quinta-feira, 4 de junho de 2009

MRN comemora 30 anos com mais de 7 milhões de árvores plantadas

Dentre as diversas iniciativas ambientais desenvolvidas pela Mineração Rio do Norte (MRN), uma das mais importantes é o programa de reabilitação de áreas lavradas, que se torna cada vez mais aprimorado. A empresa – que comemora 30 anos de atividades em 2009 - já acumulou o plantio de 7,4 milhões de mais de 80 espécies nativas da Amazônia, somando 4 mil hectares de áreas reflorestadas. Por ano, o horto florestal da empresa produz meio milhão de mudas para serem usadas no reflorestamento. Outras 150 mil são compradas das comunidades próximas a Porto Trombetas.

Após o plantio das mudas, essas áreas são incluídas nos programas de monitoramento de flora e fauna, realizados por pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Através dessas pesquisas, podemos avaliar a efetividade do método de reflorestamento das áreas mineradas. Elas também permitem o desenvolvimento de novas tecnologias ambientais”, explica o engenheiro florestal da MRN, Gentil Sousa.

Apenas no ano passado, a MRN investiu R$ 22,9 milhões em ações de controle ambiental. A empresa, certificada desde 2001 na norma ISO 14001, garante a destinação ambientalmente adequada dos resíduos industriais gerados nas suas atividades e nas empresas terceirizadas. Mas a certificação ambiental também se estende ao núcleo urbano de Porto Trombetas, que conta com coleta seletiva, triagem e compostagem de lixo, além de tratamento de água e esgoto.

Banco genético de Castanheiras - Outro destaque ambiental da MRN é o projeto do Banco de Germoplasma de Castanheiras, que teve início em 2004, através de uma parceria com Ibama e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). A Castanheira é um dos principais recursos do extrativismo amazônico. Seu comércio e indústria geram renda para os povos extrativistas e promovem a conservação da floresta.

Através do projeto, a MRN incorpora ao reflorestamento o plantio de mudas de castanheiras de diversas partes da Amazônia, formando, assim, um banco genético. São catalogados itens como sementes, pólen, tecidos ou indivíduos cultivados, para a conservação de amostras da variabilidade genética de diferentes populações de castanheiras. “Com o auxilio das informações desse banco, estão sendo desenvolvidos estudos que buscam a melhoria genética da espécie, a fim de proporcionar maior produção, qualidade e menor tempo para a frutificação”, destaca a gerente de Meio Ambiente da MRN, Milena Moreira.

As castanheiras plantadas foram coletadas em dez regiões amostrais da Amazônia brasileira. No total, foram visitados 31 diferentes castanhais e coletadas cerca de 14 mil sementes de 229 árvores matrizes.

(Fonte: Assessoria de Comunicação da MRN)

Posse de Maria será na próxima semana

O prefeito José Maria Tapajós informou no final da tarde que a posse da prefeita eleita Maria do Carmo será realizada na próxima semana.

Segundo o prefeito, o TSE ainda comunicará a decisão do STF ao Tribunal Regional Eleitoral(TRE) que determinará ao juiz eleitoral Sílvio Maria a diplomação e posse de Maria do Carmo, o que, segundo Tapajós, ocorrerá na próxima semana.


Com a decisão do STF, José Maria Tapajós volta a presidir a Câmara Municipal de Santarém.

Maria do Carmo vence no STF. Gilmar Mendes vota a favor. Placar 6 x 4

Caso Maria: Celso de Mello vota contra Maria: 5 x 4 a favor de Maria. Presidente Gilmar Mendes ainda não votou

Caso Maria: Marco Aurélio Mello vota a favor de Maria: 5 x 3 a favor da ex-prefeita. Ministro Celso de Mello está votando

Caso Maria: Carmem Lúcia e Carlos Ayres Brito votam a favor de Maria. Joaquim Barbosa vota contra: 4 x 3 a favor da ex-prefeita Maria do Carmo

Caso Maria: Ministro Ricardo Levandosvisk vota a favor de Maria: 2 x 2

Caso Maria: Eros Graus vota a favor. Cezar Peluso vota contra recurso extraordinário de Maria do Carmo: 2 x 1

Caso Maria: Relatora dá voto contrário à Maria

Caso Maria: relatora Ellen Gracie começa a leitura do voto

Caso Maria: Defesa da ex-prefeita encerra sustentação oral. Advogado Admar Gonzaga, do Democratas, usa a tribuna neste momento

Caso Maria:Ministros do STF analisam o mérito do Recurso Extraordinário

Caso Maria: Preliminar de Repercussão Geral. Placar a favor 6 x 4. Prossegue o julgamento.

