado para o CPR-1, mas o novo comando da PM foi informado que Dourado era alinhado da prefeita, chegando, até, a descer de pára-quedas como papi noel nas festas de Natal, no estádio Barbalhão. *** Cerca de oito mil brasileiros, moradores de quatro capitais do Brasil, vão participar de testes da nova vacina contra a dengue a partir de abril de 2012: Natal, Goiânia, Fortaleza e Campo Grande. Essa será a terceira e última fase dos testes no Brasil. O anúncio foi feito ontem pela Sanofi Aventis, farmacêutica que desenvolve o imunizante. *** Mas, enquanto o remédio não vem, o site de noticias www.janelao.net aponta a planta conhecida como “cravo-de-defunto” como um santo remédio para combater a dengue e outras doenças. *** Coitada da Ana Júlia Hamad: só passou uma semana na direção regional da Funcap se fingindo de morta, até ser descoberta e mandada para o olho da rua. Em seu lugar, assumiu a assistente social Rosãngela Sales. *** Nenhuma força policial atua para repreender um crime que vem sendo praticado até dentro de agências bancárias em Santarém. Os agiotas agem livremente, manuseando cartão magnético daqueles que fizeram empréstimos. Há casos de pessoas que são ameaçadas de morte pelos agiotas e não têm a quem recorrer. Basta entrar nos bancos e observar as filas em dia de pagamento dos órgãos públicos que os agiotas, seus parentes ou prepostos, estão à espera da abertura dos caixas para sacar o dinheiro daqueles que lhes devem. *** As mais de três mil casas que seriam construídas em Santarém pelo programa Minha Casa, Minha Vida continuam apenas no papel. A secretaria municipal de Habitação, que gerencia o programa, informou que o contrato para início das obras será assinado neste mês de fevereiro. Santarém é a única cidade no Brasil onde as obras ainda não iniciaram e se a demora persistir, o município corre o risco de perder as casas.***A dengue derrubou de uma só vez os delegados Gilberto Aguiar e Nelson Souza. *** Advogado José Maria Lima pediu à justiça o afastamento da prefeita Maria do Carmo, cumulado com pagamento de multa de mais de R$ 90.000,00 e abertura de processo criminal por descumprimento de ordem judicial, que mandou a PMS admitir uma candidata aprovada em concurso público desde o mês de outurbo de 2010. *** A PF está muito perto de por as mãos nessa máfia que transformou o seguro-defeso em meio de vida pra muita gente que nunca pegou numa linha de pescar.

Defesa Civil não tem geólogo para mapear áreas de risco em Santarém

A Secretaria Municipal de Defesa Cidadã quer a inclusão de um geólogo na equipe da Defesa Civil. A presença do profissional é extrema relevância para ajudar a identificar os pontos críticos da cidade neste período chuvoso. Mas, por enquanto, a Defesa Civil não dispõe desse profissional em quadro técnico.

"Até 15 de fevereiro, um engenheiro civil e um assistente social entrará na equipe. Estamos tentando junto ao governo que nos ajude a trazer para a equipe um geólogo. Atualmente, nós chamamos de levantamento de área de risco o trabalho que fizemos em 2010, nós não denominamos de mapeamento, só podemos denominar de mapeamento quando for feito uma vistoria técnica", esclareceu o secretário da SEMSC, Luiz Alberto Cruz.


Algumas tragédias podem ser evitadas com uma simples análise do solo onde estão as moradias afetadas pelas chuvas. "Essa equipe vem para nos ajudar nesse levantamento técnico para que possamos denominar de mapeamento de área de risco com laudos técnicos que caracterize por que a área foi definida como área de risco", afirma Luiz Alberto e completa: "O geólogo faz a analise de solo e o engenheiro civil a situação estrutural".


De acordo com o secretário, com esse trabalho geológico é possível ter condições de fazer projetos estruturais preventivos, para resolver definitivamente ou pelo menos minimizar ao máximo os riscos encontrados nas áreas de alguns bairros.


