terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Jornal recusa anúncio de empresa que vende lotes em área de crime ambiental


O Jornal O Estado do Tapajós acaba de recusar anúncio da empresa Buriti, que vai vender lotes em área do Juá devastada pela SISA, empresa do mesmo grupo, com autorização da prefeitura.

O Jornal mantém coerência com sua linha editoral em defesa do meio ambiente e por esse motivo não publicará anúncio de vendas da Buriti, uma vez que considera o empreendimento um crime ambiental e seu licenciamento foi feito de forma ilegal. 

Publicar anúncio da Buruti seria compactuar com esse crime que o jornal O Estado do Tapajós começou a denunciar, solitariamente, ainda no mês de agosto deste ano, sem que nenhuma providência por parte das autoridades fosse tomada e a denúncia fosse encampada por pessoas e entidades que hoje simulam uma reação de protesto, quando os danos já se tornaram irreversíveis.
 
A direção de O Estado do Tapajós.

O plebiscito, há um ano.

Miguel Oliveira 
Repórter 

Dia 11 de dezembro de 2011. Há um ano, estávamos a votar em um plebiscito convocado pelo TSE de forma equivocada com base em um interpretação esdrúxula do STF sobre o que é 'população diretamete interessada'. 

Com essas regras sob nossas cabeças, o resultado já era mais do que previsível: a minoria redivisonista foi massacrada nas urnas pela maioria numérica do Pará que seria remascente. 

Mas o plebiscito mostrou que o Pará já está dividido há muito tempo. E continuará dividido, mesmo sem a autonomia que nos negou uma maioria manobrada por uma elite que atrasa o Pará há séculos.