Caso Maria: Preliminar de Repercussão geral. Voto de Ellen Gracie é contrário.. Placar 4 x 4. Falta votar Celso Melo e Gilmar Mendes

Caso Maria:Ministra Ellen Gracie começa a leitura do relatório do recurso

Caso Maria: Acompanhe sessão do STF aqui no Blog do Estado, a partir de 14h30

Orélio cearense


No Blog do Ércio


A partir de hoje e até dia 7, em Mojuí dos Campos, será realizada a 2ª Feira de Integração Nordestina, promoção da Prefeitura Municipal de Santarém e coordenada pela Secretaria de Cultura do município. O evento terá como tema “A Cultura Nordestina na Amazônia” e, da programação consta: apresentações culturais (teatro e danças nordestinas), torneio de futebol, venda de comidas da culinária nordestina e produtos artesanais e, ainda, visitação ao Museu Nordestino.

Em homenagem à laboriosa e simpática colônia nordestina radicada em Santarém e Mojuí dos Campos, transcrevo um pouquinho do que consta no “Orélio Cearense”, dicionário romanceado e ilustrado de termos e expressões do palavreado cearense - o “cearensês”, o “nordestinês”, cuja autora é a Andréa Saraiva que, na apresentação da obra, indaga: “O que é ser um cearense?” E, responde: “Já houve comparações com os judeus, já que nunca se viu um povo com tanta vontade e disposição de correr o mundo. Diz-se também que é aventureiro, prevenido e se sai bem das situações. Fala-se da inteligência, senso de humor desconcertante e da criatividade moleca dos ´cabeças chatas`, gente simples e bem humorada, sem o menor medo de mangar dos outros ou de si próprio”. Eis algumas das expressões citadas:

-Eita que a Chica tá com o cão nos couro. Ela tá com a mulesta... Num tem quem agüente!!!
-Baixe o facho, se aquiete!
-A disgramada já descobriu tudo e me jurou de peia. To com medo, pois eu sei que a bicha é pior que cobra parida.
-Eu só sei que a Jabiraca lavou a égua: passou a noite toda chamegando mais o Zé.
-Eu tenho muita pena do Zé. Atura duas cobras: a mulher e a sogra. Vai direitinho pro céu!
-Tú não tem uma camisa melhor do que essa aí que tu ta vestido, não?!? A bicha tá toda escangotada!... Égua do macho desleixado!

Termos usados pelos cearenses, e seus significados:
Arengar – insultar, implicar
Baba-ovo – puxa-saco
Bater a caçuleta – morrer
Bestar – andar sem rumo
Bruguelo – filho pequeno, criança
Cagado e cuspido – igual, do mesmo jeito
Comigo você se rela – comigo você se lasca, se dá mal
Indagorinha – neste instante, agora mesmo
Macho véi – forma usual de tratamento, o mesmo que “cara”, “mano”.
Pepetinha – menina jovem, ninfeta
Pinicando – dançando forró com passos pequenos e rápidos
Tenha jura – tenha palavra, cumpra o que prometeu
Tinhosa – teimosa, geniosa

Na pessoa dos meus prezados amigos José Olivar Azevedo e Francimar, saúdo todos os nordestinos que vivem com dignidade em terras santarenas, trabalhando muito e contribuindo para o progresso e desenvolvimento da Pérola do Tapajós. Peço e almejo que São Francisco de Canindé e o padim Ciço abençoem toda essa gente boa e amiga.

Aumento da tarifa de mototaxi em Santarém gera insatisfação

Suzana Pinto

Repórter

A portaria assinada pelo prefeito José Maria Tapajós que autoriza a cobrança de tarifa de no mínimo R$ 3,00 reais para os mototaxistas permissionários da Secretaria Municipal de Transportes está em vigor desde o dia 22 deste mês. 100% dos usuários entrevistados reclamaram do preço, que aumenta sempre mais um pouco dependendo do destino aonde a pessoa pretende chegar.