E com o levantamento já realizado, a Defesa Civil já foram identificados pontos críticos nos bairros Santo André (buracão), Uruará, Mapiri, Caranazal, Matinha e Esperança.
Na última sexta-feira,21, a forte chuva que caiu na cidade atingiu as 23 famílias que moravam na área denominada 'Buracão' no Santo André. "Todas as famílias devem ser removidas, sendo que algumas já estão em casas alugadas e para outras estamos alugando imóveis para que possam ser remanejadas. Esse trabalho integrado é para evitar que novas famílias possam ocupar o buracão do Santo André", afirmou o secretário. Das 23 famílias, 17 vão receber casas que estão sendo construídas no bairro Alvorada e seis ganharão terreno da prefeitura.


Segundo a prefeita Maria do Carmo, uma família que mora no buracão está resistindo em sair do local. "A família se nega a sair, até onde fui informada. Nós estamos tentando retirá-la no diálogo, pois no buracão será aberta uma nova frente de coleta de entulho. Lá, será um novo aterro de entulho".


De acordo com a gestora, até dia 28 de janeiro, a prefeitura vai entrar na justiça para ter o direito de tentar retirar a senhora que mora na casa. O secretário Luiz Alberto afirmou que o motivo da prefeitura em resolver a situação dos moradores do Santo André é pelo fato de serem poucas famílias ao contrário do Uruará e Mapiri que chega a passar de 100 em cada bairro.


"Há duas semanas, juntamente com a Seminf (Secretaria Municipal de Infraestrutura) fizemos uma visita nos locais de risco é para que os técnicos da infraestrutura juntamente conosco, pudéssemos avaliar a situação e ver o que é possível fazer, pois se não resolver totalmente, mas amenizar os riscos dessas áreas nesse período chuvoso", disse Luiz Alberto.


O secretário esclarece que o remanejamento das famílias que devem ser beneficiadas com o PAC não depende exatamente da Defesa Civil. "Para as obras do PAC existe uma coordenadoria não somente para as obras como também para resolver os problemas que vem ocorrendo, inclusive de remanejamento das famílias e aluguel de casas".


Os alugueis das casas para as famílias do Santo André será pago pela Secretaria de Segurança Cidadã. Luiz Alberto garante que foi solicitada uma audiência com a secretária da Seminf, Alba Valéria Lima, para falar sobre a necessidade de se fazer um trabalho que amenize o sofrimento das famílias que residem em áreas de risco.

Pontuando - A coluna semanal de José Olivar

A queda das paredes do antigo Teatro Vitória, que se achava em reforma, demonstra uma certa negligência da construtora responsável pela obra, sabendo que, neste período de chuvas não se pode deixar uma obra para reforços posteriores, quase na certeza de que ela pode ruir, como aconteceu. 

Em decisão da primeira Turma do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, foi firmado jurisprudência no sentido de que a Lei Maria da Penha não se aplica em legítima defesa. O caso aconteceu com um marido que deu um bofetão na mulher e foi absolvido por ter provado que agiu em reação às agressões da esposa. Muito justa a decisão!  

A performance do Dr. Ophir Cavalcante Junior, à frente do Conselho Federal da OAB tem sido motivo de elogios de toda sorte. A imprensa nacional noticia ações do battonier na luta incessante em prol da moralidade e legalidade e em defesa da sociedade. 

Está em tramitação na Câmara dos Deputados projeto de lei que classifica como ato de improbidade administrativa, o aumento do patrimônio de agente público desproporcional aos seus vencimentos. Pela proposta, não é mais o Ministério Público que deve provar o enriquecimento ilícito, mas o próprio acusado deve desconstituir a acusação. O cerco está se fechando, pois tem gente que ficou rico sem trabalhar. O legislador quer também obrigar aos apenados a pagarem as suas próprias despesas correspondentes ao período de prisão, diferentemente do que é hoje, onde o preso só paga se exercer trabalho remunerado na cadeia. O projeto nesse sentido está avançado. 

A Agência Brasil informa que a OAB Nacional já ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade contra as aposentadorias de alguns ex-governadores, visando anular a legislação que concedeu tais aposentadorias. Com certeza a OAB será vitoriosa.  

A Diocese de Santarém  conta com mais um padre, este de nome Rubinei Valente Coelho, filho da área do Ituqui, o qual foi ordenado dia 28/01/11, por Dom Esmeraldo. Que Deus o abençoe! Faleceu o grande ex-Ministro do STJ, Peçanha Martins, que integrava aquele Colegiado, oriundo dos quadros da OAB. Na Bahia tive a oportunidade de assistir uma palestra do ilustre Ministro. 

