terça-feira, 19 de outubro de 2010

Avisos aos candidatos


O Blog do Estado avisa que, neste segundo turno,  não publica press release dos candidatos ao governo do Pará.

Seca no estado do Amazonas faz subir preço da carne em Santarém

Aritana Aguiar
Free lancer
A seca no estado do Amazonas tem sido motivo pelo aumento do preço da carne bovina em Santarém, segundo alguns frigoríficos na cidade. "Os frigoríficos no Amazonas não estão conseguindo chegar a localidades onde fica o gado. Com isso estão procurando fortemente no Pará, com a grande procura e pouca oferta do produto, o preço subiu", informou por telefone Enéas Ribeiro, proprietário de um frigorífico. Além disso, os donos de açougue reclamam que devido ao reajuste a venda de carne tem caído. Outros açougueiros preferiram manter o preço para não perder a clientela.

Segundo Enéas o sul do Pará está com problemas para retirada do gado, por isso a escassez. "O preço da carne do gado teve um aumento de 10 a 12%", informou. Explica que os preços são variados. "Dependendo do animal teremos um preço, isso varia até pela qualidade assim como o peso do gado, tem até diferença para boi e vaca", afirmou.
O açougueiro Jaby Cota afirma da necessidade de ter que reajustar o preço da carne bovina. "Temos que repassar o aumento para o cliente senão irei ter prejuízo, antes o quilo do filé era 12 reais agora estão 14 reais", informou.

Com isso o cliente passa a fazer reclamações. "As pessoas tem reclamado bastante quanto o preço, desde o aumento a venda então diminuiu", informou Jaby Cota, na expectativa que a baixa procura seja passageira.

No entanto as reclamações não são ouvidas somente por Jaby. O açougueiro Rui Barbosa também afirma que os clientes têm reclamado bastante. "Quem muito reclama são as pessoas que compram para revender. Até entendo por que fica complicado para que eles façam o seu reajuste", explicou.

Rui acredita que mais de 10% tenha sido a queda no consumo. "Tinha filé que chegava a custar 10 reais, com o aumento chega a ser vendido por 15 reais, tudo depende do tipo da carne", explicou. Ele complementa que a qualidade da carne bovina caiu e que agora somente as carnes consideradas de segunda categoria estão para abate.

Semma acionada para acabar com estaleiros improvisados

O secretário de organização portuária de Santarém Hilário Coimbra garantiu que o estaleiro de barcos que hoje se instalou na praia próximo ao porto da Marques & Pinto, na orla de Santarém, não tem permissão da Semop para funcionar, conforme denúncia dos moradores da rua do Imperador divulgada na última edição de O Estado do Tapajós.  

"Fizemos o comunicado já iniciamos a investigação para saber do que se trata, não é estaleiro fixo. Como o rio está muito baixo existe poucos locais onde possa fazer esse serviço(conserto de barcos) com toda a certeza não será fixo na praia", explicou o secretário.

O horário de trabalho do estaleiro improvisado começa pela manhã a partir das 8 horas e segue até final da tarde com alguns minutos de intervalo, de acordo com o relato dos moradores. "A cada dia o barulho fica insuportável, complica até para quem trabalha no local", reclamou um morador.  

Hilário, no entantom, reconhece também que em toda orla e praia da cidade sempre foi hábito das pessoas da região fazerem no verão, quando o rio baixa, a reforma das embarcações."Esse hábito é antigo, mas temos que procurar evitar que isso ocorra, a necessidade também da questão ambiental, verificação dos rejeitos que irão ficar na praia, principalmente as embarcações de madeira que sempre deixam pedaços e isso é poluente. Estamos em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente(SEMMA) para que haja uma proibição com referências a esse costume que é muito antigo e também quanto a poluição sonora", explicou.

Novo terminal tem previsão de conclusão para dezembro

Da Redação

As obras do novo terminal de cargas e passageiros que a Prefeitura de Santarém está construindo, na vila Arigó, na área da antiga Tecejuta, foram recomeçadas há duas semanas. A construção tinha prazo de conclusão de 10 meses, mas as obras já demoram mais de um ano. Na quarta-feira (06) a empresa Saneng concluiu asfaltamento da via de acesso e do pátio do Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros. O secretário municipal de organização portuária, Hilário Coimbra, informa que o prazo determinado para finalização da obra é dezembro deste ano. A obra que está sendo executada pela empresa Mello de Azevedo custa para o cofre do governo R$ 4.444.500.

Hilário Coimbra informa que a empresa construtora em ocorrência com o governo ficou responsabilidade entregar até final deste ano. "Se não vier nenhuma demanda de questões ambientais que tenha atrasado a obra", explicou. 

Hilário informou que, inicialmente, "atracarão no novo terminal portuário as embarcações que hoje ancoram nas balsas do terminal improvisado da Praça Tiradentes".

Segundo o titular da Semop, provavelmente a transferência comece no inicio de 2011 se as obras terminarem no final do ano. "Estamos aguardando a inauguração da obra para podermos montar a equipe que irá administrar o terminal do DER".

Hilário explica também que assim que o porto ficar completo e houver a transferência, isso amenizará o problema que vem sendo causado pela movimentação em torno das balsas da Praça Tiradentes. Mas ele deixa claro que "o projeto inicial do novo terminal é para embarque e desembarque de cargas e passageiros. Devo reconhecer não ser muito bom embarque e desembarque de carga e passageiros no mesmo lugar e no mesmo tempo", reconheceu o secretário.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) acompanhará a finalização dos trabalhos de construção do prédio administrativo, através da pintura e das instalações elétricas e hidráulicas.
Segundo informações da assessoria de comunicação da prefeitura dentro dos próximos dias, será iniciada a fabricação dos flutuantes que serão os atracadouros das embarcações.

Constatações eleitorais (Martins x Maia)

José Olivar:

As eleições recentes nos levam a fazer constatações variadas. Para uns, positivas, para outros, negativas. 

Terminado o pleito, a família Martins capitaneada por Maria do Carmo, saiu bem desgastada. A Ana Júlia candidata ao Governo teve apenas 26,27% dos votos em Santarém, enquanto Jatene alcançou 58,15%. Carlos Martins, irmão da Prefeita foi fragorosamente derrotado para Deputado Federal, o que demonstra uma resposta do povo de Santarém à administração da Prefeita, pois ele é uma pessoa de boa índole não sendo tão pesado eleitoralmente.  

Enquanto isso, Lira Maia e Alexandre Von despontam como os maiores vencedores, dado o número de votos que receberam, credenciando-os para a disputa a nível Municipal em 2012. Portanto, as urnas foram as respostas a quem pensava que o dinheiro ou o poder comanda tudo.

Dança dos prefeitos no segundo turno

Miguel Oliveira

Aqui no Pasrá, quem conhece prefeito sabe do que eu escrevo.

Alguns dizem que estão com um candidato, mas na verdade, não estão.

Outros dizem que não estão, mas estão.

Divulgar lista de apoio de prefeitos a esta ou aquela candidatura é uma temeridade.

Só para ilustrar: Valmir Climaco(PMDB) de Itaitunba diz que está coma Ana Júlia, mas está com Simão Jatene.