A usuária do serviço de transporte de moto, Irinelma Costa, 19 anos, mora no bairro do Santarenzinho, ela diz que para ir do centro até a sua casa chegou a pagar 5,00 reis pela corrida o que não lhe agradou, pois por muitas vezes pagou 2,00 a menos, mas com o novo preço teve que pagar mais caro.

Situação parecida vivenciou a estudante Fabiane Andrade que pagava 4,00 reais para chegar até o bairro da Conquista, porém agora paga 1,00 real a mais. Ela diz que o condutor da moto não deu possibilidade de negociação, como a categoria dos mototaxistas divulga.

O mototaxista não credenciado Herlon Silva trabalha há mais de dois anos como condutor e para ele os credenciados estão se aproveitando do respaldo dado pela prefeitura para cobrarem a tarifa alta. A tarifa base é considerada por este mototaxista uma cobrança absurda. "Não tem necessidade de cobrar esse absurdo, eu rodo por dois reais e garanto meu dinheiro no final do dia, mas o que eles querem a população não vai aprovar, o pessoal credenciado quer regularizar um serviço que nem é reconhecido oficialmente", disse.

O presidente do sindicato dos mototaxistas, Raimundo Elionardo Souza, afirma que a tarifa já funcionava há muito tempo foi apenas uma questão de oficialização. Mas, ele menciona que a tarifa pode ser negociada com o condutor e que eles sempre estão dispostos a conversar com o passageiro, porém frisa que o usuário deve tomar a iniciativa da negociação.

Para tentar controlar e normatizar a cobrança da tarifa, o sindicato tem uma proposta de instalação de mototaxímetros, semelhante ao contador de preço instalado nos táxis.

De acordo com o presidente, a máquina custa em torno de 1 mil reais e para ser liberada depende de estudo e autorização do Instituto Nacional de Metrologia e Normatização e Qualidade Industrial (INMETRO) para regulamentar a quilometragem que deve ser adotada a principio. Trata-se de um investimento alto para a categoria que, segundo ele, perde muito com o trabalho dos não credenciados. "Não adianta investir em melhoria para nós e para o usuário se as autoridades não fazem a sua parte que é fiscalizar", concluiu.

Fichas de vale-transporte e meia-passagem só até hoje

Quem ainda tiver fichas de meia-passagem e vale-transporte só poderá usá-las até hoje nos ônibus de Santarém.

A partir de amanhã só serão aceitos cartões magnéticos com recarga dos passes do sistema de bilhetagem eletrônica.

Cais de arrrimo em perigo

O prefeito de Santarém José Maria Tapajós já foi avisado que um trecho do cais de arrimo pode ruir em consequência de fortes ondas e do choque do casco das embarcações contra a lateral do piso do passeio público.
O local é atracadouro de grandes embarcações e fica localizado logo após o último trecho duplicado da orla da cidade.

Quem paga caravanas ao STF?

Todas as vezes em que o recurso da ex-prefeita Maria do Carmo entra em pauta, uma caravana de puxa-saco e DAS da prefeitura de Santarém se desloca até Brasília para assisitir às sessões do STF.

Mas uma coisa é certa: as despesas com passagems aéreas não são custeadas do proprio bolso dessse pessoal, que adora viajar por conta do erário público.

Emanoel Silva não é mais médico do município

No olho do furacão de denúncias de recebimento de super-salário por trabalho não prestado ao Hospital Municipal de Santarém, o ex-secretário de saúde, o ortopedista Emanoel Silva comunicou ao secretário José Antônio Rocha que a partir deste mês não prestará mais assessoria à Semsa.

Pego com a mão na botija tungando cerca de R$ 5 mil 600 do erário municipal por plantões e sobreavisos inexistentes, quando na verdade fazia serviço burocrático na secretaria municipal de saúde, Emanoel espera com o afastamento dele esfriar as denúncias que surgem na imprensa a cada hora.

Ledo engano: Emanoel será denunciado ao Ministério Público como um dos mentores do esquema ique paga salários milionários a médicos contratados por uma cooperativa para atuarem no HPMS e a expoentes da administração da ex-prefeita Maria do Carmo.

Caso Maria: recurso é o segundo da pauta desta quinta

O recurso extraordinário da ex-prefeita Maria do Carmo é o segundo item da pauta de hoje do Supremo Tribunal Federal(STF).

Ontem, o recurso era o primeiro da pauta e nem por isso entrou em votação. Foi retirado minutos antes da sessão.