Alguns Estados brasileiros estão promulgando leis proibindo o uso de celular dentro das casas bancárias, além de obrigar os bancos a individualizar os caixas de atendimento para que não se perceba as operações que fazem  os clientes. Com isso querem diminuir ou acabar com as saidinhas bancárias quase todas, frutos da observação do bandido dentro do banco que avisa por celular aos seus parceiros de crime. 

O Dr. Barletta, Procurador de Justiça do Estado do Pará, que já foi Promotor em Santarém, vai assumir a Chefia da Procuradoria Geral do Ministério Público no Estado. Ao nobre Promotor, com quem mantenho laços de amizade, os parabéns da coluna. 

As autoridades estão realizando blitz na cidade objetivando apreender veículos irregulares - principalmente motos - drogas, armas, etc. A iniciativa é boa e deve continuar, pois só assim haverá uma diminuição dos acidentes de trânsito e da criminalidade.

O carnaval em Santarém parece que nunca entrará nos eixos de uma programação bem organizada. O dinheiro é pouco e faltam maiores gestões para que as festividades espelhem positivamente o período de folia. 

Tomara que os comunitários de Alter do Chão ganhem a batalha para retirar da praça da Igreja aquela bagunça total e perturbativa de quem não está embalado. A cidade continua esburacada, e nos bairros periféricos, a erosão causada pelas chuvas destrói as já deterioradas ruas de piçarra. O povo sofre todas essas mazelas e ninguém faz nada. Há de se perguntar: cadê as promessas feitas pela Prefeita Maria do Carmo? 

 Aqui cabe bem o brocardo: "casa de ferreiro espeto de pau". É que a cidade banhada por dois grandes rios e situada em cima do maior lençol freático do mundo, não disponibiliza água nas torneiras das residências da cidade. Às vezes tem um pouco. Às vezes nada, visto que atualmente vários bairros estão sem o precioso líquido. É vergonhoso o estado em que se encontra a nossa cidade. 

A atuação do Delegado Superintendente da Polícia Civil, Gilberto Aguiar, já vem trazendo resultados positivos, com apreensões de armas, drogas e prisão de quadrilhas especializadas no tráfico. Falta agora, descobrir quem é o "manda chuva" - traficante maior - que abastece Santarém. 

Assisti a uma entrevista do Deputado Federal Giovanni Queiroz, na televisão, onde o mesmo defendia ardentemente a criação do  Estado do Carajás e dava as razões para tanto. Anotem o que digo: o Estado do Carajás vai ser criado primeiro do que o do Tapajós. Aguardem!  

O Tribunal de Justiça do Estado do Pará, inaugurou nesta semana o Fórum da Comarca de Marabá. Um prédio suntuoso com ampla capacidade de acomodação de Juízes, Advogados, serventuários, membros do Ministério Público e jurisdicionados. Aliás, Marabá está ultrapassando Santarém em tudo, menos na falta de ação do poder público, onde Santarém é campeã. Ontem, 28/01/11, assumiram a Presidência e Vice, do Tribunal Regional Eleitoral, os Desembargadores Ricardo Nunes e Leonardo Tavares. Apesar de confirmar minha presença no evento, razões superiores impediram meu deslocamento até a capital. Contudo, congratulei-me com ambos os Magistrados. 

A reportagem da TV Tapajós sobre a conduta de agentes de trânsito em Santarém tem recebido apoio de muitas pessoas, inclusive no próprio blog da emissora, onde a carga maior é feita contra o agente chamado Rodolfo. É um direito desses servidores multar quem infringe as leis de trânsito, não podem, porém, abusar das suas funções, tampouco infligir aflição moral aos motoristas e a quem quer que seja.

Os escrivães dos cartórios extrajudiciais que hoje ocupam tal função sem concurso público vão ter que deixar os cargos, pois o Conselho Nacional de Justiça vai negar seguimento aos recursos dessas pessoas, por entender que não há direito adquirido frente à Constituição Federal. Em outras palavras, quem ocupa a função vai sair para dar lugar a um concursado. 

Em resposta ao que foi publicado na coluna da edição anterior, o advogado autor da Ação Popular contra a Câmara Municipal informou que até orientou os ex-Presidentes referenciados na nota, para a realização do concurso público, porém desconhece as razões pelas quais não se realizaram tais concursos. 

Um abraço ao Delegado de Polícia Civil de Macapá, Antonio Uberlândio de Azevedo, meu sobrinho, e que, quando em Santarém é leitor desta coluna. 

(Coluna publicada na edição de 29 de janeiro de 2011 do jornal O Estado do Tapajós)

Contraponto - A coluna semanal de Alailson Muniz

Chuvas
A chuva começou a cair incansavelmente sobre Santarém. Os bairros da periferia vivem o mesmo dilema de sempre e o cais de arrimo que se prepare para a cheia. Agora vai ser assim: seca rápido e enche rápido.

Áreas de Risco
A prefeita Maria do Carmo esteve no meio da semana na área do Buracão, no Santo André. A visita serviu para vistoriar a área e remover cerca de 23 famílias que estavam com suas casas ameaçadas de desabamento. São os primeiros estragos causados pelas fortes chuvas em Santarém.

Mão Leve
O governo federal mete a mão no bolso do motorista brasileiro de forma mansa e macia. O seguro obrigatório dos veículos teve um reajuste de 7%. Automóvel paga cerca de R$ 102,00 e moto R$ 279,00. Mas a indenização não tem reajuste já há algum tempo. É a história do venha nós a nosso reino: só tira não repõe. Para quem morre, a indenização é de R$ 13.500,00. Despesas hospitalares R$ 2.500,00. Pode ser requerida até três anos após o acidente.

Perpétua
O gestor público que deixa seis máquinas de hemodiálise parada durante seis anos, enquanto pacientes que precisam do serviço morrem à míngua, deveria pegar prisão perpétua. Em qualquer país civilizado, como os Estados Unidos, seria assim.

São Raimundo
Participação santarenense no Campeonato Paraense 2011 não empolgou a torcida do Tapajós. Uma derrota para o Remo por 3 a 0 e um empate contra o Águia em 0 a 0. O São Raimundo receberá R$ 98 mil pela transmissão de jogos do campeonato paraense. O desempenho tem de melhorar.

Porto Santarém
Para o PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), o Porto de Santarém terá seu Terminal de Múltiplo Uso 1 ampliado, além da construção do Terminal de Múltiplo Uso 2, totalizando o investimento de R$ 152 milhões. Estamos esperando. Atualmente, quem vai viajar é tratado como gado pela Companhia Docas do Pará.

Casas
Além das mais de três mil casas que serão construídas ao longo da Fernando Guilhon, Santarém terá também mais duas mil casas na avenida Moaçara. Famílias que moram em área de risco serão os primeiros da lista dos beneficiados.

Oncologia
Jatene já disse que quer a oncologia do Hospital Regional do Baixo Amazonas funcionando. O apelo foi feito ao ministro da Saúde Alexandre Padilha. Padilha sinalizou de forma positiva.

Cargill
A Cargill já levou sua súplica ao governador Simão Jatene. A empresa deve querer alguma coisa. Essa alguma coisa deve está relacionada a pavimentação da Santarém-Cuiabá e a ampliação do porto de Santarém.
 

Dilema
"Não podemos cair no dilema entre preservação e meio ambiente. Os dois têm que andar juntos, mas para isso precisamos saber que tipo de progresso nós queremos". Frase do vice-governador Helenison Pontes, durante entrevista à Rádio Liberal AM.


(Coluna publicada na edição de 29 de janeiro de 2011 do jornal O Estado do Tapajós) 

Maria pede apoio de Lira Maia e Von para resolver impasse do Barbalhão


A prefeita Maria do Carmo e o secretário de planejamento Everaldo Martins Filho conversaram ontem por telefone com os deputados Lira Maia(DEM) e Alexandre Vonn(PSDB) para pedir a interferência dos parlamentares junto à Casa Civil do governo do estado a fim de fosse enviada a Santarém, hoje, uma comissão de órgãos de segurança para a realização de vistoria no estádio Barbalhão, que está interditado para jogos do campeonato paraense.

Lira Maia e Von entraram imediatamente no circuito e em menos de uma hora ficou definido que a comissão de vistoria desembarca em Santarém daqui a pouco em avião do governo do Pará para inspecionar o Barbalhão, a tempo de liberar o estádio para o jogo do São Raimundo contra a Tuna, domingo.